Estudo transversal do autorrelato de bruxismo e sua associação com estresse e ansiedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOTA,Iago Gomes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: TON,Larissa Aparecida Benincá, PAULA,Janice Simpson DE, MARTINS,Ana Paula Varela Brown
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Odontologia da UNESP
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772021000100404
Resumo: Resumo Introdução O bruxismo é uma condição prevalente e pode ser destrutivo à cavidade bucal, sendo amplamente abordado na Odontologia, especialmente por sua etiologia multifatorial e prevalência controversa. Objetivo Este estudo teve o objetivo de investigar a prevalência do autorrelato de bruxismo entre universitários e correlacionar a parafunção com a ansiedade e o estresse autopercebidos Material e método Utilizaram-se o autorrelato de bruxismo, Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e Inventário de Sintomas de Estresse de LIPP (LIPP) para avaliar a prevalência de bruxismo, ansiedade e estresse, respectivamente. Setecentos e quatorze estudantes de todos os cursos da universidade foram entrevistados, com idade entre 18 e 45 anos. Análises estatísticas descritivas foram realizadas por cálculos de frequências (absolutas e relativas), bem como medidas de tendência central e dispersão (média e desvio padrão). Quanto às análises estatísticas inferenciais, o teste qui-quadrado ou exato de Fisher foi utilizado na comparação de proporções e o teste t de Student ou ANOVA, como critério para comparar médias, todos com nível de significância de 5%. Resultado A prevalência de bruxismo foi 46,92%; houve diferença significante da proporão do bruxismo com a ansiedade estado (p = 0,00) e traço (p ≤ 0,0001) de personalidade. Conclusão Conclui-se que, apesar de o bruxismo não ter prevalecido entre estudantes, um elevado percentual de estudantes afirmou realizar essa atividade repetitiva e a proporção de bruxistas com ansiedade foi relevante, evidenciando a importância desse fator psicológico na fisiopatologia da parafunção.
id UNESP-16_c5aac727010ec979b5341981871a06b5
oai_identifier_str oai:scielo:S1807-25772021000100404
network_acronym_str UNESP-16
network_name_str Revista de Odontologia da UNESP
repository_id_str
spelling Estudo transversal do autorrelato de bruxismo e sua associação com estresse e ansiedadeBruxismoansiedadeestresse psicológicoResumo Introdução O bruxismo é uma condição prevalente e pode ser destrutivo à cavidade bucal, sendo amplamente abordado na Odontologia, especialmente por sua etiologia multifatorial e prevalência controversa. Objetivo Este estudo teve o objetivo de investigar a prevalência do autorrelato de bruxismo entre universitários e correlacionar a parafunção com a ansiedade e o estresse autopercebidos Material e método Utilizaram-se o autorrelato de bruxismo, Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e Inventário de Sintomas de Estresse de LIPP (LIPP) para avaliar a prevalência de bruxismo, ansiedade e estresse, respectivamente. Setecentos e quatorze estudantes de todos os cursos da universidade foram entrevistados, com idade entre 18 e 45 anos. Análises estatísticas descritivas foram realizadas por cálculos de frequências (absolutas e relativas), bem como medidas de tendência central e dispersão (média e desvio padrão). Quanto às análises estatísticas inferenciais, o teste qui-quadrado ou exato de Fisher foi utilizado na comparação de proporções e o teste t de Student ou ANOVA, como critério para comparar médias, todos com nível de significância de 5%. Resultado A prevalência de bruxismo foi 46,92%; houve diferença significante da proporão do bruxismo com a ansiedade estado (p = 0,00) e traço (p ≤ 0,0001) de personalidade. Conclusão Conclui-se que, apesar de o bruxismo não ter prevalecido entre estudantes, um elevado percentual de estudantes afirmou realizar essa atividade repetitiva e a proporção de bruxistas com ansiedade foi relevante, evidenciando a importância desse fator psicológico na fisiopatologia da parafunção.