Respostas das escolas aos alunos sobredotados ou com capacidades excecionais, um breve olhar sobre os olhares dos avaliadores externos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6946 |
Resumo: | No ano 2012-2013, a Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC) através do programa Avaliação Externa de Escola avaliou 122 agrupamentos de escolas e 22 escolas não agrupadas. Para cada unidade educativa é produzido um relatório que se encontra publicitado na página web da IGEC. Em cada relatório a equipa de avaliação faz uma apreciação do funcionamento da organização educativa avaliada de acordo com nove campos de análise. Estes campos integram-se em três domínios (Resultados; Prestação do Serviço Educativo e Liderança e Gestão). Cada domínio é classificado de acordo com uma escala com cinco níveis (excelente, muito bom, bom, suficiente e insuficiente). Na última secção de cada relatório, refere-se os principais pontos fortes, bem como às áreas de melhoria. Com a finalidade de se compreender os principais dispositivos educativos existentes nas escolas singulares e agrupamentos, bem como a qualidade e natureza das respostas educativas prestadas aos alunos sobredotados, analisámos o conteúdo dos 59 relatórios da Área de Inspeção Territorial Norte. Em função dos resultados obtidos concluímos que existe um longo caminho a percorrer para que a escola seja na sua plenitude uma organização inclusiva. |
id |
UNESP-15_93fac03d82aa074d4558ea299d0c7872 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6946 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Respostas das escolas aos alunos sobredotados ou com capacidades excecionais, um breve olhar sobre os olhares dos avaliadores externosNo ano 2012-2013, a Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC) através do programa Avaliação Externa de Escola avaliou 122 agrupamentos de escolas e 22 escolas não agrupadas. Para cada unidade educativa é produzido um relatório que se encontra publicitado na página web da IGEC. Em cada relatório a equipa de avaliação faz uma apreciação do funcionamento da organização educativa avaliada de acordo com nove campos de análise. Estes campos integram-se em três domínios (Resultados; Prestação do Serviço Educativo e Liderança e Gestão). Cada domínio é classificado de acordo com uma escala com cinco níveis (excelente, muito bom, bom, suficiente e insuficiente). Na última secção de cada relatório, refere-se os principais pontos fortes, bem como às áreas de melhoria. Com a finalidade de se compreender os principais dispositivos educativos existentes nas escolas singulares e agrupamentos, bem como a qualidade e natureza das respostas educativas prestadas aos alunos sobredotados, analisámos o conteúdo dos 59 relatórios da Área de Inspeção Territorial Norte. Em função dos resultados obtidos concluímos que existe um longo caminho a percorrer para que a escola seja na sua plenitude uma organização inclusiva.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/694610.21723/riaee.v9i4.6946Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 739-759Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 4 (2014); 739-7591982-55872446-860610.21723/riaee.v9i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6946/5311Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Augusto Patrício LimaSousa, Sófia Cláudia Oliveira2017-11-08T19:12:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6946Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T19:12:37Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Respostas das escolas aos alunos sobredotados ou com capacidades excecionais, um breve olhar sobre os olhares dos avaliadores externos |
title |
Respostas das escolas aos alunos sobredotados ou com capacidades excecionais, um breve olhar sobre os olhares dos avaliadores externos |
spellingShingle |
Respostas das escolas aos alunos sobredotados ou com capacidades excecionais, um breve olhar sobre os olhares dos avaliadores externos Rocha, Augusto Patrício Lima |
title_short |
Respostas das escolas aos alunos sobredotados ou com capacidades excecionais, um breve olhar sobre os olhares dos avaliadores externos |
title_full |
Respostas das escolas aos alunos sobredotados ou com capacidades excecionais, um breve olhar sobre os olhares dos avaliadores externos |
title_fullStr |
Respostas das escolas aos alunos sobredotados ou com capacidades excecionais, um breve olhar sobre os olhares dos avaliadores externos |
title_full_unstemmed |
Respostas das escolas aos alunos sobredotados ou com capacidades excecionais, um breve olhar sobre os olhares dos avaliadores externos |
title_sort |
Respostas das escolas aos alunos sobredotados ou com capacidades excecionais, um breve olhar sobre os olhares dos avaliadores externos |
author |
Rocha, Augusto Patrício Lima |
author_facet |
Rocha, Augusto Patrício Lima Sousa, Sófia Cláudia Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Sófia Cláudia Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Augusto Patrício Lima Sousa, Sófia Cláudia Oliveira |
description |
No ano 2012-2013, a Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC) através do programa Avaliação Externa de Escola avaliou 122 agrupamentos de escolas e 22 escolas não agrupadas. Para cada unidade educativa é produzido um relatório que se encontra publicitado na página web da IGEC. Em cada relatório a equipa de avaliação faz uma apreciação do funcionamento da organização educativa avaliada de acordo com nove campos de análise. Estes campos integram-se em três domínios (Resultados; Prestação do Serviço Educativo e Liderança e Gestão). Cada domínio é classificado de acordo com uma escala com cinco níveis (excelente, muito bom, bom, suficiente e insuficiente). Na última secção de cada relatório, refere-se os principais pontos fortes, bem como às áreas de melhoria. Com a finalidade de se compreender os principais dispositivos educativos existentes nas escolas singulares e agrupamentos, bem como a qualidade e natureza das respostas educativas prestadas aos alunos sobredotados, analisámos o conteúdo dos 59 relatórios da Área de Inspeção Territorial Norte. Em função dos resultados obtidos concluímos que existe um longo caminho a percorrer para que a escola seja na sua plenitude uma organização inclusiva. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6946 10.21723/riaee.v9i4.6946 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6946 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v9i4.6946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6946/5311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 739-759 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 4 (2014); 739-759 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v9i4 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853534281728 |