Acesso a orientações de higiene bucal entre escolares da rede pública de ensino
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Odontologia da UNESP |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772014000600414 |
Resumo: | Introdução:O acesso à educação em saúde bucal é considerado um importante preditor para avaliação das condições e dos comportamentos em saúde bucal. Crianças com 12 anos estão, em sua maioria, inseridas no ambiente escolar, sendo a escola um ambiente educacional e social propício para que conhecimentos e mudanças de comportamento sejam trabalhados.Objetivo:Propõe-se identificar a prevalência do acesso a orientações de higiene bucal entre escolares da Rede Pública de Ensino e os fatores associados a esse acesso.Metodologia:Trata-se de um estudo transversal, analítico, conduzido entre escolares de 12 anos de idade de um município brasileiro de grande porte populacional. Os exames foram realizados por 24 Cirurgiões-Dentistas treinados e calibrados com auxílio de 24 anotadores. A coleta de dados ocorreu em 36 escolas públicas, sorteadas dentre as 89 escolas do município. Foram conduzidas análises descritivas, univariadas e múltiplas (OR/IC95%).Resultado:Dos 2.755 escolares avaliados, 2.510 foram incluídos. Destes, 2.173 (86,6%) receberam orientações de higiene bucal. O acesso a orientações de higiene bucal foi maior entre escolares do sexo masculino e dentre os que utilizaram serviços odontológicos privados ou por convênio. Foi menor entre os que usaram o serviço odontológico para tratamento e há mais de um ano, dentre os que não recebiam assistência odontológica na escola e entre aqueles que relataram uma frequência de higiene bucal de uma vez por dia.Conclusão:A maioria dos escolares teve acesso a orientações de higiene bucal, estando este acesso associado a variáveis referentes aos determinantes pessoais, ao serviço de saúde e aos comportamentos. |
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