Infiltração marginal microbiana em selamento coronário duplo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parron,Lauren Fernanda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Panerari,Alini Leopoldo da Silva, Cimardi,Ana Claudia Baladelli da Silva, Victorino,Fausto Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Odontologia da UNESP
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772014000600409
Resumo: Introdução:O selamento coronário deve ser eficiente em impedir a penetração de saliva e seus contaminantes para o interior do sistema de canais radiculares.Objetivo:Avaliar o grau de infiltração microbiana em selamento duplo coronário utilizando Coltosol® associado ao MaxxionR® e ao Bioplic®.Material e método:Foram utilizados dentes pré-molares humanos extraídos, nos quais foram realizadas aberturas coronárias padronizadas com seis milímetros de profundidade. Os grupos foram divididos de acordo com os cimentos restauradores provisórios: Grupo I – Bioplic®; Grupo II: Bioplic® + Coltosol®; Grupo III: Maxxion R®; Grupo IV: Maxxion R® + Coltosol®; Grupo V - Coltosol®; Grupo controle. Foi confeccionado um dispositivo adaptando-se os dentes na porção inferior de tubos Eppendorf®, de modo que dois terços se projetem para fora do tubo plástico. O dispositivo foi fixado em frasco de vidro, contendo 7 mL de caldo estéril "Brain Heart Infusion". Na porção superior do tubo Eppendorf, foi realizada a inoculação de Enterococcus faecalis. A leitura foi realizada a cada 24h, durante 30 dias, avaliando-se a turvação no meio de cultura em contato com o ápice dentário. Os resultados foram submetidos ao teste estatístico Kruskal-Wallis (p<0,05).Resultado:Houve infiltração em todos os grupos ao final dos 30 dias e os grupos I e IV apresentaram 50% de infiltração. Os grupos IV e V apresentaram infiltração em cinco dias e o grupo III, em 26 dias.Conclusão:A associação entre os cimentos restauradores provisórios não impediu nem diminuiu a infiltração marginal de Enterococcus faecalis.
id UNESP-16_5afe35b67121b252b0fa64ba3685b429
oai_identifier_str oai:scielo:S1807-25772014000600409
network_acronym_str UNESP-16
network_name_str Revista de Odontologia da UNESP
repository_id_str
spelling Infiltração marginal microbiana em selamento coronário duploInfiltração dentáriarestauração dentária temporáriaEnterococcus faecalisIntrodução:O selamento coronário deve ser eficiente em impedir a penetração de saliva e seus contaminantes para o interior do sistema de canais radiculares.Objetivo:Avaliar o grau de infiltração microbiana em selamento duplo coronário utilizando Coltosol® associado ao MaxxionR® e ao Bioplic®.Material e método:Foram utilizados dentes pré-molares humanos extraídos, nos quais foram realizadas aberturas coronárias padronizadas com seis milímetros de profundidade. Os grupos foram divididos de acordo com os cimentos restauradores provisórios: Grupo I – Bioplic®; Grupo II: Bioplic® + Coltosol®; Grupo III: Maxxion R®; Grupo IV: Maxxion R® + Coltosol®; Grupo V - Coltosol®; Grupo controle. Foi confeccionado um dispositivo adaptando-se os dentes na porção inferior de tubos Eppendorf®, de modo que dois terços se projetem para fora do tubo plástico. O dispositivo foi fixado em frasco de vidro, contendo 7 mL de caldo estéril "Brain Heart Infusion". Na porção superior do tubo Eppendorf, foi realizada a inoculação de Enterococcus faecalis. A leitura foi realizada a cada 24h, durante 30 dias, avaliando-se a turvação no meio de cultura em contato com o ápice dentário. Os resultados foram submetidos ao teste estatístico Kruskal-Wallis (p<0,05).Resultado:Houve infiltração em todos os grupos ao final dos 30 dias e os grupos I e IV apresentaram 50% de infiltração. Os grupos IV e V apresentaram infiltração em cinco dias e o grupo III, em 26 dias.Conclusão:A associação entre os cimentos restauradores provisórios não impediu nem diminuiu a infiltração marginal de Enterococcus faecalis.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772014000600409Revista de Odontologia da UNESP v.43 n.6 2014reponame:Revista de Odontologia da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-2577.1031info:eu-repo/semantics/openAccessParron,Lauren FernandaPanerari,Alini Leopoldo da SilvaCimardi,Ana Claudia Baladelli da SilvaVictorino,Fausto Rodrigopor2015-09-24T00:00:00Zoai:scielo:S1807-25772014000600409Revistahttps://www.revodontolunesp.com.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||adriana@foar.unesp.br1807-25770101-1774opendoar:2015-09-24T00:00Revista de Odontologia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Infiltração marginal microbiana em selamento coronário duplo
