Educação de tempo integral no Brasil, passos e descompassos: de Ruy Barbosa e Anísio Teixeira aos dias atuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8911 |
Resumo: | O presente artigo, de cunho bibliográfico e documental, objetiva refletir acerca das tentativas de implantação da Educação de Tempo Integral no Brasil. Para tanto, faz um resgate da reforma curricular proposta por Ruy Barbosa em 1879 que, mesmo não aprovada, tornou-se referência. Traz ainda a experiência de ensino integral de Anísio Teixeira com as Escolas Parque em Brasília, em 1960, narrando seu declínio dois anos mais tarde, devido a questões ideológicas e, principalmente, econômicas. Chegando aos dias atuais, apresenta a meta 6 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), que prevê a Educação de Tempo Integral em pelo menos 50% das escolas e 25% dos alunos da educação básica, tendo como principal estratégia o programa Mais Educação. Entretanto, mais uma vez as metas e estratégias encontram-se ameaçadas pelos cortes econômicos e política da descontinuidade, com a redução dos recursos. É mister, portanto, estabelecer mecanismos de resistência que possibilitem a efetivação das metas já traçadas e dos programas instituídos, bem como esforços de todas as esferas envolvidas, de maneira a impedir que o retrocesso, o descaso, o desconhecimento, e a falta de prioridade da educação nas políticas públicas continuem com este ciclo vicioso. |
id |
UNESP-15_df45cbb9de8e95d5f4af28724eac8c09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8911 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação de tempo integral no Brasil, passos e descompassos: de Ruy Barbosa e Anísio Teixeira aos dias atuaisEducação de Tempo Integral. Descontinuidade das Políticas Públicas. Mais Educação. Anísio Teixeira. Ruy Barbosa.O presente artigo, de cunho bibliográfico e documental, objetiva refletir acerca das tentativas de implantação da Educação de Tempo Integral no Brasil. Para tanto, faz um resgate da reforma curricular proposta por Ruy Barbosa em 1879 que, mesmo não aprovada, tornou-se referência. Traz ainda a experiência de ensino integral de Anísio Teixeira com as Escolas Parque em Brasília, em 1960, narrando seu declínio dois anos mais tarde, devido a questões ideológicas e, principalmente, econômicas. Chegando aos dias atuais, apresenta a meta 6 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), que prevê a Educação de Tempo Integral em pelo menos 50% das escolas e 25% dos alunos da educação básica, tendo como principal estratégia o programa Mais Educação. Entretanto, mais uma vez as metas e estratégias encontram-se ameaçadas pelos cortes econômicos e política da descontinuidade, com a redução dos recursos. É mister, portanto, estabelecer mecanismos de resistência que possibilitem a efetivação das metas já traçadas e dos programas instituídos, bem como esforços de todas as esferas envolvidas, de maneira a impedir que o retrocesso, o descaso, o desconhecimento, e a falta de prioridade da educação nas políticas públicas continuem com este ciclo vicioso.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/891110.21723/riaee.v12.n1.8911Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 422-439Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 422-4391982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8911/6274Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJung, Hildegard SusanaScheuermnann, Aniele ElisCanan, Silvia Regina2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8911Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de tempo integral no Brasil, passos e descompassos: de Ruy Barbosa e Anísio Teixeira aos dias atuais |
title |
Educação de tempo integral no Brasil, passos e descompassos: de Ruy Barbosa e Anísio Teixeira aos dias atuais |
spellingShingle |
Educação de tempo integral no Brasil, passos e descompassos: de Ruy Barbosa e Anísio Teixeira aos dias atuais Jung, Hildegard Susana Educação de Tempo Integral. Descontinuidade das Políticas Públicas. Mais Educação. Anísio Teixeira. Ruy Barbosa. |
title_short |
Educação de tempo integral no Brasil, passos e descompassos: de Ruy Barbosa e Anísio Teixeira aos dias atuais |
title_full |
Educação de tempo integral no Brasil, passos e descompassos: de Ruy Barbosa e Anísio Teixeira aos dias atuais |
title_fullStr |
Educação de tempo integral no Brasil, passos e descompassos: de Ruy Barbosa e Anísio Teixeira aos dias atuais |
title_full_unstemmed |
Educação de tempo integral no Brasil, passos e descompassos: de Ruy Barbosa e Anísio Teixeira aos dias atuais |
title_sort |
Educação de tempo integral no Brasil, passos e descompassos: de Ruy Barbosa e Anísio Teixeira aos dias atuais |
author |
Jung, Hildegard Susana |
author_facet |
Jung, Hildegard Susana Scheuermnann, Aniele Elis Canan, Silvia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Scheuermnann, Aniele Elis Canan, Silvia Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jung, Hildegard Susana Scheuermnann, Aniele Elis Canan, Silvia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Tempo Integral. Descontinuidade das Políticas Públicas. Mais Educação. Anísio Teixeira. Ruy Barbosa. |
topic |
Educação de Tempo Integral. Descontinuidade das Políticas Públicas. Mais Educação. Anísio Teixeira. Ruy Barbosa. |
description |
O presente artigo, de cunho bibliográfico e documental, objetiva refletir acerca das tentativas de implantação da Educação de Tempo Integral no Brasil. Para tanto, faz um resgate da reforma curricular proposta por Ruy Barbosa em 1879 que, mesmo não aprovada, tornou-se referência. Traz ainda a experiência de ensino integral de Anísio Teixeira com as Escolas Parque em Brasília, em 1960, narrando seu declínio dois anos mais tarde, devido a questões ideológicas e, principalmente, econômicas. Chegando aos dias atuais, apresenta a meta 6 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), que prevê a Educação de Tempo Integral em pelo menos 50% das escolas e 25% dos alunos da educação básica, tendo como principal estratégia o programa Mais Educação. Entretanto, mais uma vez as metas e estratégias encontram-se ameaçadas pelos cortes econômicos e política da descontinuidade, com a redução dos recursos. É mister, portanto, estabelecer mecanismos de resistência que possibilitem a efetivação das metas já traçadas e dos programas instituídos, bem como esforços de todas as esferas envolvidas, de maneira a impedir que o retrocesso, o descaso, o desconhecimento, e a falta de prioridade da educação nas políticas públicas continuem com este ciclo vicioso. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8911 10.21723/riaee.v12.n1.8911 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8911 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v12.n1.8911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8911/6274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 422-439 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 422-439 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v12.n1.2017 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854963490816 |