Família e escola: reflexões sobre pertencimento familiar e inclusão escolar de jovens inseridos em medida socio educativa de liberdade assistida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5399 |
Resumo: | O projeto de pesquisa que subsidia o presente estudo, foi originado a partir de intervenções junto a adolescentes inseridos na medida sócioeducativa de Liberdade Assistida e seus familiares. Lidar com as percepções de viverem em ambiente desestruturado e ameaçador, ausência de sentimento de pertença ou de auto identificação com o grupo familiar, sintomas de agressividade, evasão escolar e ausência de significados atribuídos aos estudos, orientaram as intervenções que tiveram por objetivo, devolver aos jovens o sentimento de pertença a uma família, mediando a resolução de conflitos. O método da intervenção contou com atendimentos domiciliares nos sistemas familiares, atendimentos em grupos de famílias na instituição e também com um serviço de plantão psicológico, para o acolhimento de questões de urgência e emergência. Os resultados preliminares do estudo mostraram pais e responsáveis mais assíduos aos grupos de famílias, mais participativos nas questões educacionais dos filhos, bem como maior acompanhamento dos adolescentes no retorno à escola, aumentando assim o número de jovens da medida matriculados e frequentando as aulas. Por meio de análise qualitativa, observou-se o resgate de uma convivência mais saudável no sistema familiar minimizando significativamente as ações de resistência à escola por parte dos jovens e, portanto, contribuindo para sua inclusão escolar. |
id |
UNESP-15_9cc660179d4f85ca467726abcec6e53e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5399 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Família e escola: reflexões sobre pertencimento familiar e inclusão escolar de jovens inseridos em medida socio educativa de liberdade assistidaO projeto de pesquisa que subsidia o presente estudo, foi originado a partir de intervenções junto a adolescentes inseridos na medida sócioeducativa de Liberdade Assistida e seus familiares. Lidar com as percepções de viverem em ambiente desestruturado e ameaçador, ausência de sentimento de pertença ou de auto identificação com o grupo familiar, sintomas de agressividade, evasão escolar e ausência de significados atribuídos aos estudos, orientaram as intervenções que tiveram por objetivo, devolver aos jovens o sentimento de pertença a uma família, mediando a resolução de conflitos. O método da intervenção contou com atendimentos domiciliares nos sistemas familiares, atendimentos em grupos de famílias na instituição e também com um serviço de plantão psicológico, para o acolhimento de questões de urgência e emergência. Os resultados preliminares do estudo mostraram pais e responsáveis mais assíduos aos grupos de famílias, mais participativos nas questões educacionais dos filhos, bem como maior acompanhamento dos adolescentes no retorno à escola, aumentando assim o número de jovens da medida matriculados e frequentando as aulas. Por meio de análise qualitativa, observou-se o resgate de uma convivência mais saudável no sistema familiar minimizando significativamente as ações de resistência à escola por parte dos jovens e, portanto, contribuindo para sua inclusão escolar.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/539910.21723/riaee.v7i2.5399Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 148-154Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 2 (2012); 148-1541982-55872446-860610.21723/riaee.v7i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5399/4323Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarlos, Francisco Roberto deZaniolo, Leandro Osni2017-11-07T20:57:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5399Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:57:01Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Família e escola: reflexões sobre pertencimento familiar e inclusão escolar de jovens inseridos em medida socio educativa de liberdade assistida |
title |
Família e escola: reflexões sobre pertencimento familiar e inclusão escolar de jovens inseridos em medida socio educativa de liberdade assistida |
spellingShingle |
Família e escola: reflexões sobre pertencimento familiar e inclusão escolar de jovens inseridos em medida socio educativa de liberdade assistida Carlos, Francisco Roberto de |
title_short |
Família e escola: reflexões sobre pertencimento familiar e inclusão escolar de jovens inseridos em medida socio educativa de liberdade assistida |
title_full |
Família e escola: reflexões sobre pertencimento familiar e inclusão escolar de jovens inseridos em medida socio educativa de liberdade assistida |
title_fullStr |
Família e escola: reflexões sobre pertencimento familiar e inclusão escolar de jovens inseridos em medida socio educativa de liberdade assistida |
title_full_unstemmed |
Família e escola: reflexões sobre pertencimento familiar e inclusão escolar de jovens inseridos em medida socio educativa de liberdade assistida |
title_sort |
Família e escola: reflexões sobre pertencimento familiar e inclusão escolar de jovens inseridos em medida socio educativa de liberdade assistida |
author |
Carlos, Francisco Roberto de |
author_facet |
Carlos, Francisco Roberto de Zaniolo, Leandro Osni |
author_role |
author |
author2 |
Zaniolo, Leandro Osni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Francisco Roberto de Zaniolo, Leandro Osni |
description |
O projeto de pesquisa que subsidia o presente estudo, foi originado a partir de intervenções junto a adolescentes inseridos na medida sócioeducativa de Liberdade Assistida e seus familiares. Lidar com as percepções de viverem em ambiente desestruturado e ameaçador, ausência de sentimento de pertença ou de auto identificação com o grupo familiar, sintomas de agressividade, evasão escolar e ausência de significados atribuídos aos estudos, orientaram as intervenções que tiveram por objetivo, devolver aos jovens o sentimento de pertença a uma família, mediando a resolução de conflitos. O método da intervenção contou com atendimentos domiciliares nos sistemas familiares, atendimentos em grupos de famílias na instituição e também com um serviço de plantão psicológico, para o acolhimento de questões de urgência e emergência. Os resultados preliminares do estudo mostraram pais e responsáveis mais assíduos aos grupos de famílias, mais participativos nas questões educacionais dos filhos, bem como maior acompanhamento dos adolescentes no retorno à escola, aumentando assim o número de jovens da medida matriculados e frequentando as aulas. Por meio de análise qualitativa, observou-se o resgate de uma convivência mais saudável no sistema familiar minimizando significativamente as ações de resistência à escola por parte dos jovens e, portanto, contribuindo para sua inclusão escolar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5399 10.21723/riaee.v7i2.5399 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5399 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v7i2.5399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5399/4323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 148-154 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 2 (2012); 148-154 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v7i2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853024673792 |