Políticas educacionais: aproximações entre ensino médio, EJA e educação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8250 |
Resumo: | O presente artigo objetiva analisar as tendências, as especificidades e as convergências nas pesquisas em políticas educacionais, especificamente com relação às possíveis aproximações e articulações sobre o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional. Para tanto, utiliza-se como fonte de análise os artigos apresentados sobre os referidos subtemas na modalidade de comunicação oral do eixo temático “Políticas da educação básica”, no II seminário da ANPAE – região sul, realizado em novembro de 2012. Como metodologia utilizou-se a pesquisa teórica e para a análise dos trabalhos foram construídas categorias, considerando as principais recorrências. A reflexão apresentada ressalta a importância dos debates e a contribuição para o campo de estudos das políticas educacionais. |
id |
UNESP-15_bc2e9c50933f6aa54ec3f05a21e3c2a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8250 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas educacionais: aproximações entre ensino médio, EJA e educação profissionalPolíticas educacionais. Educação Básica. Discussões recorrentes.O presente artigo objetiva analisar as tendências, as especificidades e as convergências nas pesquisas em políticas educacionais, especificamente com relação às possíveis aproximações e articulações sobre o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional. Para tanto, utiliza-se como fonte de análise os artigos apresentados sobre os referidos subtemas na modalidade de comunicação oral do eixo temático “Políticas da educação básica”, no II seminário da ANPAE – região sul, realizado em novembro de 2012. Como metodologia utilizou-se a pesquisa teórica e para a análise dos trabalhos foram construídas categorias, considerando as principais recorrências. A reflexão apresentada ressalta a importância dos debates e a contribuição para o campo de estudos das políticas educacionais. Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/825010.21723/riaee.v12.n1.8250Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 278-293Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 278-2931982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8250/6266Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Simone GonçalvesAllemand, Cinara Martins FarinaOliveira, Antonio CardosoCóssio, Maria Fátima2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8250Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas educacionais: aproximações entre ensino médio, EJA e educação profissional |
title |
Políticas educacionais: aproximações entre ensino médio, EJA e educação profissional |
spellingShingle |
Políticas educacionais: aproximações entre ensino médio, EJA e educação profissional Silva, Simone Gonçalves Políticas educacionais. Educação Básica. Discussões recorrentes. |
title_short |
Políticas educacionais: aproximações entre ensino médio, EJA e educação profissional |
title_full |
Políticas educacionais: aproximações entre ensino médio, EJA e educação profissional |
title_fullStr |
Políticas educacionais: aproximações entre ensino médio, EJA e educação profissional |
title_full_unstemmed |
Políticas educacionais: aproximações entre ensino médio, EJA e educação profissional |
title_sort |
Políticas educacionais: aproximações entre ensino médio, EJA e educação profissional |
author |
Silva, Simone Gonçalves |
author_facet |
Silva, Simone Gonçalves Allemand, Cinara Martins Farina Oliveira, Antonio Cardoso Cóssio, Maria Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Allemand, Cinara Martins Farina Oliveira, Antonio Cardoso Cóssio, Maria Fátima |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Simone Gonçalves Allemand, Cinara Martins Farina Oliveira, Antonio Cardoso Cóssio, Maria Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educacionais. Educação Básica. Discussões recorrentes. |
topic |
Políticas educacionais. Educação Básica. Discussões recorrentes. |
description |
O presente artigo objetiva analisar as tendências, as especificidades e as convergências nas pesquisas em políticas educacionais, especificamente com relação às possíveis aproximações e articulações sobre o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional. Para tanto, utiliza-se como fonte de análise os artigos apresentados sobre os referidos subtemas na modalidade de comunicação oral do eixo temático “Políticas da educação básica”, no II seminário da ANPAE – região sul, realizado em novembro de 2012. Como metodologia utilizou-se a pesquisa teórica e para a análise dos trabalhos foram construídas categorias, considerando as principais recorrências. A reflexão apresentada ressalta a importância dos debates e a contribuição para o campo de estudos das políticas educacionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8250 10.21723/riaee.v12.n1.8250 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8250 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v12.n1.8250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8250/6266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 278-293 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 278-293 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v12.n1.2017 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1820236778720722944 |