Modos contemporâneos de constituição da docência na educação básica no Brasil: um estudo em três tempos (1960-2000)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roberto Rafael Dias da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Corrêa, Alessandra de Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5834
Resumo: O presente artigo busca examinar os modos contemporâneos de constituição da docência. A partir de uma análise documental de três livros de importante impacto na literatura educacional brasileira, todos oriundos de pesquisa empírica de seus autores, propõe-se um breve exercício analítico, procurando mapear as concepções de pesquisa sobre a docência na Educação Básica que predominaram (e em muito ainda predominam) no Brasil, tomando como ponto de partida para este artigo o ano de 1960. Assim sendo, seu compromisso está em estabelecer um diagnóstico crítico das principais tendências analíticas que orientaram a produção brasileira nos últimos cinquenta anos. De forma derivada aos estudos examinados, fez-se possível indicar três tendências predominantes: a) crítica das condições de burocratização e regulação da docência no Brasil, servindo-se de abordagens de caráter sociológico; b) a competência técnica como elemento indispensável na produção de uma escola democrática, da mesma forma que os saberes escolares são ferramentas fundamentais para esse processo; c) a qualidade das práticas docentes devem ser acompanhadas de um direcionamento ético-político.
id UNESP-15_bbb80f6f1ed845234abc4d0a25926259
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5834
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Modos contemporâneos de constituição da docência na educação básica no Brasil: um estudo em três tempos (1960-2000)O presente artigo busca examinar os modos contemporâneos de constituição da docência. A partir de uma análise documental de três livros de importante impacto na literatura educacional brasileira, todos oriundos de pesquisa empírica de seus autores, propõe-se um breve exercício analítico, procurando mapear as concepções de pesquisa sobre a docência na Educação Básica que predominaram (e em muito ainda predominam) no Brasil, tomando como ponto de partida para este artigo o ano de 1960. Assim sendo, seu compromisso está em estabelecer um diagnóstico crítico das principais tendências analíticas que orientaram a produção brasileira nos últimos cinquenta anos. De forma derivada aos estudos examinados, fez-se possível indicar três tendências predominantes: a) crítica das condições de burocratização e regulação da docência no Brasil, servindo-se de abordagens de caráter sociológico; b) a competência técnica como elemento indispensável na produção de uma escola democrática, da mesma forma que os saberes escolares são ferramentas fundamentais para esse processo; c) a qualidade das práticas docentes devem ser acompanhadas de um direcionamento ético-político.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/583410.21723/riaee.v8i2.5834Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 469-484Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 2 (2013); 469-4841982-55872446-860610.21723/riaee.v8i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5834/4812Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Roberto Rafael Dias daCorrêa, Alessandra de Abreu2017-11-08T14:24:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5834Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:24:32Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modos contemporâneos de constituição da docência na educação básica no Brasil: um estudo em três tempos (1960-2000)
title Modos contemporâneos de constituição da docência na educação básica no Brasil: um estudo em três tempos (1960-2000)
spellingShingle Modos contemporâneos de constituição da docência na educação básica no Brasil: um estudo em três tempos (1960-2000)
Silva, Roberto Rafael Dias da
title_short Modos contemporâneos de constituição da docência na educação básica no Brasil: um estudo em três tempos (1960-2000)
title_full Modos contemporâneos de constituição da docência na educação básica no Brasil: um estudo em três tempos (1960-2000)
title_fullStr Modos contemporâneos de constituição da docência na educação básica no Brasil: um estudo em três tempos (1960-2000)
title_full_unstemmed Modos contemporâneos de constituição da docência na educação básica no Brasil: um estudo em três tempos (1960-2000)
title_sort Modos contemporâneos de constituição da docência na educação básica no Brasil: um estudo em três tempos (1960-2000)
author Silva, Roberto Rafael Dias da
author_facet Silva, Roberto Rafael Dias da
Corrêa, Alessandra de Abreu
author_role author
author2 Corrêa, Alessandra de Abreu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roberto Rafael Dias da
Corrêa, Alessandra de Abreu
description O presente artigo busca examinar os modos contemporâneos de constituição da docência. A partir de uma análise documental de três livros de importante impacto na literatura educacional brasileira, todos oriundos de pesquisa empírica de seus autores, propõe-se um breve exercício analítico, procurando mapear as concepções de pesquisa sobre a docência na Educação Básica que predominaram (e em muito ainda predominam) no Brasil, tomando como ponto de partida para este artigo o ano de 1960. Assim sendo, seu compromisso está em estabelecer um diagnóstico crítico das principais tendências analíticas que orientaram a produção brasileira nos últimos cinquenta anos. De forma derivada aos estudos examinados, fez-se possível indicar três tendências predominantes: a) crítica das condições de burocratização e regulação da docência no Brasil, servindo-se de abordagens de caráter sociológico; b) a competência técnica como elemento indispensável na produção de uma escola democrática, da mesma forma que os saberes escolares são ferramentas fundamentais para esse processo; c) a qualidade das práticas docentes devem ser acompanhadas de um direcionamento ético-político.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5834
10.21723/riaee.v8i2.5834
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5834
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i2.5834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5834/4812
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 469-484
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 2 (2013); 469-484
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853058228224