Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Denise Marina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8161
Resumo: Esse estudo objetivou analisar o processo de elaboração e implementação de avaliações pedagógicas pensadas para alunos surdos em contexto de educação inclusiva bilíngue e identificar as estratégias e os recursos didáticos empregados por professores ouvintes bilíngues, do ensino fundamental I, com o intuito de desenvolver avaliações pedagógicas condizentes com as especificidades desses alunos. Constituiu-se em uma investigação de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. O processo de coleta de dados compreendeu a realização de entrevistas semiestruturadas com professores ouvintes bilíngues, bem como análise documental, utilizando-se como fonte as avaliações de conteúdos pedagógicos desenvolvidas e propostas por esses profissionais para os alunos surdos. Os dados obtidos foram analisados com base em eixos de análise que emergiram dos próprios dados. Pode-se dizer que as professoras participantes desse estudo avaliam o aluno surdo a partir de pressupostos e metodologias que reconhecem as suas especificidades linguísticas e culturais.
id UNESP-15_ad3f49f30571188af21f01a7a7013c38
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8161
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngueEducação dos surdos. Educação bilíngue. Avaliação pedagógica.Esse estudo objetivou analisar o processo de elaboração e implementação de avaliações pedagógicas pensadas para alunos surdos em contexto de educação inclusiva bilíngue e identificar as estratégias e os recursos didáticos empregados por professores ouvintes bilíngues, do ensino fundamental I, com o intuito de desenvolver avaliações pedagógicas condizentes com as especificidades desses alunos. Constituiu-se em uma investigação de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. O processo de coleta de dados compreendeu a realização de entrevistas semiestruturadas com professores ouvintes bilíngues, bem como análise documental, utilizando-se como fonte as avaliações de conteúdos pedagógicos desenvolvidas e propostas por esses profissionais para os alunos surdos. Os dados obtidos foram analisados com base em eixos de análise que emergiram dos próprios dados. Pode-se dizer que as professoras participantes desse estudo avaliam o aluno surdo a partir de pressupostos e metodologias que reconhecem as suas especificidades linguísticas e culturais.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/816110.21723/RIAEE.v11.n2.p817Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 817-835Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 817-8351982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8161/5829Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Denise MarinaLacerda, Cristina Broglia Feitosa de2017-11-08T21:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8161Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:46Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue
title Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue
spellingShingle Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue
Ramos, Denise Marina
Educação dos surdos. Educação bilíngue. Avaliação pedagógica.
title_short Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue
title_full Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue
title_fullStr Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue
title_full_unstemmed Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue
title_sort Análise de avaliações pedagógicas propostas para alunos surdos em contexto educacional inclusivo bilíngue
author Ramos, Denise Marina
author_facet Ramos, Denise Marina
Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de
author_role author
author2 Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Denise Marina
Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação dos surdos. Educação bilíngue. Avaliação pedagógica.
topic Educação dos surdos. Educação bilíngue. Avaliação pedagógica.
description Esse estudo objetivou analisar o processo de elaboração e implementação de avaliações pedagógicas pensadas para alunos surdos em contexto de educação inclusiva bilíngue e identificar as estratégias e os recursos didáticos empregados por professores ouvintes bilíngues, do ensino fundamental I, com o intuito de desenvolver avaliações pedagógicas condizentes com as especificidades desses alunos. Constituiu-se em uma investigação de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. O processo de coleta de dados compreendeu a realização de entrevistas semiestruturadas com professores ouvintes bilíngues, bem como análise documental, utilizando-se como fonte as avaliações de conteúdos pedagógicos desenvolvidas e propostas por esses profissionais para os alunos surdos. Os dados obtidos foram analisados com base em eixos de análise que emergiram dos próprios dados. Pode-se dizer que as professoras participantes desse estudo avaliam o aluno surdo a partir de pressupostos e metodologias que reconhecem as suas especificidades linguísticas e culturais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8161
10.21723/RIAEE.v11.n2.p817
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8161
identifier_str_mv 10.21723/RIAEE.v11.n2.p817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8161/5829
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 817-835
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 817-835
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854342733824