Avaliação da dissociação iônica do hidróxido de cálcio associado ao Aloe vera como veículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO,Maria Carolina de Sousa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: CAVALCANTE,Larissa Cordeiro, OLIVEIRA,Lucas Vaz de, CARVALHO,Carmen Milena Rodrigues Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Odontologia da UNESP
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772018000200098
Resumo: Resumo Introdução O hidróxido de cálcio é considerado uma medicação intracanal padrão ouro e diferentes substâncias podem ser empregadas como veículo para melhorar suas propriedades. O Aloe vera é um fitoterápico popularmente conhecido por babosa e que se destaca pela sua capacidade imunorreguladora, antimicrobiana, cicatrizante e pela biocompatibilidade celular. Objetivo Avaliar a dissociação iônica do hidróxido de cálcio, tendo o Aloe vera como veículo. Material e método O extrato de Aloe vera foi obtido diretamente da folha, submetido à filtração e armazenado em tubo Falcon estéril. Foram preparados dois grupos de medicação intracanal: o grupo controle, com hidróxido de cálcio e soro fisiológico, e o grupo experimental, com hidróxido de cálcio e Aloe vera como veículo. Resultado Não foi verificada uma diferença estatisticamente significativa entre as médias de liberação de cálcio dos grupos (p=0,944). Quando comparados os valores de forma pareada, considerando as diferentes avaliações ao longo do tempo, foi identificada uma diferença estatisticamente significativa (p=0,015) para o grupo experimental, de modo que os valores médios da liberação de cálcio foram superiores até o 21º dia do estudo. Conclusão O hidróxido de cálcio, quando associado ao Aloe vera, apresentou maior dissociação iônica que quando utilizado com água destilada. Tal resultado, associado às propriedades inerentes deste fitoterápico, sugerem que a pasta de hidróxido de cálcio e Aloe vera pode ser uma alternativa viável e promissora como medicação intracanal, e melhorar o reparo apical e periapical.
id UNESP-16_8b900d24ef5407ac8239f04911050335
oai_identifier_str oai:scielo:S1807-25772018000200098
network_acronym_str UNESP-16
network_name_str Revista de Odontologia da UNESP
repository_id_str
spelling Avaliação da dissociação iônica do hidróxido de cálcio associado ao Aloe vera como veículoAloe veraendodontiahidróxido de cálcioResumo Introdução O hidróxido de cálcio é considerado uma medicação intracanal padrão ouro e diferentes substâncias podem ser empregadas como veículo para melhorar suas propriedades. O Aloe vera é um fitoterápico popularmente conhecido por babosa e que se destaca pela sua capacidade imunorreguladora, antimicrobiana, cicatrizante e pela biocompatibilidade celular. Objetivo Avaliar a dissociação iônica do hidróxido de cálcio, tendo o Aloe vera como veículo. Material e método O extrato de Aloe vera foi obtido diretamente da folha, submetido à filtração e armazenado em tubo Falcon estéril. Foram preparados dois grupos de medicação intracanal: o grupo controle, com hidróxido de cálcio e soro fisiológico, e o grupo experimental, com hidróxido de cálcio e Aloe vera como veículo. Resultado Não foi verificada uma diferença estatisticamente significativa entre as médias de liberação de cálcio dos grupos (p=0,944). Quando comparados os valores de forma pareada, considerando as diferentes avaliações ao longo do tempo, foi identificada uma diferença estatisticamente significativa (p=0,015) para o grupo experimental, de modo que os valores médios da liberação de cálcio foram superiores até o 21º dia do estudo. Conclusão O hidróxido de cálcio, quando associado ao Aloe vera, apresentou maior dissociação iônica que quando utilizado com água destilada. Tal resultado, associado às propriedades inerentes deste fitoterápico, sugerem que a pasta de hidróxido de cálcio e Aloe vera pode ser uma alternativa viável e promissora como medicação intracanal, e melhorar o reparo apical e periapical.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772018000200098Revista de Odontologia da UNESP v.47 n.2 2018reponame:Revista de Odontologia da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-2577.02018info:eu-repo/semantics/openAccessMELO,Maria Carolina de SousaCAVALCANTE,Larissa CordeiroOLIVEIRA,Lucas Vaz deCARVALHO,Carmen Milena Rodrigues Siqueirapor2018-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S1807-25772018000200098Revistahttps://www.revodontolunesp.com.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||adriana@foar.unesp.br1807-25770101-1774opendoar:2018-05-09T00:00Revista de Odontologia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da dissociação iônica do hidróxido de cálcio associado ao Aloe vera como veículo
