Assimetrias Laterais em Ações Motoras: Preferência Versus Desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Luis Augusto
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Paroli, Rejane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Motriz (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8749
Resumo: Assimetrias em preferência lateral freqüentemente são tratadas como sinônimo de dominância lateral, conceito que expressa a supremacia de desempenho com um membro corporal em relação ao membro contra lateral homólogo. O conceito de dominância lateral, por sua vez, traz usualmente inserida a concepção de que assimetrias laterais são prescrições que fazem parte do código genético, sendo assim pouco influenciáveis por fatores ambientais. Nesta investigação um índice de preferência manual foi comparado e correlacionado ao índice de assimetria de desempenho em três tarefas motoras: (a) toques repetidos em máxima velocidade, (b) controle de força manual, e (c) posicionamento linear do braço. Os resultados mostraram que as assimetrias de preferência foram consideravelmente maiores do que as assimetrias de desempenho. As comparações entre os desempenhos com as mãos preferida e não preferida em cada tarefa não indicou diferença significativa para controle de força e posicionamento linear do braço, mas superioridade consistente de desempenho com a mão preferida na tarefa de toques repetidos. Além disso, não foram encontradas correlações entre assimetria lateral de preferência e de desempenho nem entre os próprios índices de assimetria de desempenho, o que mostra que as diferenças de performance entre as mãos são específicas à tarefa e não podem ser preditas a partir da preferência lateral. Tais resultados sugerem a participação de fatores ambientais na determinação da dominância lateral.
id UNESP-17_6afd9ef9cae22a96e3ea46efe6f7af1a
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8749
network_acronym_str UNESP-17
network_name_str Motriz (Online)
repository_id_str
spelling Assimetrias Laterais em Ações Motoras: Preferência Versus Desempenhodominância lateralpreferência laterallateralidadeassimetrias lateraisAssimetrias em preferência lateral freqüentemente são tratadas como sinônimo de dominância lateral, conceito que expressa a supremacia de desempenho com um membro corporal em relação ao membro contra lateral homólogo. O conceito de dominância lateral, por sua vez, traz usualmente inserida a concepção de que assimetrias laterais são prescrições que fazem parte do código genético, sendo assim pouco influenciáveis por fatores ambientais. Nesta investigação um índice de preferência manual foi comparado e correlacionado ao índice de assimetria de desempenho em três tarefas motoras: (a) toques repetidos em máxima velocidade, (b) controle de força manual, e (c) posicionamento linear do braço. Os resultados mostraram que as assimetrias de preferência foram consideravelmente maiores do que as assimetrias de desempenho. As comparações entre os desempenhos com as mãos preferida e não preferida em cada tarefa não indicou diferença significativa para controle de força e posicionamento linear do braço, mas superioridade consistente de desempenho com a mão preferida na tarefa de toques repetidos. Além disso, não foram encontradas correlações entre assimetria lateral de preferência e de desempenho nem entre os próprios índices de assimetria de desempenho, o que mostra que as diferenças de performance entre as mãos são específicas à tarefa e não podem ser preditas a partir da preferência lateral. Tais resultados sugerem a participação de fatores ambientais na determinação da dominância lateral.Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/874910.5016/8749Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 6 N. 1 (2000); 01-08Motriz Revista de Educação Física; V. 6 N. 1 (2000); 01-081980-6574reponame:Motriz (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPenghttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8749/6139Teixeira, Luis AugustoParoli, Rejaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-19T17:56:54Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8749Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motrizPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpmotriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br1980-65741415-9805opendoar:2014-05-19T17:56:54Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Assimetrias Laterais em Ações Motoras: Preferência Versus Desempenho
title Assimetrias Laterais em Ações Motoras: Preferência Versus Desempenho
spellingShingle Assimetrias Laterais em Ações Motoras: Preferência Versus Desempenho
Teixeira, Luis Augusto
dominância lateral
preferência lateral
lateralidade
assimetrias laterais
title_short Assimetrias Laterais em Ações Motoras: Preferência Versus Desempenho
title_full Assimetrias Laterais em Ações Motoras: Preferência Versus Desempenho
title_fullStr Assimetrias Laterais em Ações Motoras: Preferência Versus Desempenho
title_full_unstemmed Assimetrias Laterais em Ações Motoras: Preferência Versus Desempenho
title_sort Assimetrias Laterais em Ações Motoras: Preferência Versus Desempenho
author Teixeira, Luis Augusto
author_facet Teixeira, Luis Augusto
Paroli, Rejane
author_role author
author2 Paroli, Rejane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Luis Augusto
Paroli, Rejane
dc.subject.por.fl_str_mv dominância lateral
preferência lateral
lateralidade
assimetrias laterais
topic dominância lateral
preferência lateral
lateralidade
assimetrias laterais
description Assimetrias em preferência lateral freqüentemente são tratadas como sinônimo de dominância lateral, conceito que expressa a supremacia de desempenho com um membro corporal em relação ao membro contra lateral homólogo. O conceito de dominância lateral, por sua vez, traz usualmente inserida a concepção de que assimetrias laterais são prescrições que fazem parte do código genético, sendo assim pouco influenciáveis por fatores ambientais. Nesta investigação um índice de preferência manual foi comparado e correlacionado ao índice de assimetria de desempenho em três tarefas motoras: (a) toques repetidos em máxima velocidade, (b) controle de força manual, e (c) posicionamento linear do braço. Os resultados mostraram que as assimetrias de preferência foram consideravelmente maiores do que as assimetrias de desempenho. As comparações entre os desempenhos com as mãos preferida e não preferida em cada tarefa não indicou diferença significativa para controle de força e posicionamento linear do braço, mas superioridade consistente de desempenho com a mão preferida na tarefa de toques repetidos. Além disso, não foram encontradas correlações entre assimetria lateral de preferência e de desempenho nem entre os próprios índices de assimetria de desempenho, o que mostra que as diferenças de performance entre as mãos são específicas à tarefa e não podem ser preditas a partir da preferência lateral. Tais resultados sugerem a participação de fatores ambientais na determinação da dominância lateral.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8749
10.5016/8749
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8749
identifier_str_mv 10.5016/8749
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8749/6139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
dc.source.none.fl_str_mv Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 6 N. 1 (2000); 01-08
Motriz Revista de Educação Física; V. 6 N. 1 (2000); 01-08
1980-6574
reponame:Motriz (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Motriz (Online)
collection Motriz (Online)
repository.name.fl_str_mv Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv motriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br
_version_ 1800215771015544832