Integración intercultural en el aula de música: conceptos clave

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilla, Rafael Martín
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2778
Resumo: Este trabalho visa buscar respostas e levantar reflexões sobre o questionamento se a convergência entre trabalho e educação é possível a partir de um propósito de vida emancipada e crítica, em que o trabalho possa ser realizado ao mesmo tempo em que as condições para que a reflexão crítica possa acontecer e que os cidadãos passem a compreender e interferir nos processos de produção. Apresentamos algumas referências de pensadores e estudiosos em como a educação e o trabalho se relacionam e buscamos dentre as alternativas educacionais que mencionam a preparação para o trabalho características que permitam concluir se ambos os propósitos podem coexistir no ambiente educacional. Identificamos uma programação que visa preparação para o trabalho e analisamos o programa e a metodologia para verificar sobre a efetividade de se preparar o aluno para algo mais do que seu propósito de servir ao trabalho de forma adequada. Além da análise de programa foram assistidas três aulas de três horas cada. Os resultados encontrados indicam uma convergência de propósitos mesmo que antagônicos, mas levantam um questionamento em relação à formação docente necessária para tal atividade ter sucesso.
id UNESP-15_94c5d1ca1f6be7193c1f2e5b5aed5f94
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2778
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Integración intercultural en el aula de música: conceptos claveEste trabalho visa buscar respostas e levantar reflexões sobre o questionamento se a convergência entre trabalho e educação é possível a partir de um propósito de vida emancipada e crítica, em que o trabalho possa ser realizado ao mesmo tempo em que as condições para que a reflexão crítica possa acontecer e que os cidadãos passem a compreender e interferir nos processos de produção. Apresentamos algumas referências de pensadores e estudiosos em como a educação e o trabalho se relacionam e buscamos dentre as alternativas educacionais que mencionam a preparação para o trabalho características que permitam concluir se ambos os propósitos podem coexistir no ambiente educacional. Identificamos uma programação que visa preparação para o trabalho e analisamos o programa e a metodologia para verificar sobre a efetividade de se preparar o aluno para algo mais do que seu propósito de servir ao trabalho de forma adequada. Além da análise de programa foram assistidas três aulas de três horas cada. Os resultados encontrados indicam uma convergência de propósitos mesmo que antagônicos, mas levantam um questionamento em relação à formação docente necessária para tal atividade ter sucesso.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/277810.21723/riaee.v4i2.2778Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 2 (2009); 262-273Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 2 (2009); 262-2731982-55872446-860610.21723/riaee.v4i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2778/2514Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastilla, Rafael Martín2017-11-07T19:53:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2778Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T19:53:37Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integración intercultural en el aula de música: conceptos clave
title Integración intercultural en el aula de música: conceptos clave
spellingShingle Integración intercultural en el aula de música: conceptos clave
Castilla, Rafael Martín
title_short Integración intercultural en el aula de música: conceptos clave
title_full Integración intercultural en el aula de música: conceptos clave
title_fullStr Integración intercultural en el aula de música: conceptos clave
title_full_unstemmed Integración intercultural en el aula de música: conceptos clave
title_sort Integración intercultural en el aula de música: conceptos clave
author Castilla, Rafael Martín
author_facet Castilla, Rafael Martín
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilla, Rafael Martín
description Este trabalho visa buscar respostas e levantar reflexões sobre o questionamento se a convergência entre trabalho e educação é possível a partir de um propósito de vida emancipada e crítica, em que o trabalho possa ser realizado ao mesmo tempo em que as condições para que a reflexão crítica possa acontecer e que os cidadãos passem a compreender e interferir nos processos de produção. Apresentamos algumas referências de pensadores e estudiosos em como a educação e o trabalho se relacionam e buscamos dentre as alternativas educacionais que mencionam a preparação para o trabalho características que permitam concluir se ambos os propósitos podem coexistir no ambiente educacional. Identificamos uma programação que visa preparação para o trabalho e analisamos o programa e a metodologia para verificar sobre a efetividade de se preparar o aluno para algo mais do que seu propósito de servir ao trabalho de forma adequada. Além da análise de programa foram assistidas três aulas de três horas cada. Os resultados encontrados indicam uma convergência de propósitos mesmo que antagônicos, mas levantam um questionamento em relação à formação docente necessária para tal atividade ter sucesso.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2778
10.21723/riaee.v4i2.2778
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2778
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v4i2.2778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2778/2514
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 2 (2009); 262-273
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 2 (2009); 262-273
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v4i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852260261888