Análise metalográfica do titânio puro submetido à soldagem laser Nd: YAG e TIG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piveta,Ana Cláudia Gabrielli
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ricci,Weber Adad, Montandon,Andréia Affonso Barreto, Nagle,Maurício Meirelles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Odontologia da UNESP
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772013000100001
Resumo: INTRODUÇÃO: Os métodos de soldagem mais utilizados em Odontologia não podem ser aplicados ao titânio puro e às suas ligas em função da alta reatividade do titânio com elementos atmosféricos; dessa forma, o mesmo não deve ser soldado por processo comum. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a característica metalúrgica do titânio comercialmente puro sem solda e submetido aos processos de soldagem a laser e TIG. MATERIAL E MÉTODO: Foram confeccionados 15 corpos de prova em titânio comercialmente puro, cinco para cada condição, na forma de hastes cilíndricas, obtidas por fundição odontológica, sob atmosfera de gás argônio e vácuo, com calor produzido por um arco voltaico, com a injeção do titânio sob vácuo-pressão. Três grupos foram formados I: soldagem a laser; II: soldagem TIG, e III: sem solda. Os corpos de prova do grupo I e II foram seccionados ao meio e soldados por TIG e por laser, respectivamente; o grupo III foi mantido sem corte e sem solda, como controle. A análise metalográfica foi realizada sob aumentos de 50×, 100× e 200×, em microscópio. RESULTADO: Pelos resultados obtidos nas micrografias, o titânio comercialmente puro apresentou uma morfologia de grãos equiaxiais da fase α, o cordão de solda a laser apresentou estrutura martensítica e, na TIG, microestrutura Widmanstätten. CONCLUSÃO: A microestrutura martensítica é condizente com a alta taxa de resfriamento proveniente do processo de soldagem a laser. As estruturas martensítica e Widmansttäten são mais refinadas quando comparadas à microestrutura do metal base.
id UNESP-16_b1ce0b9be61eb0ea6f7ed59253d39502
oai_identifier_str oai:scielo:S1807-25772013000100001
network_acronym_str UNESP-16
network_name_str Revista de Odontologia da UNESP
repository_id_str
spelling Análise metalográfica do titânio puro submetido à soldagem laser Nd: YAG e TIGSoldagem em odontologiatitânioprótese dentáriaimplante dentárioINTRODUÇÃO: Os métodos de soldagem mais utilizados em Odontologia não podem ser aplicados ao titânio puro e às suas ligas em função da alta reatividade do titânio com elementos atmosféricos; dessa forma, o mesmo não deve ser soldado por processo comum. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a característica metalúrgica do titânio comercialmente puro sem solda e submetido aos processos de soldagem a laser e TIG. MATERIAL E MÉTODO: Foram confeccionados 15 corpos de prova em titânio comercialmente puro, cinco para cada condição, na forma de hastes cilíndricas, obtidas por fundição odontológica, sob atmosfera de gás argônio e vácuo, com calor produzido por um arco voltaico, com a injeção do titânio sob vácuo-pressão. Três grupos foram formados I: soldagem a laser; II: soldagem TIG, e III: sem solda. Os corpos de prova do grupo I e II foram seccionados ao meio e soldados por TIG e por laser, respectivamente; o grupo III foi mantido sem corte e sem solda, como controle. A análise metalográfica foi realizada sob aumentos de 50×, 100× e 200×, em microscópio. RESULTADO: Pelos resultados obtidos nas micrografias, o titânio comercialmente puro apresentou uma morfologia de grãos equiaxiais da fase α, o cordão de solda a laser apresentou estrutura martensítica e, na TIG, microestrutura Widmanstätten. CONCLUSÃO: A microestrutura martensítica é condizente com a alta taxa de resfriamento proveniente do processo de soldagem a laser. As estruturas martensítica e Widmansttäten são mais refinadas quando comparadas à microestrutura do metal base.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772013000100001Revista de Odontologia da UNESP v.42 n.1 2013reponame:Revista de Odontologia da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1807-25772013000100001info:eu-repo/semantics/openAccessPiveta,Ana Cláudia GabrielliRicci,Weber AdadMontandon,Andréia Affonso BarretoNagle,Maurício Meirellespor2013-03-11T00:00:00Zoai:scielo:S1807-25772013000100001Revistahttps://www.revodontolunesp.com.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||adriana@foar.unesp.br1807-25770101-1774opendoar:2013-03-11T00:00Revista de Odontologia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise metalográfica do titânio puro submetido à soldagem laser Nd: YAG e TIG
