Representações da homossexualidade e o preconceito contra homossexuais entre estudantes universitários de um curso de biologia, na cidade de Maputo - Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nota, Juvêncio Manuel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6598
Resumo: Este artigo resulta de fragmentos da dissertação do autor, e analisa as representações (explicações) sobre a natureza da homossexualidade e o tipo de preconceito expresso por estudantes, de um curso de licenciatura em Ensino de Biologia na Universidade Pedagógica, contra homossexuais. Neste sentido foi aplicado um questionário estruturado anônimo e auto-administrado a uma amostra de 127 alunos de ambos os sexos, do primeiro ao quarto ano, cujas respostas para avaliar as representações sociais foram dadas em uma escala de Likert. Os dados coletados foram processados e analisados com o pacote estatístico SPSS, versão 17, num plano uni e multivariado. Nesta amostra, a representação sobre a natureza e causas da homossexualidade se concentrou principalmente em torno de duas explicações: psicossociais e biológicas. A análise da ancoragem do tipo de preconceito permitiu a classificação dos estudantes em dois grupos: preconceituoso flagrante e preconceituoso sutil (não se encontrou um grupo de estudantes que poderiam ser classificados como não preconceituosos). O primeiro grupo explicou a homossexualidade com base em determinantes biológicos (típica dos estudantes de biologia) enquanto o segundo dirigiu suas explicações para causas psicossociais. Esses dados mostram que o tipo de preconceito está ancorado a natureza das explicações da homossexualidade, o que significa que as representações que os alunos formam sobre a natureza da homossexualidade são a base para atitudes preconceituosas contra homossexuais. Além disso, a única variável sociodemográfica que, em nossa amostra prevê significativamente o tipo de preconceito contra os homossexuais é o nível de religiosidade. Portanto, os resultados deste estudo mostram à urgência de se trabalhar a diversidade sexual, mais especificamente a homossexualidade e homo-negatividade na formação inicial de professores.
id UNESP-15_b72e271ddd1b24ff99bea58ae0061689
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6598
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Representações da homossexualidade e o preconceito contra homossexuais entre estudantes universitários de um curso de biologia, na cidade de Maputo - MoçambiqueEste artigo resulta de fragmentos da dissertação do autor, e analisa as representações (explicações) sobre a natureza da homossexualidade e o tipo de preconceito expresso por estudantes, de um curso de licenciatura em Ensino de Biologia na Universidade Pedagógica, contra homossexuais. Neste sentido foi aplicado um questionário estruturado anônimo e auto-administrado a uma amostra de 127 alunos de ambos os sexos, do primeiro ao quarto ano, cujas respostas para avaliar as representações sociais foram dadas em uma escala de Likert. Os dados coletados foram processados e analisados com o pacote estatístico SPSS, versão 17, num plano uni e multivariado. Nesta amostra, a representação sobre a natureza e causas da homossexualidade se concentrou principalmente em torno de duas explicações: psicossociais e biológicas. A análise da ancoragem do tipo de preconceito permitiu a classificação dos estudantes em dois grupos: preconceituoso flagrante e preconceituoso sutil (não se encontrou um grupo de estudantes que poderiam ser classificados como não preconceituosos). O primeiro grupo explicou a homossexualidade com base em determinantes biológicos (típica dos estudantes de biologia) enquanto o segundo dirigiu suas explicações para causas psicossociais. Esses dados mostram que o tipo de preconceito está ancorado a natureza das explicações da homossexualidade, o que significa que as representações que os alunos formam sobre a natureza da homossexualidade são a base para atitudes preconceituosas contra homossexuais. Além disso, a única variável sociodemográfica que, em nossa amostra prevê significativamente o tipo de preconceito contra os homossexuais é o nível de religiosidade. Portanto, os resultados deste estudo mostram à urgência de se trabalhar a diversidade sexual, mais especificamente a homossexualidade e homo-negatividade na formação inicial de professores.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/659810.21723/riaee.v8i3.6598Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 3 (2013); 757-784Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 3 (2013); 757-7841982-55872446-860610.21723/riaee.v8i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6598/4855Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNota, Juvêncio Manuel2017-11-08T17:35:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6598Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T17:35:01Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações da homossexualidade e o preconceito contra homossexuais entre estudantes universitários de um curso de biologia, na cidade de Maputo - Moçambique
title Representações da homossexualidade e o preconceito contra homossexuais entre estudantes universitários de um curso de biologia, na cidade de Maputo - Moçambique
spellingShingle Representações da homossexualidade e o preconceito contra homossexuais entre estudantes universitários de um curso de biologia, na cidade de Maputo - Moçambique
Nota, Juvêncio Manuel
title_short Representações da homossexualidade e o preconceito contra homossexuais entre estudantes universitários de um curso de biologia, na cidade de Maputo - Moçambique
title_full Representações da homossexualidade e o preconceito contra homossexuais entre estudantes universitários de um curso de biologia, na cidade de Maputo - Moçambique
title_fullStr Representações da homossexualidade e o preconceito contra homossexuais entre estudantes universitários de um curso de biologia, na cidade de Maputo - Moçambique
title_full_unstemmed Representações da homossexualidade e o preconceito contra homossexuais entre estudantes universitários de um curso de biologia, na cidade de Maputo - Moçambique
title_sort Representações da homossexualidade e o preconceito contra homossexuais entre estudantes universitários de um curso de biologia, na cidade de Maputo - Moçambique
author Nota, Juvêncio Manuel
author_facet Nota, Juvêncio Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nota, Juvêncio Manuel
description Este artigo resulta de fragmentos da dissertação do autor, e analisa as representações (explicações) sobre a natureza da homossexualidade e o tipo de preconceito expresso por estudantes, de um curso de licenciatura em Ensino de Biologia na Universidade Pedagógica, contra homossexuais. Neste sentido foi aplicado um questionário estruturado anônimo e auto-administrado a uma amostra de 127 alunos de ambos os sexos, do primeiro ao quarto ano, cujas respostas para avaliar as representações sociais foram dadas em uma escala de Likert. Os dados coletados foram processados e analisados com o pacote estatístico SPSS, versão 17, num plano uni e multivariado. Nesta amostra, a representação sobre a natureza e causas da homossexualidade se concentrou principalmente em torno de duas explicações: psicossociais e biológicas. A análise da ancoragem do tipo de preconceito permitiu a classificação dos estudantes em dois grupos: preconceituoso flagrante e preconceituoso sutil (não se encontrou um grupo de estudantes que poderiam ser classificados como não preconceituosos). O primeiro grupo explicou a homossexualidade com base em determinantes biológicos (típica dos estudantes de biologia) enquanto o segundo dirigiu suas explicações para causas psicossociais. Esses dados mostram que o tipo de preconceito está ancorado a natureza das explicações da homossexualidade, o que significa que as representações que os alunos formam sobre a natureza da homossexualidade são a base para atitudes preconceituosas contra homossexuais. Além disso, a única variável sociodemográfica que, em nossa amostra prevê significativamente o tipo de preconceito contra os homossexuais é o nível de religiosidade. Portanto, os resultados deste estudo mostram à urgência de se trabalhar a diversidade sexual, mais especificamente a homossexualidade e homo-negatividade na formação inicial de professores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6598
10.21723/riaee.v8i3.6598
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6598
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i3.6598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6598/4855
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 3 (2013); 757-784
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 3 (2013); 757-784
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853471367168