Atividades educativas em saúde na educação básica: um estudo a partir da inserção de estudantes de licenciatura em enfermagem na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Lays dos Santos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos Júnior, Edmilson Alves dos, Fonseca, Thaís Koga, Silva, Marta Angélica Iossi, Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6588
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de atividades educativas em saúde, no contexto escolar de Educação Básica, realizada por estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem. Este trabalho é parte integrante de um projeto maior, denominado Ensinando e Aprendendo Saúde na Educação Básica, inserido no Grupo de Pesquisas Educação em Saúde/Enfermagem, da EERP/USP. Os jovens universitários, inseridos na escola para o desenvolvimento de um projeto de extensão e cultura, registraram as atividades educativas voltadas à saúde desenvolvidas por eles na escola. Os dados registrados foram submetidos a uma análise de conteúdo, técnica de análise temática, proposta por Bardin. Os resultados apontam que esta inserção tem possibilitando aos alunos, docentes e profissionais das escolas básicas, maior consciência e explicitação das possíveis ações referentes aos enfermeiros na escola. Apontam ainda a importância da parceria entre enfermeiros e escolas públicas.
id UNESP-15_a84911fdb5018d43e38084a081e5ae8d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6588
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Atividades educativas em saúde na educação básica: um estudo a partir da inserção de estudantes de licenciatura em enfermagem na escolaEste trabalho tem como objetivo analisar as práticas de atividades educativas em saúde, no contexto escolar de Educação Básica, realizada por estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem. Este trabalho é parte integrante de um projeto maior, denominado Ensinando e Aprendendo Saúde na Educação Básica, inserido no Grupo de Pesquisas Educação em Saúde/Enfermagem, da EERP/USP. Os jovens universitários, inseridos na escola para o desenvolvimento de um projeto de extensão e cultura, registraram as atividades educativas voltadas à saúde desenvolvidas por eles na escola. Os dados registrados foram submetidos a uma análise de conteúdo, técnica de análise temática, proposta por Bardin. Os resultados apontam que esta inserção tem possibilitando aos alunos, docentes e profissionais das escolas básicas, maior consciência e explicitação das possíveis ações referentes aos enfermeiros na escola. Apontam ainda a importância da parceria entre enfermeiros e escolas públicas.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/658810.21723/riaee.v8i3.6588Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 3 (2013); 662-666Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 3 (2013); 662-6661982-55872446-860610.21723/riaee.v8i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6588/4845Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Lays dos SantosSantos Júnior, Edmilson Alves dosFonseca, Thaís KogaSilva, Marta Angélica IossiGonçalves, Marlene Fagundes Carvalho2017-11-08T17:35:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6588Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T17:35:01Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades educativas em saúde na educação básica: um estudo a partir da inserção de estudantes de licenciatura em enfermagem na escola
title Atividades educativas em saúde na educação básica: um estudo a partir da inserção de estudantes de licenciatura em enfermagem na escola
spellingShingle Atividades educativas em saúde na educação básica: um estudo a partir da inserção de estudantes de licenciatura em enfermagem na escola
Maia, Lays dos Santos
title_short Atividades educativas em saúde na educação básica: um estudo a partir da inserção de estudantes de licenciatura em enfermagem na escola
title_full Atividades educativas em saúde na educação básica: um estudo a partir da inserção de estudantes de licenciatura em enfermagem na escola
title_fullStr Atividades educativas em saúde na educação básica: um estudo a partir da inserção de estudantes de licenciatura em enfermagem na escola
title_full_unstemmed Atividades educativas em saúde na educação básica: um estudo a partir da inserção de estudantes de licenciatura em enfermagem na escola
title_sort Atividades educativas em saúde na educação básica: um estudo a partir da inserção de estudantes de licenciatura em enfermagem na escola
author Maia, Lays dos Santos
author_facet Maia, Lays dos Santos
Santos Júnior, Edmilson Alves dos
Fonseca, Thaís Koga
Silva, Marta Angélica Iossi
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
author_role author
author2 Santos Júnior, Edmilson Alves dos
Fonseca, Thaís Koga
Silva, Marta Angélica Iossi
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Lays dos Santos
Santos Júnior, Edmilson Alves dos
Fonseca, Thaís Koga
Silva, Marta Angélica Iossi
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
description Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de atividades educativas em saúde, no contexto escolar de Educação Básica, realizada por estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem. Este trabalho é parte integrante de um projeto maior, denominado Ensinando e Aprendendo Saúde na Educação Básica, inserido no Grupo de Pesquisas Educação em Saúde/Enfermagem, da EERP/USP. Os jovens universitários, inseridos na escola para o desenvolvimento de um projeto de extensão e cultura, registraram as atividades educativas voltadas à saúde desenvolvidas por eles na escola. Os dados registrados foram submetidos a uma análise de conteúdo, técnica de análise temática, proposta por Bardin. Os resultados apontam que esta inserção tem possibilitando aos alunos, docentes e profissionais das escolas básicas, maior consciência e explicitação das possíveis ações referentes aos enfermeiros na escola. Apontam ainda a importância da parceria entre enfermeiros e escolas públicas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6588
10.21723/riaee.v8i3.6588
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6588
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i3.6588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6588/4845
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 3 (2013); 662-666
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 3 (2013); 662-666
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853456687104