title Análise metalográfica do titânio puro submetido à soldagem laser Nd: YAG e TIG
spellingShingle Análise metalográfica do titânio puro submetido à soldagem laser Nd: YAG e TIG
Piveta,Ana Cláudia Gabrielli
Soldagem em odontologia
titânio
prótese dentária
implante dentário
title_short Análise metalográfica do titânio puro submetido à soldagem laser Nd: YAG e TIG
title_full Análise metalográfica do titânio puro submetido à soldagem laser Nd: YAG e TIG
title_fullStr Análise metalográfica do titânio puro submetido à soldagem laser Nd: YAG e TIG
title_full_unstemmed Análise metalográfica do titânio puro submetido à soldagem laser Nd: YAG e TIG
title_sort Análise metalográfica do titânio puro submetido à soldagem laser Nd: YAG e TIG
author Piveta,Ana Cláudia Gabrielli
author_facet Piveta,Ana Cláudia Gabrielli
Ricci,Weber Adad
Montandon,Andréia Affonso Barreto
Nagle,Maurício Meirelles
author_role author
author2 Ricci,Weber Adad
Montandon,Andréia Affonso Barreto
Nagle,Maurício Meirelles
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piveta,Ana Cláudia Gabrielli
Ricci,Weber Adad
Montandon,Andréia Affonso Barreto
Nagle,Maurício Meirelles
dc.subject.por.fl_str_mv Soldagem em odontologia
titânio
prótese dentária
implante dentário
topic Soldagem em odontologia
titânio
prótese dentária
implante dentário
description INTRODUÇÃO: Os métodos de soldagem mais utilizados em Odontologia não podem ser aplicados ao titânio puro e às suas ligas em função da alta reatividade do titânio com elementos atmosféricos; dessa forma, o mesmo não deve ser soldado por processo comum. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a característica metalúrgica do titânio comercialmente puro sem solda e submetido aos processos de soldagem a laser e TIG. MATERIAL E MÉTODO: Foram confeccionados 15 corpos de prova em titânio comercialmente puro, cinco para cada condição, na forma de hastes cilíndricas, obtidas por fundição odontológica, sob atmosfera de gás argônio e vácuo, com calor produzido por um arco voltaico, com a injeção do titânio sob vácuo-pressão. Três grupos foram formados I: soldagem a laser; II: soldagem TIG, e III: sem solda. Os corpos de prova do grupo I e II foram seccionados ao meio e soldados por TIG e por laser, respectivamente; o grupo III foi mantido sem corte e sem solda, como controle. A análise metalográfica foi realizada sob aumentos de 50×, 100× e 200×, em microscópio. RESULTADO: Pelos resultados obtidos nas micrografias, o titânio comercialmente puro apresentou uma morfologia de grãos equiaxiais da fase α, o cordão de solda a laser apresentou estrutura martensítica e, na TIG, microestrutura Widmanstätten. CONCLUSÃO: A microestrutura martensítica é condizente com a alta taxa de resfriamento proveniente do processo de soldagem a laser. As estruturas martensítica e Widmansttäten são mais refinadas quando comparadas à microestrutura do metal base.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772013000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772013000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1807-25772013000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Odontologia da UNESP v.42 n.1 2013
reponame:Revista de Odontologia da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de Odontologia da UNESP
collection Revista de Odontologia da UNESP
repository.name.fl_str_mv Revista de Odontologia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||adriana@foar.unesp.br
_version_ 1748958558403166208