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772021000100404Revista de Odontologia da UNESP v.50 2021reponame:Revista de Odontologia da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-2577.00321info:eu-repo/semantics/openAccessMOTA,Iago GomesTON,Larissa Aparecida BenincáPAULA,Janice Simpson DEMARTINS,Ana Paula Varela Brownpor2021-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S1807-25772021000100404Revistahttps://www.revodontolunesp.com.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||adriana@foar.unesp.br1807-25770101-1774opendoar:2021-07-06T00:00Revista de Odontologia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo transversal do autorrelato de bruxismo e sua associação com estresse e ansiedade
title Estudo transversal do autorrelato de bruxismo e sua associação com estresse e ansiedade
spellingShingle Estudo transversal do autorrelato de bruxismo e sua associação com estresse e ansiedade
MOTA,Iago Gomes
Bruxismo
ansiedade
estresse psicológico
title_short Estudo transversal do autorrelato de bruxismo e sua associação com estresse e ansiedade
title_full Estudo transversal do autorrelato de bruxismo e sua associação com estresse e ansiedade
title_fullStr Estudo transversal do autorrelato de bruxismo e sua associação com estresse e ansiedade
title_full_unstemmed Estudo transversal do autorrelato de bruxismo e sua associação com estresse e ansiedade
title_sort Estudo transversal do autorrelato de bruxismo e sua associação com estresse e ansiedade
author MOTA,Iago Gomes
author_facet MOTA,Iago Gomes
TON,Larissa Aparecida Benincá
PAULA,Janice Simpson DE
MARTINS,Ana Paula Varela Brown
author_role author
author2 TON,Larissa Aparecida Benincá
PAULA,Janice Simpson DE
MARTINS,Ana Paula Varela Brown
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOTA,Iago Gomes
TON,Larissa Aparecida Benincá
PAULA,Janice Simpson DE
MARTINS,Ana Paula Varela Brown
dc.subject.por.fl_str_mv Bruxismo
ansiedade
estresse psicológico
topic Bruxismo
ansiedade
estresse psicológico
description Resumo Introdução O bruxismo é uma condição prevalente e pode ser destrutivo à cavidade bucal, sendo amplamente abordado na Odontologia, especialmente por sua etiologia multifatorial e prevalência controversa. Objetivo Este estudo teve o objetivo de investigar a prevalência do autorrelato de bruxismo entre universitários e correlacionar a parafunção com a ansiedade e o estresse autopercebidos Material e método Utilizaram-se o autorrelato de bruxismo, Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e Inventário de Sintomas de Estresse de LIPP (LIPP) para avaliar a prevalência de bruxismo, ansiedade e estresse, respectivamente. Setecentos e quatorze estudantes de todos os cursos da universidade foram entrevistados, com idade entre 18 e 45 anos. Análises estatísticas descritivas foram realizadas por cálculos de frequências (absolutas e relativas), bem como medidas de tendência central e dispersão (média e desvio padrão). Quanto às análises estatísticas inferenciais, o teste qui-quadrado ou exato de Fisher foi utilizado na comparação de proporções e o teste t de Student ou ANOVA, como critério para comparar médias, todos com nível de significância de 5%. Resultado A prevalência de bruxismo foi 46,92%; houve diferença significante da proporão do bruxismo com a ansiedade estado (p = 0,00) e traço (p ≤ 0,0001) de personalidade. Conclusão Conclui-se que, apesar de o bruxismo não ter prevalecido entre estudantes, um elevado percentual de estudantes afirmou realizar essa atividade repetitiva e a proporção de bruxistas com ansiedade foi relevante, evidenciando a importância desse fator psicológico na fisiopatologia da parafunção.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772021000100404
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772021000100404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-2577.00321
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Odontologia da UNESP v.50 2021
reponame:Revista de Odontologia da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de Odontologia da UNESP
collection Revista de Odontologia da UNESP
repository.name.fl_str_mv Revista de Odontologia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||adriana@foar.unesp.br
_version_ 1748958561212301312