Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8161 |
Resumo: | Esse estudo objetivou analisar o processo de elaboração e implementação de avaliações pedagógicas pensadas para alunos surdos em contexto de educação inclusiva bilíngue e identificar as estratégias e os recursos didáticos empregados por professores ouvintes bilíngues, do ensino fundamental I, com o intuito de desenvolver avaliações pedagógicas condizentes com as especificidades desses alunos. Constituiu-se em uma investigação de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. O processo de coleta de dados compreendeu a realização de entrevistas semiestruturadas com professores ouvintes bilíngues, bem como análise documental, utilizando-se como fonte as avaliações de conteúdos pedagógicos desenvolvidas e propostas por esses profissionais para os alunos surdos. Os dados obtidos foram analisados com base em eixos de análise que emergiram dos próprios dados. Pode-se dizer que as professoras participantes desse estudo avaliam o aluno surdo a partir de pressupostos e metodologias que reconhecem as suas especificidades linguísticas e culturais. |
id |
UNESP-15_ad3f49f30571188af21f01a7a7013c38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8161 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngueEducação dos surdos. Educação bilíngue. Avaliação pedagógica.Esse estudo objetivou analisar o processo de elaboração e implementação de avaliações pedagógicas pensadas para alunos surdos em contexto de educação inclusiva bilíngue e identificar as estratégias e os recursos didáticos empregados por professores ouvintes bilíngues, do ensino fundamental I, com o intuito de desenvolver avaliações pedagógicas condizentes com as especificidades desses alunos. Constituiu-se em uma investigação de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. O processo de coleta de dados compreendeu a realização de entrevistas semiestruturadas com professores ouvintes bilíngues, bem como análise documental, utilizando-se como fonte as avaliações de conteúdos pedagógicos desenvolvidas e propostas por esses profissionais para os alunos surdos. Os dados obtidos foram analisados com base em eixos de análise que emergiram dos próprios dados. Pode-se dizer que as professoras participantes desse estudo avaliam o aluno surdo a partir de pressupostos e metodologias que reconhecem as suas especificidades linguísticas e culturais.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/816110.21723/RIAEE.v11.n2.p817Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 817-835Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 817-8351982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8161/5829Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Denise MarinaLacerda, Cristina Broglia Feitosa de2017-11-08T21:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8161Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:46Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue |
title |
Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue |
spellingShingle |
Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue Ramos, Denise Marina Educação dos surdos. Educação bilíngue. Avaliação pedagógica. |
title_short |
Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue |
title_full |
Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue |
title_fullStr |
Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue |
title_full_unstemmed |
Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue |
title_sort |
Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue |
author |
Ramos, Denise Marina |
author_facet |
Ramos, Denise Marina Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de |
author_role |
author |
author2 |
Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Denise Marina Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação dos surdos. Educação bilíngue. Avaliação pedagógica. |
topic |
Educação dos surdos. Educação bilíngue. Avaliação pedagógica. |
description |
Esse estudo objetivou analisar o processo de elaboração e implementação de avaliações pedagógicas pensadas para alunos surdos em contexto de educação inclusiva bilíngue e identificar as estratégias e os recursos didáticos empregados por professores ouvintes bilíngues, do ensino fundamental I, com o intuito de desenvolver avaliações pedagógicas condizentes com as especificidades desses alunos. Constituiu-se em uma investigação de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. O processo de coleta de dados compreendeu a realização de entrevistas semiestruturadas com professores ouvintes bilíngues, bem como análise documental, utilizando-se como fonte as avaliações de conteúdos pedagógicos desenvolvidas e propostas por esses profissionais para os alunos surdos. Os dados obtidos foram analisados com base em eixos de análise que emergiram dos próprios dados. Pode-se dizer que as professoras participantes desse estudo avaliam o aluno surdo a partir de pressupostos e metodologias que reconhecem as suas especificidades linguísticas e culturais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8161 10.21723/RIAEE.v11.n2.p817 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8161 |
identifier_str_mv |
10.21723/RIAEE.v11.n2.p817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8161/5829 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 817-835 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 817-835 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v11.n2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854342733824 |