O efeito do crioalongamento e da massoterapia no trismo pós-neoplasia bucal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIRGÍLIO MARGINI,Karina Luiza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: LIMA,Carmen Silvia Passos, GOBBIS,Mara Letícia, CARRANZA LÓPEZ,Carlos Alberto, NAGAE,Mirian Hideko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Odontologia da UNESP
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772020000100430
Resumo: Resumo Introdução O trismo é uma restrição na abertura bucal de até 3,5 cm e é um dos efeitos colaterais mais comuns da radioterapia na região da cabeça e pescoço. Tal condição afeta funções cotidianas simples, como: mastigar, deglutir, falar e até exercer higiene bucal, acarretando danos não só físicos como emocionais aos indivíduos acometidos. Evidencia-se assim a necessidade da busca de tratamentos que revertam ou atenuem tal quadro. Objetivo O objetivo do estudo é investigar o comportamento dos músculos masseter e supra-hioideos durante a deglutição antes e após o crioalongamento associado à massoterapia, em pacientes pós-neoplasia bucal com trismo devido à radioterapia. Material e método A amostra final foi constituída por oito sujeitos, com faixa etária entre 40 e 64 anos, gêneros masculino e feminino, com abertura bucal menor ou igual a 3,5 cm. Para a realização da pesquisa, foram realizadas duas avaliações eletromiográficas, uma no início e outra no final do tratamento. Com 15 atendimentos, uma vez por semana, com manobras de crioalongamento associado à massoterapia nos músculos masseter e grupo muscular dos supra-hioideos. Resultado Após a intervenção com crioalongamento e massoterapia, foi observada diferença significativa apenas no comportamento do grupo muscular dos supra-hioideos, fato não constatado no músculo masseter. Conclusão Foi encontrada diferença significativa no comportamento do grupo muscular supra-hioideo e melhora na abertura de boca dos sujeitos. Contudo, os resultados deste estudo devem ser confirmados em casuísticas maiores.
id UNESP-16_82fad68523f7e4b1010cfed7f4695b03
oai_identifier_str oai:scielo:S1807-25772020000100430
network_acronym_str UNESP-16
network_name_str Revista de Odontologia da UNESP
repository_id_str
spelling O efeito do crioalongamento e da massoterapia no trismo pós-neoplasia bucalTrismoneoplasias bucaiscrioterapiamassagemResumo Introdução O trismo é uma restrição na abertura bucal de até 3,5 cm e é um dos efeitos colaterais mais comuns da radioterapia na região da cabeça e pescoço. Tal condição afeta funções cotidianas simples, como: mastigar, deglutir, falar e até exercer higiene bucal, acarretando danos não só físicos como emocionais aos indivíduos acometidos. Evidencia-se assim a necessidade da busca de tratamentos que revertam ou atenuem tal quadro. Objetivo O objetivo do estudo é investigar o comportamento dos músculos masseter e supra-hioideos durante a deglutição antes e após o crioalongamento associado à massoterapia, em pacientes pós-neoplasia bucal com trismo devido à radioterapia. Material e método A amostra final foi constituída por oito sujeitos, com faixa etária entre 40 e 64 anos, gêneros masculino e feminino, com abertura bucal menor ou igual a 3,5 cm. Para a realização da pesquisa, foram realizadas duas avaliações eletromiográficas, uma no início e outra no final do tratamento. Com 15 atendimentos, uma vez por semana, com manobras de crioalongamento associado à massoterapia nos músculos masseter e grupo muscular dos supra-hioideos. Resultado Após a intervenção com crioalongamento e massoterapia, foi observada diferença significativa apenas no comportamento do grupo muscular dos supra-hioideos, fato não constatado no músculo masseter. Conclusão Foi encontrada diferença significativa no comportamento do grupo muscular supra-hioideo e melhora na abertura de boca dos sujeitos. Contudo, os resultados deste estudo devem ser confirmados em casuísticas maiores.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772020000100430Revista de Odontologia da UNESP v.49 2020reponame:Revista de Odontologia da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-2577.02620info:eu-repo/semantics/openAccessVIRGÍLIO MARGINI,Karina LuizaLIMA,Carmen Silvia PassosGOBBIS,Mara LetíciaCARRANZA LÓPEZ,Carlos AlbertoNAGAE,Mirian Hidekopor2021-04-20T00:00:00Zoai:scielo:S1807-25772020000100430Revistahttps://www.revodontolunesp.com.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||adriana@foar.unesp.br1807-25770101-1774opendoar:2021-04-20T00:00Revista de Odontologia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O efeito do crioalongamento e da massoterapia no trismo pós-neoplasia bucal