title Infiltração marginal microbiana em selamento coronário duplo
spellingShingle Infiltração marginal microbiana em selamento coronário duplo
Parron,Lauren Fernanda
Infiltração dentária
restauração dentária temporária
Enterococcus faecalis
title_short Infiltração marginal microbiana em selamento coronário duplo
title_full Infiltração marginal microbiana em selamento coronário duplo
title_fullStr Infiltração marginal microbiana em selamento coronário duplo
title_full_unstemmed Infiltração marginal microbiana em selamento coronário duplo
title_sort Infiltração marginal microbiana em selamento coronário duplo
author Parron,Lauren Fernanda
author_facet Parron,Lauren Fernanda
Panerari,Alini Leopoldo da Silva
Cimardi,Ana Claudia Baladelli da Silva
Victorino,Fausto Rodrigo
author_role author
author2 Panerari,Alini Leopoldo da Silva
Cimardi,Ana Claudia Baladelli da Silva
Victorino,Fausto Rodrigo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parron,Lauren Fernanda
Panerari,Alini Leopoldo da Silva
Cimardi,Ana Claudia Baladelli da Silva
Victorino,Fausto Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Infiltração dentária
restauração dentária temporária
Enterococcus faecalis
topic Infiltração dentária
restauração dentária temporária
Enterococcus faecalis
description Introdução:O selamento coronário deve ser eficiente em impedir a penetração de saliva e seus contaminantes para o interior do sistema de canais radiculares.Objetivo:Avaliar o grau de infiltração microbiana em selamento duplo coronário utilizando Coltosol® associado ao MaxxionR® e ao Bioplic®.Material e método:Foram utilizados dentes pré-molares humanos extraídos, nos quais foram realizadas aberturas coronárias padronizadas com seis milímetros de profundidade. Os grupos foram divididos de acordo com os cimentos restauradores provisórios: Grupo I – Bioplic®; Grupo II: Bioplic® + Coltosol®; Grupo III: Maxxion R®; Grupo IV: Maxxion R® + Coltosol®; Grupo V - Coltosol®; Grupo controle. Foi confeccionado um dispositivo adaptando-se os dentes na porção inferior de tubos Eppendorf®, de modo que dois terços se projetem para fora do tubo plástico. O dispositivo foi fixado em frasco de vidro, contendo 7 mL de caldo estéril "Brain Heart Infusion". Na porção superior do tubo Eppendorf, foi realizada a inoculação de Enterococcus faecalis. A leitura foi realizada a cada 24h, durante 30 dias, avaliando-se a turvação no meio de cultura em contato com o ápice dentário. Os resultados foram submetidos ao teste estatístico Kruskal-Wallis (p<0,05).Resultado:Houve infiltração em todos os grupos ao final dos 30 dias e os grupos I e IV apresentaram 50% de infiltração. Os grupos IV e V apresentaram infiltração em cinco dias e o grupo III, em 26 dias.Conclusão:A associação entre os cimentos restauradores provisórios não impediu nem diminuiu a infiltração marginal de Enterococcus faecalis.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772014000600409
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772014000600409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-2577.1031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Odontologia da UNESP v.43 n.6 2014
reponame:Revista de Odontologia da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de Odontologia da UNESP
collection Revista de Odontologia da UNESP
repository.name.fl_str_mv Revista de Odontologia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||adriana@foar.unesp.br
_version_ 1748958558924308480