Coerência entre saberes e práticas de uma professora alfabetizadora bem sucedida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Lenita Carmello de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Monteiro, Dirce Charara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7037
Resumo: Apesar de investimentos na área educacional, o Brasil ainda continua com sérios problemas, principalmente nas questões referentes à alfabetização. Investigar os saberes e práticas de profissionais bem sucedidos pode fornecer diretrizes relevantes para o trabalho do professor alfabetizador, foco desta pesquisa. Nesse contexto, buscou-se analisar a coerência entre saberes e atividades que configurem a prática pedagógica de uma professora alfabetizadora bem sucedida, considerando as diferentes naturezas dos saberes e os condicionantes da prática pedagógica. Trata-se de um estudo de caso que constou das seguintes etapas: a) busca de fundamentos; b) duas entrevistas semiestruturadas com a professora; c) observação de suas aulas; d) análise do seu material didático bem como de seu planejamento. Nem sempre foi possível correlacionar as práticas observadas aos saberes identificados, até porque nem todos os saberes necessariamente possuem uma contrapartida prática. A prática do professor, por sua vez, com todos os seus condicionantes, apesar do planejamento, nem sempre pôde ser relacionada a um saber no contexto nem sempre previsível da sala de aula. Feitas essas ressalvas, dentre os resultados, foi possível obter um quadro significativo de saberes e práticas coerentes. Além disso, o grande comprometimento da professora com o ensino na escola pública, visível tanto na sua atuação com os alunos como nos seus depoimentos, o seu posicionamento crítico, seu espírito inovador e criativo, que constituem o seu saber-ser, foram fatores fundamentais na configuração da prática pedagógica bem sucedida desta alfabetizadora.
id UNESP-15_c01d2abf117b26e7a335c692c6df9a7d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7037
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Coerência entre saberes e práticas de uma professora alfabetizadora bem sucedidaApesar de investimentos na área educacional, o Brasil ainda continua com sérios problemas, principalmente nas questões referentes à alfabetização. Investigar os saberes e práticas de profissionais bem sucedidos pode fornecer diretrizes relevantes para o trabalho do professor alfabetizador, foco desta pesquisa. Nesse contexto, buscou-se analisar a coerência entre saberes e atividades que configurem a prática pedagógica de uma professora alfabetizadora bem sucedida, considerando as diferentes naturezas dos saberes e os condicionantes da prática pedagógica. Trata-se de um estudo de caso que constou das seguintes etapas: a) busca de fundamentos; b) duas entrevistas semiestruturadas com a professora; c) observação de suas aulas; d) análise do seu material didático bem como de seu planejamento. Nem sempre foi possível correlacionar as práticas observadas aos saberes identificados, até porque nem todos os saberes necessariamente possuem uma contrapartida prática. A prática do professor, por sua vez, com todos os seus condicionantes, apesar do planejamento, nem sempre pôde ser relacionada a um saber no contexto nem sempre previsível da sala de aula. Feitas essas ressalvas, dentre os resultados, foi possível obter um quadro significativo de saberes e práticas coerentes. Além disso, o grande comprometimento da professora com o ensino na escola pública, visível tanto na sua atuação com os alunos como nos seus depoimentos, o seu posicionamento crítico, seu espírito inovador e criativo, que constituem o seu saber-ser, foram fatores fundamentais na configuração da prática pedagógica bem sucedida desta alfabetizadora.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/703710.21723/riaee.v9i2.7037Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 317-326Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 317-3261982-55872446-860610.21723/riaee.v9i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7037/5050Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Lenita Carmello deMonteiro, Dirce Charara2017-11-08T18:57:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7037Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:57:48Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Coerência entre saberes e práticas de uma professora alfabetizadora bem sucedida
title Coerência entre saberes e práticas de uma professora alfabetizadora bem sucedida
spellingShingle Coerência entre saberes e práticas de uma professora alfabetizadora bem sucedida
Almeida, Lenita Carmello de
title_short Coerência entre saberes e práticas de uma professora alfabetizadora bem sucedida
title_full Coerência entre saberes e práticas de uma professora alfabetizadora bem sucedida
title_fullStr Coerência entre saberes e práticas de uma professora alfabetizadora bem sucedida
title_full_unstemmed Coerência entre saberes e práticas de uma professora alfabetizadora bem sucedida
title_sort Coerência entre saberes e práticas de uma professora alfabetizadora bem sucedida
author Almeida, Lenita Carmello de
author_facet Almeida, Lenita Carmello de
Monteiro, Dirce Charara
author_role author
author2 Monteiro, Dirce Charara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Lenita Carmello de
Monteiro, Dirce Charara
description Apesar de investimentos na área educacional, o Brasil ainda continua com sérios problemas, principalmente nas questões referentes à alfabetização. Investigar os saberes e práticas de profissionais bem sucedidos pode fornecer diretrizes relevantes para o trabalho do professor alfabetizador, foco desta pesquisa. Nesse contexto, buscou-se analisar a coerência entre saberes e atividades que configurem a prática pedagógica de uma professora alfabetizadora bem sucedida, considerando as diferentes naturezas dos saberes e os condicionantes da prática pedagógica. Trata-se de um estudo de caso que constou das seguintes etapas: a) busca de fundamentos; b) duas entrevistas semiestruturadas com a professora; c) observação de suas aulas; d) análise do seu material didático bem como de seu planejamento. Nem sempre foi possível correlacionar as práticas observadas aos saberes identificados, até porque nem todos os saberes necessariamente possuem uma contrapartida prática. A prática do professor, por sua vez, com todos os seus condicionantes, apesar do planejamento, nem sempre pôde ser relacionada a um saber no contexto nem sempre previsível da sala de aula. Feitas essas ressalvas, dentre os resultados, foi possível obter um quadro significativo de saberes e práticas coerentes. Além disso, o grande comprometimento da professora com o ensino na escola pública, visível tanto na sua atuação com os alunos como nos seus depoimentos, o seu posicionamento crítico, seu espírito inovador e criativo, que constituem o seu saber-ser, foram fatores fundamentais na configuração da prática pedagógica bem sucedida desta alfabetizadora.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7037
10.21723/riaee.v9i2.7037
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7037
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i2.7037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7037/5050
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 317-326
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 317-326
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853554204672