A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Maria Alves de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Maia, Lucíola Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5846
Resumo: Entendendo a educação como um direito de todos e que foi conquistado desde a Constituição Federal (1988). Neste sentido, este estudo tem como objetivo central desvelar o percurso histórico da educação brasileira para em seguida, analisar a efetivação do direito à educação compreendendo a dinâmica política em prol de sua garantia. Além de destacar a atuação intelectual e prática de Florestan Fernandes na investida em favor da democratização da educação brasileira. O trabalho foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como principais balizadores Candido (2001) Saviani (1996), Ianni (2004). Ademais, tomamos por referência artigos científicos e revistas que terçam sobre o assunto. Nesse ínterim, percebemos que a prática educativa, a produção científica e a militância incansável da ação de Florestan Fernandes permanecem como uma contribuição significativa, servindo de exemplo impulsionador as lutas que somos convocados a travar em prol da democratização e da qualidade da educação.
id UNESP-15_ff337d31e3d8ee4103524f56e408939d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5846
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratizaçãoEntendendo a educação como um direito de todos e que foi conquistado desde a Constituição Federal (1988). Neste sentido, este estudo tem como objetivo central desvelar o percurso histórico da educação brasileira para em seguida, analisar a efetivação do direito à educação compreendendo a dinâmica política em prol de sua garantia. Além de destacar a atuação intelectual e prática de Florestan Fernandes na investida em favor da democratização da educação brasileira. O trabalho foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como principais balizadores Candido (2001) Saviani (1996), Ianni (2004). Ademais, tomamos por referência artigos científicos e revistas que terçam sobre o assunto. Nesse ínterim, percebemos que a prática educativa, a produção científica e a militância incansável da ação de Florestan Fernandes permanecem como uma contribuição significativa, servindo de exemplo impulsionador as lutas que somos convocados a travar em prol da democratização e da qualidade da educação.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/584610.21723/riaee.v8i2.5846Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 354-366Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 2 (2013); 354-3661982-55872446-860610.21723/riaee.v8i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5846/4801Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Ana Maria Alves deMaia, Lucíola Andrade2017-11-08T14:24:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5846Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:24:32Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização
title A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização
spellingShingle A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização
Almeida, Ana Maria Alves de
title_short A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização
title_full A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização
title_fullStr A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização
title_full_unstemmed A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização
title_sort A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização
author Almeida, Ana Maria Alves de
author_facet Almeida, Ana Maria Alves de
Maia, Lucíola Andrade
author_role author
author2 Maia, Lucíola Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Maria Alves de
Maia, Lucíola Andrade
description Entendendo a educação como um direito de todos e que foi conquistado desde a Constituição Federal (1988). Neste sentido, este estudo tem como objetivo central desvelar o percurso histórico da educação brasileira para em seguida, analisar a efetivação do direito à educação compreendendo a dinâmica política em prol de sua garantia. Além de destacar a atuação intelectual e prática de Florestan Fernandes na investida em favor da democratização da educação brasileira. O trabalho foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como principais balizadores Candido (2001) Saviani (1996), Ianni (2004). Ademais, tomamos por referência artigos científicos e revistas que terçam sobre o assunto. Nesse ínterim, percebemos que a prática educativa, a produção científica e a militância incansável da ação de Florestan Fernandes permanecem como uma contribuição significativa, servindo de exemplo impulsionador as lutas que somos convocados a travar em prol da democratização e da qualidade da educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5846
10.21723/riaee.v8i2.5846
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5846
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i2.5846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5846/4801
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 354-366
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 2 (2013); 354-366
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853060325376