Escolas públicas do município de Curitiba: as novas tecnologias nas escolas de tempo integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaionz, Rozane Rocha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moreira, Herivelto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8476
Resumo: O artigo teve como objetivo identificar a contribuição da formação inicial para a efetivação de práticas pedagógicas inovadoras no contexto da escola de tempo integral. O referencial teórico baseou-se na formação inicial dos professores e no uso das novas tecnologias com os alunos das escolas de tempo integral. Este estudo é uma pesquisa de método qualitativo. A escolha da abordagem qualitativa para  esse estudo se deu em virtude de ser uma abordagem oportuna para investigar situações cotidianas em um novo contexto. A técnica de coleta de dados foi a entrevista individual semiestruturada (conversação gravada e depois transcrita, tendo apenas um roteiro inicial com perguntas abertas) realizada com quinze professores de diferentes escolas localizadas em oito regionais no município de Curitiba. Da análise dos dados emergiram duas categorias que tratam da formação inicial dos professores e também as implicações das TICs nas escolas de tempo integral. Os dados mostram que há divergência entre os professores no que diz respeito ao uso das TICs nas escolas de tempo integral, ou seja, os  professores que tiveram formação inicial no uso das TICs em sala de aula consideram que os alunos matriculados nas escolas de tempo integral têm mais acesso às TICs, como também, demonstram apresentar melhor oralidade e argumentação em relação aos alunos que ficam em tempo regular. Os professores que não tiveram formação incial para uso das TICs consideram que a ampliação da jornada diária não implica em maior acesso às TICs e melhor desempenho no processo ensino e aprendizagem. 
id UNESP-15_d47f203a266ff6af758ecbe873f7ab47
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8476
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Escolas públicas do município de Curitiba: as novas tecnologias nas escolas de tempo integralTecnologias da Informação e Comunicação. Formação de professores. Educação em tempo integral.O artigo teve como objetivo identificar a contribuição da formação inicial para a efetivação de práticas pedagógicas inovadoras no contexto da escola de tempo integral. O referencial teórico baseou-se na formação inicial dos professores e no uso das novas tecnologias com os alunos das escolas de tempo integral. Este estudo é uma pesquisa de método qualitativo. A escolha da abordagem qualitativa para  esse estudo se deu em virtude de ser uma abordagem oportuna para investigar situações cotidianas em um novo contexto. A técnica de coleta de dados foi a entrevista individual semiestruturada (conversação gravada e depois transcrita, tendo apenas um roteiro inicial com perguntas abertas) realizada com quinze professores de diferentes escolas localizadas em oito regionais no município de Curitiba. Da análise dos dados emergiram duas categorias que tratam da formação inicial dos professores e também as implicações das TICs nas escolas de tempo integral. Os dados mostram que há divergência entre os professores no que diz respeito ao uso das TICs nas escolas de tempo integral, ou seja, os  professores que tiveram formação inicial no uso das TICs em sala de aula consideram que os alunos matriculados nas escolas de tempo integral têm mais acesso às TICs, como também, demonstram apresentar melhor oralidade e argumentação em relação aos alunos que ficam em tempo regular. Os professores que não tiveram formação incial para uso das TICs consideram que a ampliação da jornada diária não implica em maior acesso às TICs e melhor desempenho no processo ensino e aprendizagem. Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/847610.21723/riaee.v12.n1.8476Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 350-370Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 350-3701982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8476/6270Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZaionz, Rozane RochaMoreira, Herivelto2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8476Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolas públicas do município de Curitiba: as novas tecnologias nas escolas de tempo integral
title Escolas públicas do município de Curitiba: as novas tecnologias nas escolas de tempo integral
spellingShingle Escolas públicas do município de Curitiba: as novas tecnologias nas escolas de tempo integral
Zaionz, Rozane Rocha
Tecnologias da Informação e Comunicação. Formação de professores. Educação em tempo integral.
title_short Escolas públicas do município de Curitiba: as novas tecnologias nas escolas de tempo integral
title_full Escolas públicas do município de Curitiba: as novas tecnologias nas escolas de tempo integral
title_fullStr Escolas públicas do município de Curitiba: as novas tecnologias nas escolas de tempo integral
title_full_unstemmed Escolas públicas do município de Curitiba: as novas tecnologias nas escolas de tempo integral
title_sort Escolas públicas do município de Curitiba: as novas tecnologias nas escolas de tempo integral
author Zaionz, Rozane Rocha
author_facet Zaionz, Rozane Rocha
Moreira, Herivelto
author_role author
author2 Moreira, Herivelto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaionz, Rozane Rocha
Moreira, Herivelto
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação. Formação de professores. Educação em tempo integral.
topic Tecnologias da Informação e Comunicação. Formação de professores. Educação em tempo integral.
description O artigo teve como objetivo identificar a contribuição da formação inicial para a efetivação de práticas pedagógicas inovadoras no contexto da escola de tempo integral. O referencial teórico baseou-se na formação inicial dos professores e no uso das novas tecnologias com os alunos das escolas de tempo integral. Este estudo é uma pesquisa de método qualitativo. A escolha da abordagem qualitativa para  esse estudo se deu em virtude de ser uma abordagem oportuna para investigar situações cotidianas em um novo contexto. A técnica de coleta de dados foi a entrevista individual semiestruturada (conversação gravada e depois transcrita, tendo apenas um roteiro inicial com perguntas abertas) realizada com quinze professores de diferentes escolas localizadas em oito regionais no município de Curitiba. Da análise dos dados emergiram duas categorias que tratam da formação inicial dos professores e também as implicações das TICs nas escolas de tempo integral. Os dados mostram que há divergência entre os professores no que diz respeito ao uso das TICs nas escolas de tempo integral, ou seja, os  professores que tiveram formação inicial no uso das TICs em sala de aula consideram que os alunos matriculados nas escolas de tempo integral têm mais acesso às TICs, como também, demonstram apresentar melhor oralidade e argumentação em relação aos alunos que ficam em tempo regular. Os professores que não tiveram formação incial para uso das TICs consideram que a ampliação da jornada diária não implica em maior acesso às TICs e melhor desempenho no processo ensino e aprendizagem. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8476
10.21723/riaee.v12.n1.8476
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8476
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v12.n1.8476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8476/6270
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 350-370
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 350-370
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v12.n1.2017
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854484291584