Segurança na Ginástica Olímpica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunomura, Myrian
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motriz (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6611
Resumo: a Ginástica Olímpica, o praticante desafia as leis da física, buscando o domínio do corpo nas mais variadas situações: em posições invertidas, em rotações, em diferentes alturas e equipamentos, utilizando diferentes partes do corpo, assumindo formas diferentes, etc. Este fato poderia levar alguns professores a considerarem a Ginástica Olímpica como uma atividade perigosa, desencorajando a sua prática em muitos ambientes. Porém, o risco de lesões e acidentes ocorre em qualquer forma de atividade física. Mais particularmente na Ginástica Olímpica, a causa de muitos acidentes é proveniente da falta de conhecimento e bom senso dos próprios professores e não da atividade em si. Por meio de uma orientação adequada aos alunos, associada ao bom senso e conhecimento, pode-se criar um ambiente seguro, sem prejudicar o prazer e a obtenção dos benefícios proporcionados pela prática da Ginástica Olímpica. Os principais fatores relacionados à segurança na Ginástica Olímpica serão apresentados neste artigo, destacando-se a importância do ensino das aterrissagens. Como muitos estudos têm revelado que a causa da maioria dos acidentes e lesões nesta atividade ocorrem em aterrissagens mal sucedidas, seria coerente enfatizar o seu aprendizado e domínio completo.
id UNESP-17_0aca4eaf3b70ed0826418e8124a90fb1
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6611
network_acronym_str UNESP-17
network_name_str Motriz (Online)
repository_id_str
spelling Segurança na Ginástica Olímpica.Segurança. Ginástica Olímpica. Aterrissagens.a Ginástica Olímpica, o praticante desafia as leis da física, buscando o domínio do corpo nas mais variadas situações: em posições invertidas, em rotações, em diferentes alturas e equipamentos, utilizando diferentes partes do corpo, assumindo formas diferentes, etc. Este fato poderia levar alguns professores a considerarem a Ginástica Olímpica como uma atividade perigosa, desencorajando a sua prática em muitos ambientes. Porém, o risco de lesões e acidentes ocorre em qualquer forma de atividade física. Mais particularmente na Ginástica Olímpica, a causa de muitos acidentes é proveniente da falta de conhecimento e bom senso dos próprios professores e não da atividade em si. Por meio de uma orientação adequada aos alunos, associada ao bom senso e conhecimento, pode-se criar um ambiente seguro, sem prejudicar o prazer e a obtenção dos benefícios proporcionados pela prática da Ginástica Olímpica. Os principais fatores relacionados à segurança na Ginástica Olímpica serão apresentados neste artigo, destacando-se a importância do ensino das aterrissagens. Como muitos estudos têm revelado que a causa da maioria dos acidentes e lesões nesta atividade ocorrem em aterrissagens mal sucedidas, seria coerente enfatizar o seu aprendizado e domínio completo.Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/661110.5016/6611Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 4, N. 2 (1998); 104-108Motriz Revista de Educação Física; V. 4, N. 2 (1998); 104-1081980-6574reponame:Motriz (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6611/4814Nunomura, Myrianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-15T16:22:56Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6611Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motrizPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpmotriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br1980-65741415-9805opendoar:2014-05-15T16:22:56Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Segurança na Ginástica Olímpica.
title Segurança na Ginástica Olímpica.
spellingShingle Segurança na Ginástica Olímpica.
Nunomura, Myrian
Segurança. Ginástica Olímpica. Aterrissagens.
title_short Segurança na Ginástica Olímpica.
title_full Segurança na Ginástica Olímpica.
title_fullStr Segurança na Ginástica Olímpica.
title_full_unstemmed Segurança na Ginástica Olímpica.
title_sort Segurança na Ginástica Olímpica.
author Nunomura, Myrian
author_facet Nunomura, Myrian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunomura, Myrian
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança. Ginástica Olímpica. Aterrissagens.
topic Segurança. Ginástica Olímpica. Aterrissagens.
description a Ginástica Olímpica, o praticante desafia as leis da física, buscando o domínio do corpo nas mais variadas situações: em posições invertidas, em rotações, em diferentes alturas e equipamentos, utilizando diferentes partes do corpo, assumindo formas diferentes, etc. Este fato poderia levar alguns professores a considerarem a Ginástica Olímpica como uma atividade perigosa, desencorajando a sua prática em muitos ambientes. Porém, o risco de lesões e acidentes ocorre em qualquer forma de atividade física. Mais particularmente na Ginástica Olímpica, a causa de muitos acidentes é proveniente da falta de conhecimento e bom senso dos próprios professores e não da atividade em si. Por meio de uma orientação adequada aos alunos, associada ao bom senso e conhecimento, pode-se criar um ambiente seguro, sem prejudicar o prazer e a obtenção dos benefícios proporcionados pela prática da Ginástica Olímpica. Os principais fatores relacionados à segurança na Ginástica Olímpica serão apresentados neste artigo, destacando-se a importância do ensino das aterrissagens. Como muitos estudos têm revelado que a causa da maioria dos acidentes e lesões nesta atividade ocorrem em aterrissagens mal sucedidas, seria coerente enfatizar o seu aprendizado e domínio completo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6611
10.5016/6611
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6611
identifier_str_mv 10.5016/6611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6611/4814
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
dc.source.none.fl_str_mv Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 4, N. 2 (1998); 104-108
Motriz Revista de Educação Física; V. 4, N. 2 (1998); 104-108
1980-6574
reponame:Motriz (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Motriz (Online)
collection Motriz (Online)
repository.name.fl_str_mv Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv motriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br
_version_ 1800215770850918400