title O efeito do crioalongamento e da massoterapia no trismo pós-neoplasia bucal
spellingShingle O efeito do crioalongamento e da massoterapia no trismo pós-neoplasia bucal
VIRGÍLIO MARGINI,Karina Luiza
Trismo
neoplasias bucais
crioterapia
massagem
title_short O efeito do crioalongamento e da massoterapia no trismo pós-neoplasia bucal
title_full O efeito do crioalongamento e da massoterapia no trismo pós-neoplasia bucal
title_fullStr O efeito do crioalongamento e da massoterapia no trismo pós-neoplasia bucal
title_full_unstemmed O efeito do crioalongamento e da massoterapia no trismo pós-neoplasia bucal
title_sort O efeito do crioalongamento e da massoterapia no trismo pós-neoplasia bucal
author VIRGÍLIO MARGINI,Karina Luiza
author_facet VIRGÍLIO MARGINI,Karina Luiza
LIMA,Carmen Silvia Passos
GOBBIS,Mara Letícia
CARRANZA LÓPEZ,Carlos Alberto
NAGAE,Mirian Hideko
author_role author
author2 LIMA,Carmen Silvia Passos
GOBBIS,Mara Letícia
CARRANZA LÓPEZ,Carlos Alberto
NAGAE,Mirian Hideko
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIRGÍLIO MARGINI,Karina Luiza
LIMA,Carmen Silvia Passos
GOBBIS,Mara Letícia
CARRANZA LÓPEZ,Carlos Alberto
NAGAE,Mirian Hideko
dc.subject.por.fl_str_mv Trismo
neoplasias bucais
crioterapia
massagem
topic Trismo
neoplasias bucais
crioterapia
massagem
description Resumo Introdução O trismo é uma restrição na abertura bucal de até 3,5 cm e é um dos efeitos colaterais mais comuns da radioterapia na região da cabeça e pescoço. Tal condição afeta funções cotidianas simples, como: mastigar, deglutir, falar e até exercer higiene bucal, acarretando danos não só físicos como emocionais aos indivíduos acometidos. Evidencia-se assim a necessidade da busca de tratamentos que revertam ou atenuem tal quadro. Objetivo O objetivo do estudo é investigar o comportamento dos músculos masseter e supra-hioideos durante a deglutição antes e após o crioalongamento associado à massoterapia, em pacientes pós-neoplasia bucal com trismo devido à radioterapia. Material e método A amostra final foi constituída por oito sujeitos, com faixa etária entre 40 e 64 anos, gêneros masculino e feminino, com abertura bucal menor ou igual a 3,5 cm. Para a realização da pesquisa, foram realizadas duas avaliações eletromiográficas, uma no início e outra no final do tratamento. Com 15 atendimentos, uma vez por semana, com manobras de crioalongamento associado à massoterapia nos músculos masseter e grupo muscular dos supra-hioideos. Resultado Após a intervenção com crioalongamento e massoterapia, foi observada diferença significativa apenas no comportamento do grupo muscular dos supra-hioideos, fato não constatado no músculo masseter. Conclusão Foi encontrada diferença significativa no comportamento do grupo muscular supra-hioideo e melhora na abertura de boca dos sujeitos. Contudo, os resultados deste estudo devem ser confirmados em casuísticas maiores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772020000100430
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772020000100430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-2577.02620
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Odontologia da UNESP v.49 2020
reponame:Revista de Odontologia da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de Odontologia da UNESP
collection Revista de Odontologia da UNESP
repository.name.fl_str_mv Revista de Odontologia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||adriana@foar.unesp.br
_version_ 1748958561201815552