Organização da demanda de um Centro de Especialidades Odontológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saliba,Nemre Adas
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nayme,João Guilherme Rodrigues, Moimaz,Suzely Adas Saliba, Cecilio,Lenise Patrocinio Pires, Garbin,Cléa Adas Saliba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Odontologia da UNESP
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772013000500001
Resumo: INTRODUÇÃO: A Atenção Secundária em saúde bucal no Brasil ainda é um assunto pouco pesquisado. OBJETIVO: Analisar a resolubilidade dos serviços odontológicos do Sistema Único de Saúde, com base na referência para a atenção secundária e a contrarreferência à atenção primária. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, que utilizou dados secundários coletados dos prontuários dos pacientes atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas de um município do Estado de São Paulo. RESULTADO: Do total de 1030 prontuários analisados, verificaram-se 1236 procedimentos referenciados para atenção especializada. Destes, 86,4% deram entrada na Unidade Básica de Saúde por livre demanda e 50,4% (n=623), para especialidade de Endodontia. Houve evasão de 2,2% (n=28) já na primeira consulta especializada. Nos pacientes que deram início ao tratamento especializado, foram realizados 1.208 procedimentos no Centro de Especialidades Odontológicas, tendo sido 62,6% (n=757) concluídos e contrarreferenciados para a Atenção Primária, que finalizou 61,1% (n=463) dos procedimentos. Para a conclusão do tratamento, considerando o tempo no Centro de Especialidades Odontológicas e na Atenção Básica, houve variação de acordo com a especialidade: Periodontia, 62 dias (dp= ±68), e Endodontia, 71 dias (dp= ±51,8), sendo necessárias três consultas em média, independentemente da especialidade. CONCLUSÃO: O Centro de Especialidades Odontológicas referencia, contrarreferencia e atende à maioria da demanda, independentemente da especialidade. Porém, ainda há muita evasão durante o tratamento odontológico, servindo de alerta para os gestores desenvolverem métodos de controle dos pacientes atendidos, com vistas à diminuição de gastos e ao aumento da resolutividade dos serviços, com a conclusão dos tratamentos iniciados.
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