A dominação masculina de Pierre Bourdieu: críticas e reflexões a partir da psicologia analítica
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7050 |
Resumo: | O presente artigo, de cunho bibliográfico, teve como objetivo fazer uma reflexão da obra A dominação masculina de Pierre Bourdieu a partir dos conceitos da Psicologia Analítica de C. G. Jung. Esta corrente da Psicologia fundamenta-se, entre outras questões, na análise dos princípios masculino e feminino, trazendo um aparato diferenciado para a discussão das ideias trazidas por Bourdieu que envolvem a dominação masculina. A leitura da Psicologia Analítica compreende a questão desta dominação a partir da visão patriarcal da sociedade, corroborando com Bourdieu na questão da submissão que esta cultura impõe à mulher. No entanto, houve contrapontos no tocante à qualidade e validação do referencial feminino, que a teoria bourdieuniana parece desqualificar. Entre as permanências e mudanças das estruturas que reproduzem a ordem masculina, ambas as teorias se mostram concordantes com as atualizações referentes à estrutura patriarcal. |
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A dominação masculina de Pierre Bourdieu: críticas e reflexões a partir da psicologia analíticaO presente artigo, de cunho bibliográfico, teve como objetivo fazer uma reflexão da obra A dominação masculina de Pierre Bourdieu a partir dos conceitos da Psicologia Analítica de C. G. Jung. Esta corrente da Psicologia fundamenta-se, entre outras questões, na análise dos princípios masculino e feminino, trazendo um aparato diferenciado para a discussão das ideias trazidas por Bourdieu que envolvem a dominação masculina. A leitura da Psicologia Analítica compreende a questão desta dominação a partir da visão patriarcal da sociedade, corroborando com Bourdieu na questão da submissão que esta cultura impõe à mulher. No entanto, houve contrapontos no tocante à qualidade e validação do referencial feminino, que a teoria bourdieuniana parece desqualificar. Entre as permanências e mudanças das estruturas que reproduzem a ordem masculina, ambas as teorias se mostram concordantes com as atualizações referentes à estrutura patriarcal.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/705010.21723/riaee.v9i2.7050Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 470-487Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 470-4871982-55872446-860610.21723/riaee.v9i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7050/5063Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLazdan, Alessandra MunhozReina, Fábio TadeuMuzzeti, Luci ReginaRibeiro, Paulo Rennes Marçal2017-11-08T18:57:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7050Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:57:48Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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