Avaliação neuropsicológica de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) revisão da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7334 |
Resumo: | Este estudo apresenta uma revisão da literatura sobre a avaliação neuropsicológica de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Foram pesquisadas publicações nacionais indexadas nas bases de dados LILACS, SCIELO e Portal Capes disponíveis on line referentes ao período de 2000 a 2012. Os resultados indicaram um aumento da produção científica na área da avaliação neuropsicológica do transtorno de déficit de atenção. Contudo, observou-se a presença de poucos estudos nacionais que utilizam medidas consistentes de avaliação neuropsicológica, indicando a necessidade de pesquisas na área, especialmente voltadas às necessidades da prática da avaliação neuropsicológica. |
id |
UNESP-15_96734958cc977e1ffbaf941edbc6427a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7334 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação neuropsicológica de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) revisão da literaturaEste estudo apresenta uma revisão da literatura sobre a avaliação neuropsicológica de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Foram pesquisadas publicações nacionais indexadas nas bases de dados LILACS, SCIELO e Portal Capes disponíveis on line referentes ao período de 2000 a 2012. Os resultados indicaram um aumento da produção científica na área da avaliação neuropsicológica do transtorno de déficit de atenção. Contudo, observou-se a presença de poucos estudos nacionais que utilizam medidas consistentes de avaliação neuropsicológica, indicando a necessidade de pesquisas na área, especialmente voltadas às necessidades da prática da avaliação neuropsicológica.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/733410.21723/riaee.v9i4.7334Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 760-769Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 4 (2014); 760-7691982-55872446-860610.21723/riaee.v9i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7334/5312Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Gilda Maria Albaricci NexNeme, Carmen Maria BuenoCardia, Mirella Faraco2017-11-08T19:12:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7334Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T19:12:37Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação neuropsicológica de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) revisão da literatura |
title |
Avaliação neuropsicológica de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) revisão da literatura |
spellingShingle |
Avaliação neuropsicológica de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) revisão da literatura Alves, Gilda Maria Albaricci Nex |
title_short |
Avaliação neuropsicológica de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) revisão da literatura |
title_full |
Avaliação neuropsicológica de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) revisão da literatura |
title_fullStr |
Avaliação neuropsicológica de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) revisão da literatura |
title_full_unstemmed |
Avaliação neuropsicológica de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) revisão da literatura |
title_sort |
Avaliação neuropsicológica de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) revisão da literatura |
author |
Alves, Gilda Maria Albaricci Nex |
author_facet |
Alves, Gilda Maria Albaricci Nex Neme, Carmen Maria Bueno Cardia, Mirella Faraco |
author_role |
author |
author2 |
Neme, Carmen Maria Bueno Cardia, Mirella Faraco |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Gilda Maria Albaricci Nex Neme, Carmen Maria Bueno Cardia, Mirella Faraco |
description |
Este estudo apresenta uma revisão da literatura sobre a avaliação neuropsicológica de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Foram pesquisadas publicações nacionais indexadas nas bases de dados LILACS, SCIELO e Portal Capes disponíveis on line referentes ao período de 2000 a 2012. Os resultados indicaram um aumento da produção científica na área da avaliação neuropsicológica do transtorno de déficit de atenção. Contudo, observou-se a presença de poucos estudos nacionais que utilizam medidas consistentes de avaliação neuropsicológica, indicando a necessidade de pesquisas na área, especialmente voltadas às necessidades da prática da avaliação neuropsicológica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7334 10.21723/riaee.v9i4.7334 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7334 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v9i4.7334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7334/5312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 760-769 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 4 (2014); 760-769 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v9i4 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853894991872 |