Contemporaneidade: novos desafios educacionais com o advento das tecnologias da informação e comunição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milani, Débora Raquel da Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6661
Resumo: Este trabalho tem por objetivo delinear possíveis caminhos de investigação, observação e análise sobre os impasses contemporâneos, colocados no cotidiano escolar e, para além dele, especificamente do currículo cultural mediatizado pelas novas tecnologias da informação. A metodologia utilizada foi a pesquisa de tipo etnográfico, por se tratar de uma pesquisa de campo que favorece a finalidade de mapear a instituição escolar e as práticas inseridas no contexto dos desafios tecnológicos e midiáticos. Considerou-se, assim, enquanto norte para esta pesquisa, o paradigma holonômico, na medida em que o mesmo nos permite pensar uma nova organizacionalidade. A partir dele nos foi permitido organizar a esfera da ação e o vislumbrar da dimensão simbólica, que dá entorno às questões investigadas. Conclui-se que a Tecnologia da Informação e Comunicação tem papel imprescindível a desempenhar, pois junto com ela, novas técnicas cognitivas, maneiras de vivenciar a cultura, modos de percepção do tempo e espaço são desenvolvidos.
id UNESP-15_eeaadb9c2d523c2d2cd69c31fa871a93
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6661
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Contemporaneidade: novos desafios educacionais com o advento das tecnologias da informação e comuniçãoEste trabalho tem por objetivo delinear possíveis caminhos de investigação, observação e análise sobre os impasses contemporâneos, colocados no cotidiano escolar e, para além dele, especificamente do currículo cultural mediatizado pelas novas tecnologias da informação. A metodologia utilizada foi a pesquisa de tipo etnográfico, por se tratar de uma pesquisa de campo que favorece a finalidade de mapear a instituição escolar e as práticas inseridas no contexto dos desafios tecnológicos e midiáticos. Considerou-se, assim, enquanto norte para esta pesquisa, o paradigma holonômico, na medida em que o mesmo nos permite pensar uma nova organizacionalidade. A partir dele nos foi permitido organizar a esfera da ação e o vislumbrar da dimensão simbólica, que dá entorno às questões investigadas. Conclui-se que a Tecnologia da Informação e Comunicação tem papel imprescindível a desempenhar, pois junto com ela, novas técnicas cognitivas, maneiras de vivenciar a cultura, modos de percepção do tempo e espaço são desenvolvidos.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/666110.21723/riaee.v8i4.6661Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 1006-1018Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 4 (2013); 1006-10181982-55872446-860610.21723/riaee.v8i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6661/4903Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMilani, Débora Raquel da Costa2017-11-08T17:42:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6661Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T17:42:34Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contemporaneidade: novos desafios educacionais com o advento das tecnologias da informação e comunição
title Contemporaneidade: novos desafios educacionais com o advento das tecnologias da informação e comunição
spellingShingle Contemporaneidade: novos desafios educacionais com o advento das tecnologias da informação e comunição
Milani, Débora Raquel da Costa
title_short Contemporaneidade: novos desafios educacionais com o advento das tecnologias da informação e comunição
title_full Contemporaneidade: novos desafios educacionais com o advento das tecnologias da informação e comunição
title_fullStr Contemporaneidade: novos desafios educacionais com o advento das tecnologias da informação e comunição
title_full_unstemmed Contemporaneidade: novos desafios educacionais com o advento das tecnologias da informação e comunição
title_sort Contemporaneidade: novos desafios educacionais com o advento das tecnologias da informação e comunição
author Milani, Débora Raquel da Costa
author_facet Milani, Débora Raquel da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milani, Débora Raquel da Costa
description Este trabalho tem por objetivo delinear possíveis caminhos de investigação, observação e análise sobre os impasses contemporâneos, colocados no cotidiano escolar e, para além dele, especificamente do currículo cultural mediatizado pelas novas tecnologias da informação. A metodologia utilizada foi a pesquisa de tipo etnográfico, por se tratar de uma pesquisa de campo que favorece a finalidade de mapear a instituição escolar e as práticas inseridas no contexto dos desafios tecnológicos e midiáticos. Considerou-se, assim, enquanto norte para esta pesquisa, o paradigma holonômico, na medida em que o mesmo nos permite pensar uma nova organizacionalidade. A partir dele nos foi permitido organizar a esfera da ação e o vislumbrar da dimensão simbólica, que dá entorno às questões investigadas. Conclui-se que a Tecnologia da Informação e Comunicação tem papel imprescindível a desempenhar, pois junto com ela, novas técnicas cognitivas, maneiras de vivenciar a cultura, modos de percepção do tempo e espaço são desenvolvidos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6661
10.21723/riaee.v8i4.6661
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6661
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i4.6661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6661/4903
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 1006-1018
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 4 (2013); 1006-1018
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i4
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853482901504