Comportamento motor e educação física: as duas faces de Jano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de J. Manoel, Edison
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motriz (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6514
Resumo: A discussão do papel das áreas de pesquisa na profissão da Educação Física deve considerar necessariamente o processo de caracterização acadê-mica da área. Nos últimos anos, várias tem sido as críticas ao modelo original de disciplina acadêmica da Educação Física. As diferenças entre as áreas de estudo do Movimento Humano e da Educação Física foram apontadas e ressaltadas em detrimento das possíveis similaridades e relações entre elas. Há mesmo a proposta de abandono por completo do modelo de disciplina acadêmica em favor de um fortalecimento da profissão. Um dos pontos impor-tantes sobre a natureza de uma profissão é o de que ela é dependente não só de conhecimentos mas também da geração de novos conhecimentos, ou seja, a profissão pode ser entendida como um sistema aberto. As concepções sobre a profissão defendidas pelos críticos do modelo de disciplina acadêmica delineam um quadro extremamente passivo da educação física em termos da dinâmica de produção de conhecimentos. De fato, ela é vista como um sistema fechado, ou melhor aberto a energia mas fechado a informação. A ordem é vista como sendo imposta de fora para dentro. O nosso propósito no presente trabalho é o de defender a Educação Física como um sistema aberto. Conseqüentemente demonstrar a inviabilidade de separar sua natureza profissional de sua natureza acadêmica. De um ponto de vista sistêmico, há a necessidade de uma maior integração entre as pesquisas básica, aplicadae tecnológica. As pesquisas básicas necessitam também ser complementadas com pesquisas de natureza integrativa onde os conhe-cimentos básicos sejam testados em situações mais complexas. Com o intuito de tornar mais clara essa concepção qualificamos o objeto de estudo da educação física como Atividade Motora, entendida como um conjunto de atos intencionalmente organi-zados para um fim, o de melhorar a própria capaci-dade para movimento. Nesse caso, o movimento é um fim em si mesmo. Embora relacionadas a Cinesiologia e a Educação Física tem propósitos distintos. A partir desse reconhecimento, é necessário que centros de pesquisa sejam estruturados de forma a abranger o espectro que vai da pesquisa básica até a pesquisa tecnológica. Algumas alternativas são apresentadas baseadas em estudos do comportamento motor humano.
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