Conhecimento de gestantes sobre o teste da linguinha em neonatos
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Odontologia da UNESP |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772018000600341 |
Resumo: | Resumo Introdução O diagnóstico e o tratamento precoce de anquiloglossia em bebês favorece o desenvolvimento adequado das funções orofaciais. O conhecimento popular sobre o teste da linguinha (TL) pode disseminar sua realização. Objetivo Verificar o conhecimento sobre o TL e sua relação com o perfil sociodemográfico de gestantes. Material e método Foram investigadas 427 gestantes que realizaram o pré-natal em um hospital escola do sul do Brasil, no período de maio a dezembro de 2017. As informações foram obtidas por meio de questionário individual contendo perguntas sobre as características sociais, demográficas e gestacionais da gestante, e o conhecimento sobre o teste da linguinha. Os dados foram analisados por estatística descritiva e as associações realizadas com o teste qui-quadrado. Resultado Os resultados demonstraram que 33 (7,7%) gestantes conhecem e 45 (10,5%) possuem informações equivocadas sobre o TL. Gestantes com grau de escolaridade (p=0,028) e renda familiar (p=0,002) maiores são mais propensas a conhecer o teste. Profissionais da enfermagem são os principais provedores da informação (64,1%). Conclusão O conhecimento de gestantes sobre o TL é superficial, especialmente entre as de menor escolaridade e renda, o que acentua a necessidade de estratégias públicas com foco em melhorar a qualidade da assistência oferecida ao binômio mãe-filho. |
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Conhecimento de gestantes sobre o teste da linguinha em neonatosGestanteseducação em saúdefreio lingualodontologia preventivaResumo Introdução O diagnóstico e o tratamento precoce de anquiloglossia em bebês favorece o desenvolvimento adequado das funções orofaciais. O conhecimento popular sobre o teste da linguinha (TL) pode disseminar sua realização. Objetivo Verificar o conhecimento sobre o TL e sua relação com o perfil sociodemográfico de gestantes. Material e método Foram investigadas 427 gestantes que realizaram o pré-natal em um hospital escola do sul do Brasil, no período de maio a dezembro de 2017. As informações foram obtidas por meio de questionário individual contendo perguntas sobre as características sociais, demográficas e gestacionais da gestante, e o conhecimento sobre o teste da linguinha. Os dados foram analisados por estatística descritiva e as associações realizadas com o teste qui-quadrado. Resultado Os resultados demonstraram que 33 (7,7%) gestantes conhecem e 45 (10,5%) possuem informações equivocadas sobre o TL. Gestantes com grau de escolaridade (p=0,028) e renda familiar (p=0,002) maiores são mais propensas a conhecer o teste. Profissionais da enfermagem são os principais provedores da informação (64,1%). Conclusão O conhecimento de gestantes sobre o TL é superficial, especialmente entre as de menor escolaridade e renda, o que acentua a necessidade de estratégias públicas com foco em melhorar a qualidade da assistência oferecida ao binômio mãe-filho.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772018000600341Revista de Odontologia da UNESP v.47 n.6 2018reponame:Revista de Odontologia da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-2577.08118info:eu-repo/semantics/openAccessPOMINI,Marcos CezarBORDIN,DanielleMARTINS,Paula Regina DiasTWANY DEMOGALSKI,JessycaFADEL,Cristina BergerALVES,Fabiana Bucholdz Teixeirapor2019-02-21T00:00:00Zoai:scielo:S1807-25772018000600341Revistahttps://www.revodontolunesp.com.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||adriana@foar.unesp.br1807-25770101-1774opendoar:2019-02-21T00:00Revista de Odontologia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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