A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5846 |
Resumo: | Entendendo a educação como um direito de todos e que foi conquistado desde a Constituição Federal (1988). Neste sentido, este estudo tem como objetivo central desvelar o percurso histórico da educação brasileira para em seguida, analisar a efetivação do direito à educação compreendendo a dinâmica política em prol de sua garantia. Além de destacar a atuação intelectual e prática de Florestan Fernandes na investida em favor da democratização da educação brasileira. O trabalho foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como principais balizadores Candido (2001) Saviani (1996), Ianni (2004). Ademais, tomamos por referência artigos científicos e revistas que terçam sobre o assunto. Nesse ínterim, percebemos que a prática educativa, a produção científica e a militância incansável da ação de Florestan Fernandes permanecem como uma contribuição significativa, servindo de exemplo impulsionador as lutas que somos convocados a travar em prol da democratização e da qualidade da educação. |
id |
UNESP-15_ff337d31e3d8ee4103524f56e408939d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5846 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratizaçãoEntendendo a educação como um direito de todos e que foi conquistado desde a Constituição Federal (1988). Neste sentido, este estudo tem como objetivo central desvelar o percurso histórico da educação brasileira para em seguida, analisar a efetivação do direito à educação compreendendo a dinâmica política em prol de sua garantia. Além de destacar a atuação intelectual e prática de Florestan Fernandes na investida em favor da democratização da educação brasileira. O trabalho foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como principais balizadores Candido (2001) Saviani (1996), Ianni (2004). Ademais, tomamos por referência artigos científicos e revistas que terçam sobre o assunto. Nesse ínterim, percebemos que a prática educativa, a produção científica e a militância incansável da ação de Florestan Fernandes permanecem como uma contribuição significativa, servindo de exemplo impulsionador as lutas que somos convocados a travar em prol da democratização e da qualidade da educação.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/584610.21723/riaee.v8i2.5846Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 354-366Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 2 (2013); 354-3661982-55872446-860610.21723/riaee.v8i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5846/4801Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Ana Maria Alves deMaia, Lucíola Andrade2017-11-08T14:24:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5846Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:24:32Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização |
title |
A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização |
spellingShingle |
A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização Almeida, Ana Maria Alves de |
title_short |
A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização |
title_full |
A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização |
title_fullStr |
A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização |
title_full_unstemmed |
A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização |
title_sort |
A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização |
author |
Almeida, Ana Maria Alves de |
author_facet |
Almeida, Ana Maria Alves de Maia, Lucíola Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Lucíola Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ana Maria Alves de Maia, Lucíola Andrade |
description |
Entendendo a educação como um direito de todos e que foi conquistado desde a Constituição Federal (1988). Neste sentido, este estudo tem como objetivo central desvelar o percurso histórico da educação brasileira para em seguida, analisar a efetivação do direito à educação compreendendo a dinâmica política em prol de sua garantia. Além de destacar a atuação intelectual e prática de Florestan Fernandes na investida em favor da democratização da educação brasileira. O trabalho foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como principais balizadores Candido (2001) Saviani (1996), Ianni (2004). Ademais, tomamos por referência artigos científicos e revistas que terçam sobre o assunto. Nesse ínterim, percebemos que a prática educativa, a produção científica e a militância incansável da ação de Florestan Fernandes permanecem como uma contribuição significativa, servindo de exemplo impulsionador as lutas que somos convocados a travar em prol da democratização e da qualidade da educação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5846 10.21723/riaee.v8i2.5846 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5846 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v8i2.5846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5846/4801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 354-366 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 2 (2013); 354-366 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v8i2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853060325376 |