title Avaliação da dissociação iônica do hidróxido de cálcio associado ao Aloe vera como veículo
spellingShingle Avaliação da dissociação iônica do hidróxido de cálcio associado ao Aloe vera como veículo
MELO,Maria Carolina de Sousa
Aloe vera
endodontia
hidróxido de cálcio
title_short Avaliação da dissociação iônica do hidróxido de cálcio associado ao Aloe vera como veículo
title_full Avaliação da dissociação iônica do hidróxido de cálcio associado ao Aloe vera como veículo
title_fullStr Avaliação da dissociação iônica do hidróxido de cálcio associado ao Aloe vera como veículo
title_full_unstemmed Avaliação da dissociação iônica do hidróxido de cálcio associado ao Aloe vera como veículo
title_sort Avaliação da dissociação iônica do hidróxido de cálcio associado ao Aloe vera como veículo
author MELO,Maria Carolina de Sousa
author_facet MELO,Maria Carolina de Sousa
CAVALCANTE,Larissa Cordeiro
OLIVEIRA,Lucas Vaz de
CARVALHO,Carmen Milena Rodrigues Siqueira
author_role author
author2 CAVALCANTE,Larissa Cordeiro
OLIVEIRA,Lucas Vaz de
CARVALHO,Carmen Milena Rodrigues Siqueira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO,Maria Carolina de Sousa
CAVALCANTE,Larissa Cordeiro
OLIVEIRA,Lucas Vaz de
CARVALHO,Carmen Milena Rodrigues Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Aloe vera
endodontia
hidróxido de cálcio
topic Aloe vera
endodontia
hidróxido de cálcio
description Resumo Introdução O hidróxido de cálcio é considerado uma medicação intracanal padrão ouro e diferentes substâncias podem ser empregadas como veículo para melhorar suas propriedades. O Aloe vera é um fitoterápico popularmente conhecido por babosa e que se destaca pela sua capacidade imunorreguladora, antimicrobiana, cicatrizante e pela biocompatibilidade celular. Objetivo Avaliar a dissociação iônica do hidróxido de cálcio, tendo o Aloe vera como veículo. Material e método O extrato de Aloe vera foi obtido diretamente da folha, submetido à filtração e armazenado em tubo Falcon estéril. Foram preparados dois grupos de medicação intracanal: o grupo controle, com hidróxido de cálcio e soro fisiológico, e o grupo experimental, com hidróxido de cálcio e Aloe vera como veículo. Resultado Não foi verificada uma diferença estatisticamente significativa entre as médias de liberação de cálcio dos grupos (p=0,944). Quando comparados os valores de forma pareada, considerando as diferentes avaliações ao longo do tempo, foi identificada uma diferença estatisticamente significativa (p=0,015) para o grupo experimental, de modo que os valores médios da liberação de cálcio foram superiores até o 21º dia do estudo. Conclusão O hidróxido de cálcio, quando associado ao Aloe vera, apresentou maior dissociação iônica que quando utilizado com água destilada. Tal resultado, associado às propriedades inerentes deste fitoterápico, sugerem que a pasta de hidróxido de cálcio e Aloe vera pode ser uma alternativa viável e promissora como medicação intracanal, e melhorar o reparo apical e periapical.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772018000200098
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772018000200098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-2577.02018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Odontologia da UNESP v.47 n.2 2018
reponame:Revista de Odontologia da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de Odontologia da UNESP
collection Revista de Odontologia da UNESP
repository.name.fl_str_mv Revista de Odontologia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||adriana@foar.unesp.br
_version_ 1748958560415383552