Prevalência de mordida aberta e fatores associados em pré-escolares de Salvador-BA em 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO,Amanda Araújo de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: ALMEIDA,Tatiana Frederico de, CANGUSSU,Maria Cristina Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Odontologia da UNESP
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772020000100426
Resumo: Resumo Introdução A mordida aberta anterior é um dos tipos de má-oclusão mais frequentes em pré-escolares, sendo considerada um dos problemas oclusais mais difíceis de tratar, principalmente por sua etiologia multifatorial e sua íntima relação com hábitos bucais deletérios. Objetivo Identificar a prevalência de mordida aberta anterior nos pré-escolares de Salvador-BA, bem como fatores potencialmente associados à mesma. Material e método Trata-se de um estudo de corte transversal em 1.577 crianças em idade pré-escolar (36 a 71 meses), que frequentavam creches públicas municipais de Salvador-BA. Resultado A média de idade das crianças foi aproximadamente 54 meses. A maioria pertencia ao sexo masculino (50,29%). A população de estudo foi predominantemente composta por negros e pardos (92,02%). A prevalência de má-oclusão foi de 40,46% e, destes, 14,02% possuíam mordida aberta. Com relação à escolaridade, a maior parte das mães (55,86%) e dos pais (50,08%) foi igual ou superior ao Ensino Fundamental II Completo. A sucção digital foi comum em 6,73% das crianças e 10,39% faziam sucção de chupeta. Foram identificados, como fatores de proteção à mordida aberta, a escolaridade do pai maior ou igual ao Ensino Fundamental II completo (RP= 0,62 IC= 0,41-0,95) e a onicofagia (RP= 0,34 IC= 0,21-0,56). Como fatores de risco, identificaram-se o uso de chupeta (RP= 17,98 IC= 10,91-29,62) e a sucção digital (RP= 11,04 IC= 6,0-20,32). Conclusão Medidas educativas direcionadas aos pais e responsáveis se fazem essenciais para a prevenção do desenvolvimento de hábitos deletérios nos pré-escolares. Outros estudos são necessários a fim de aprofundar o entendimento sobre os fatores de proteção identificados neste estudo.
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