Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacardo, Michele
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
DOI: 10.21723/riaee.v10i3.8109
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8109
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a analise crítica da produção científica desenvolvida nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Educação Física – EF (PPGEF) da região Centro-Oeste, a partir de um estudo de caráter bibliográfico/documental. Os resultados mostraram que houve predomínio do viés biológico e da biodinâmica a partir da abordagem empírico-analítica (38%) na produção cientifica da EF produzida nos PPGEF. Há em evidência e em plena expansão uma produção científica mais crítica em consolidação nesta região, demonstrada pelas características e interesses das pesquisas produzidas nos Programas em Educação, como também indícios no PPGEF da UNB/DF de maior abrangência para a construção de outros referenciais (fenomenologia e marxistas que somados corresponderam a 59%).
id UNESP-15_ba1e212678408f11d497fea6e309ba1b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8109
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
spelling Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oesteO objetivo deste artigo é apresentar a analise crítica da produção científica desenvolvida nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Educação Física – EF (PPGEF) da região Centro-Oeste, a partir de um estudo de caráter bibliográfico/documental. Os resultados mostraram que houve predomínio do viés biológico e da biodinâmica a partir da abordagem empírico-analítica (38%) na produção cientifica da EF produzida nos PPGEF. Há em evidência e em plena expansão uma produção científica mais crítica em consolidação nesta região, demonstrada pelas características e interesses das pesquisas produzidas nos Programas em Educação, como também indícios no PPGEF da UNB/DF de maior abrangência para a construção de outros referenciais (fenomenologia e marxistas que somados corresponderam a 59%).Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/810910.21723/riaee.v10i3.8109Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 947-964Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 947-9641982-55872446-860610.21723/riaee.v10i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8109/5513Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSacardo, MicheleHayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini2017-11-09T12:19:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8109Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:33Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste
title Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste
spellingShingle Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste
Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste
Sacardo, Michele
Sacardo, Michele
title_short Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste
title_full Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste
title_fullStr Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste
Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste
title_full_unstemmed Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste
Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste
title_sort Características epistemológicas da produção científica desenvolvida nos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e educação física (PPGEF) da região centro-oeste
author Sacardo, Michele
author_facet Sacardo, Michele
Sacardo, Michele
Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini
Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini
author_role author
author2 Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacardo, Michele
Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini
description O objetivo deste artigo é apresentar a analise crítica da produção científica desenvolvida nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Educação Física – EF (PPGEF) da região Centro-Oeste, a partir de um estudo de caráter bibliográfico/documental. Os resultados mostraram que houve predomínio do viés biológico e da biodinâmica a partir da abordagem empírico-analítica (38%) na produção cientifica da EF produzida nos PPGEF. Há em evidência e em plena expansão uma produção científica mais crítica em consolidação nesta região, demonstrada pelas características e interesses das pesquisas produzidas nos Programas em Educação, como também indícios no PPGEF da UNB/DF de maior abrangência para a construção de outros referenciais (fenomenologia e marxistas que somados corresponderam a 59%).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8109
10.21723/riaee.v10i3.8109
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8109
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i3.8109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8109/5513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 947-964
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 947-964
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1822179046965903360
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21723/riaee.v10i3.8109