Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
DOI: | 10.21723/riaee.v10i3.8109 |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8109 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar a analise crítica da produção científica desenvolvida nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Educação Física – EF (PPGEF) da região Centro-Oeste, a partir de um estudo de caráter bibliográfico/documental. Os resultados mostraram que houve predomínio do viés biológico e da biodinâmica a partir da abordagem empírico-analítica (38%) na produção cientifica da EF produzida nos PPGEF. Há em evidência e em plena expansão uma produção científica mais crítica em consolidação nesta região, demonstrada pelas características e interesses das pesquisas produzidas nos Programas em Educação, como também indícios no PPGEF da UNB/DF de maior abrangência para a construção de outros referenciais (fenomenologia e marxistas que somados corresponderam a 59%). |
id |
UNESP-15_ba1e212678408f11d497fea6e309ba1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8109 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
spelling |
Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oesteO objetivo deste artigo é apresentar a analise crítica da produção científica desenvolvida nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Educação Física – EF (PPGEF) da região Centro-Oeste, a partir de um estudo de caráter bibliográfico/documental. Os resultados mostraram que houve predomínio do viés biológico e da biodinâmica a partir da abordagem empírico-analítica (38%) na produção cientifica da EF produzida nos PPGEF. Há em evidência e em plena expansão uma produção científica mais crítica em consolidação nesta região, demonstrada pelas características e interesses das pesquisas produzidas nos Programas em Educação, como também indícios no PPGEF da UNB/DF de maior abrangência para a construção de outros referenciais (fenomenologia e marxistas que somados corresponderam a 59%).Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/810910.21723/riaee.v10i3.8109Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 947-964Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 947-9641982-55872446-860610.21723/riaee.v10i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8109/5513Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSacardo, MicheleHayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini2017-11-09T12:19:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8109Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:33Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste |
title |
Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste |
spellingShingle |
Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste Sacardo, Michele Sacardo, Michele |
title_short |
Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste |
title_full |
Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste |
title_fullStr |
Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste |
title_full_unstemmed |
Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste |
title_sort |
Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste |
author |
Sacardo, Michele |
author_facet |
Sacardo, Michele Sacardo, Michele Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini |
author_role |
author |
author2 |
Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sacardo, Michele Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar a analise crítica da produção científica desenvolvida nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Educação Física – EF (PPGEF) da região Centro-Oeste, a partir de um estudo de caráter bibliográfico/documental. Os resultados mostraram que houve predomínio do viés biológico e da biodinâmica a partir da abordagem empírico-analítica (38%) na produção cientifica da EF produzida nos PPGEF. Há em evidência e em plena expansão uma produção científica mais crítica em consolidação nesta região, demonstrada pelas características e interesses das pesquisas produzidas nos Programas em Educação, como também indícios no PPGEF da UNB/DF de maior abrangência para a construção de outros referenciais (fenomenologia e marxistas que somados corresponderam a 59%). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8109 10.21723/riaee.v10i3.8109 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8109 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v10i3.8109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8109/5513 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 947-964 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 947-964 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v10i3 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1822179046965903360 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21723/riaee.v10i3.8109 |