Saberes docentes em ruptura: uma análise das concepções sobre a docência de professores em formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5752 |
Resumo: | Refletir sobre as concepções iniciais de futuros professores acerca da docência e do ensino, afirmando a importância dessas concepções para a construção dos saberes docentes e das práticas pedagógicas desse professor em formação é o objetivo deste texto. Destacam-se os resultados de pesquisa realizada com alunos do primeiro ano de um curso de Pedagogia acerca de suas concepções sobre a profissão e a prática docente. O texto ressalta que as concepções iniciais dos estudantes foram transformadas no processo de formação. Os que, inicialmente, apresentavam compreensão da profissão e da atuação profissional como arte (TARDIF, 2007), como ação que se realiza pela criatividade individual, somada às concepções relacionadas à vocação e altruísmo (BARROSO, 2006), transformaram essas concepções estabelecendo relação da profissão com prática profissional e técnica, apoiada em princípios científicos e pedagógicos. Buscando refletir sobre a formação profissional de professores, a partir dos resultados da pesquisa, o texto indica para ações de formação voltadas à análise e reflexão dos contextos e atividades locais dos professores como potencializadoras da ruptura com as concepções iniciais e da construção de novos e outros saberes docentes, bem como para as interlocuções entre os participantes da formação. |
id |
UNESP-15_e6f009913042d03d660521a94a784aa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5752 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes docentes em ruptura: uma análise das concepções sobre a docência de professores em formaçãoRefletir sobre as concepções iniciais de futuros professores acerca da docência e do ensino, afirmando a importância dessas concepções para a construção dos saberes docentes e das práticas pedagógicas desse professor em formação é o objetivo deste texto. Destacam-se os resultados de pesquisa realizada com alunos do primeiro ano de um curso de Pedagogia acerca de suas concepções sobre a profissão e a prática docente. O texto ressalta que as concepções iniciais dos estudantes foram transformadas no processo de formação. Os que, inicialmente, apresentavam compreensão da profissão e da atuação profissional como arte (TARDIF, 2007), como ação que se realiza pela criatividade individual, somada às concepções relacionadas à vocação e altruísmo (BARROSO, 2006), transformaram essas concepções estabelecendo relação da profissão com prática profissional e técnica, apoiada em princípios científicos e pedagógicos. Buscando refletir sobre a formação profissional de professores, a partir dos resultados da pesquisa, o texto indica para ações de formação voltadas à análise e reflexão dos contextos e atividades locais dos professores como potencializadoras da ruptura com as concepções iniciais e da construção de novos e outros saberes docentes, bem como para as interlocuções entre os participantes da formação.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/575210.21723/riaee.v8i2.5752Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 421-438Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 2 (2013); 421-4381982-55872446-860610.21723/riaee.v8i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5752/4809Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, CristianeFernandes, Carla Helena2017-11-08T14:24:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5752Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:24:32Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes em ruptura: uma análise das concepções sobre a docência de professores em formação |
title |
Saberes docentes em ruptura: uma análise das concepções sobre a docência de professores em formação |
spellingShingle |
Saberes docentes em ruptura: uma análise das concepções sobre a docência de professores em formação Machado, Cristiane |
title_short |
Saberes docentes em ruptura: uma análise das concepções sobre a docência de professores em formação |
title_full |
Saberes docentes em ruptura: uma análise das concepções sobre a docência de professores em formação |
title_fullStr |
Saberes docentes em ruptura: uma análise das concepções sobre a docência de professores em formação |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes em ruptura: uma análise das concepções sobre a docência de professores em formação |
title_sort |
Saberes docentes em ruptura: uma análise das concepções sobre a docência de professores em formação |
author |
Machado, Cristiane |
author_facet |
Machado, Cristiane Fernandes, Carla Helena |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Carla Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Cristiane Fernandes, Carla Helena |
description |
Refletir sobre as concepções iniciais de futuros professores acerca da docência e do ensino, afirmando a importância dessas concepções para a construção dos saberes docentes e das práticas pedagógicas desse professor em formação é o objetivo deste texto. Destacam-se os resultados de pesquisa realizada com alunos do primeiro ano de um curso de Pedagogia acerca de suas concepções sobre a profissão e a prática docente. O texto ressalta que as concepções iniciais dos estudantes foram transformadas no processo de formação. Os que, inicialmente, apresentavam compreensão da profissão e da atuação profissional como arte (TARDIF, 2007), como ação que se realiza pela criatividade individual, somada às concepções relacionadas à vocação e altruísmo (BARROSO, 2006), transformaram essas concepções estabelecendo relação da profissão com prática profissional e técnica, apoiada em princípios científicos e pedagógicos. Buscando refletir sobre a formação profissional de professores, a partir dos resultados da pesquisa, o texto indica para ações de formação voltadas à análise e reflexão dos contextos e atividades locais dos professores como potencializadoras da ruptura com as concepções iniciais e da construção de novos e outros saberes docentes, bem como para as interlocuções entre os participantes da formação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5752 10.21723/riaee.v8i2.5752 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5752 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v8i2.5752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5752/4809 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 421-438 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 2 (2013); 421-438 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v8i2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853055082496 |