O papel dos gestores na construção da moralidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6597 |
Resumo: | A presente comunicação tem como objetivo pensar a moralidade na escola, no contexto do relativismo ético contemporâneo. O foco de nossa análise é o papel dos gestores na construção desses valores. Utilizamos a concepção de educação moral que considera os valores como investimentos afetivos capazes de serem formados no espaço escolar. Essa corrente teórica foi revista a partir das transformações da sociedade contemporânea com os autores Puig (1998), La Taille (2009) e Araújo (2007). Este trabalho dividiu-se em três momentos distintos. O primeiro deles problematiza a educação moral na atualidade. No segundo momento, matizamos acerca de caminhos possíveis para a construção da moral. Por fim, pensamos no papel dos gestores que atuam entre a lei e os educadores. Foi possível concluir que os gestores têm uma contribuição central na construção da moral na escola, pois devem ajudar a construir os espaços de debate, assim como criar uma escola que possibilite a vivência na moralidade. |
id |
UNESP-15_f5dd3f10168337d7545ab4484643bcd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6597 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel dos gestores na construção da moralidadeA presente comunicação tem como objetivo pensar a moralidade na escola, no contexto do relativismo ético contemporâneo. O foco de nossa análise é o papel dos gestores na construção desses valores. Utilizamos a concepção de educação moral que considera os valores como investimentos afetivos capazes de serem formados no espaço escolar. Essa corrente teórica foi revista a partir das transformações da sociedade contemporânea com os autores Puig (1998), La Taille (2009) e Araújo (2007). Este trabalho dividiu-se em três momentos distintos. O primeiro deles problematiza a educação moral na atualidade. No segundo momento, matizamos acerca de caminhos possíveis para a construção da moral. Por fim, pensamos no papel dos gestores que atuam entre a lei e os educadores. Foi possível concluir que os gestores têm uma contribuição central na construção da moral na escola, pois devem ajudar a construir os espaços de debate, assim como criar uma escola que possibilite a vivência na moralidade.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/659710.21723/riaee.v8i3.6597Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 3 (2013); 747-756Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 3 (2013); 747-7561982-55872446-860610.21723/riaee.v8i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6597/4854Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSenne, Marina Novaes deRibeiro, Ricardo2017-11-08T17:35:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6597Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T17:35:01Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel dos gestores na construção da moralidade |
title |
O papel dos gestores na construção da moralidade |
spellingShingle |
O papel dos gestores na construção da moralidade Senne, Marina Novaes de |
title_short |
O papel dos gestores na construção da moralidade |
title_full |
O papel dos gestores na construção da moralidade |
title_fullStr |
O papel dos gestores na construção da moralidade |
title_full_unstemmed |
O papel dos gestores na construção da moralidade |
title_sort |
O papel dos gestores na construção da moralidade |
author |
Senne, Marina Novaes de |
author_facet |
Senne, Marina Novaes de Ribeiro, Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Ricardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Senne, Marina Novaes de Ribeiro, Ricardo |
description |
A presente comunicação tem como objetivo pensar a moralidade na escola, no contexto do relativismo ético contemporâneo. O foco de nossa análise é o papel dos gestores na construção desses valores. Utilizamos a concepção de educação moral que considera os valores como investimentos afetivos capazes de serem formados no espaço escolar. Essa corrente teórica foi revista a partir das transformações da sociedade contemporânea com os autores Puig (1998), La Taille (2009) e Araújo (2007). Este trabalho dividiu-se em três momentos distintos. O primeiro deles problematiza a educação moral na atualidade. No segundo momento, matizamos acerca de caminhos possíveis para a construção da moral. Por fim, pensamos no papel dos gestores que atuam entre a lei e os educadores. Foi possível concluir que os gestores têm uma contribuição central na construção da moral na escola, pois devem ajudar a construir os espaços de debate, assim como criar uma escola que possibilite a vivência na moralidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6597 10.21723/riaee.v8i3.6597 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6597 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v8i3.6597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6597/4854 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 3 (2013); 747-756 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 3 (2013); 747-756 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v8i3 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853470318592 |