Por Uma Vivência Reflexiva de Lazer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motriz (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6485 |
Resumo: | Este estudo busca destacar a possibilidade do Ensino Reflexivo na formação profissional em lazer, compreendendo que a reflexão na e sobre a ação é fundamental para o papel deste profissional em humanizar as relações interpessoais e contribuir para a formação humana criativa e questionadora. A metodologia constitui uma análise qualitativa do referencial teórico do Ensino Reflexivo e do lazer, estabelecendo suas relações. O objetivo do estudo consiste em discutir os limites e as possibilidades na construção de uma prática reflexiva pelo profissional de lazer. Os resultados mostram que, ao mesmo tempo que o sistema capitalista tenta envolver o sujeito em ações alienantes, este vem conquistando um perfil questionador diante deste sistema, e neste sentido o ensino reflexivo pode contribuir na formação crítica deste profissional. |
id |
UNESP-17_cc6d9c6b235db48459f9af045daf9b45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6485 |
network_acronym_str |
UNESP-17 |
network_name_str |
Motriz (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Por Uma Vivência Reflexiva de LazerEnsino reflexivo. Formação profissional. Lazer.Este estudo busca destacar a possibilidade do Ensino Reflexivo na formação profissional em lazer, compreendendo que a reflexão na e sobre a ação é fundamental para o papel deste profissional em humanizar as relações interpessoais e contribuir para a formação humana criativa e questionadora. A metodologia constitui uma análise qualitativa do referencial teórico do Ensino Reflexivo e do lazer, estabelecendo suas relações. O objetivo do estudo consiste em discutir os limites e as possibilidades na construção de uma prática reflexiva pelo profissional de lazer. Os resultados mostram que, ao mesmo tempo que o sistema capitalista tenta envolver o sujeito em ações alienantes, este vem conquistando um perfil questionador diante deste sistema, e neste sentido o ensino reflexivo pode contribuir na formação crítica deste profissional.Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/648510.5016/6485Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 8, N. 3 (2002); 109-114Motriz Revista de Educação Física; V. 8, N. 3 (2002); 109-1141980-6574reponame:Motriz (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6485/4739Oliveira Bustamante, GlêniaAndrade Rangel, Irene Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-09T19:22:29Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6485Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motrizPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpmotriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br1980-65741415-9805opendoar:2012-10-09T19:22:29Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por Uma Vivência Reflexiva de Lazer |
title |
Por Uma Vivência Reflexiva de Lazer |
spellingShingle |
Por Uma Vivência Reflexiva de Lazer Oliveira Bustamante, Glênia Ensino reflexivo. Formação profissional. Lazer. |
title_short |
Por Uma Vivência Reflexiva de Lazer |
title_full |
Por Uma Vivência Reflexiva de Lazer |
title_fullStr |
Por Uma Vivência Reflexiva de Lazer |
title_full_unstemmed |
Por Uma Vivência Reflexiva de Lazer |
title_sort |
Por Uma Vivência Reflexiva de Lazer |
author |
Oliveira Bustamante, Glênia |
author_facet |
Oliveira Bustamante, Glênia Andrade Rangel, Irene Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Andrade Rangel, Irene Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Bustamante, Glênia Andrade Rangel, Irene Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino reflexivo. Formação profissional. Lazer. |
topic |
Ensino reflexivo. Formação profissional. Lazer. |
description |
Este estudo busca destacar a possibilidade do Ensino Reflexivo na formação profissional em lazer, compreendendo que a reflexão na e sobre a ação é fundamental para o papel deste profissional em humanizar as relações interpessoais e contribuir para a formação humana criativa e questionadora. A metodologia constitui uma análise qualitativa do referencial teórico do Ensino Reflexivo e do lazer, estabelecendo suas relações. O objetivo do estudo consiste em discutir os limites e as possibilidades na construção de uma prática reflexiva pelo profissional de lazer. Os resultados mostram que, ao mesmo tempo que o sistema capitalista tenta envolver o sujeito em ações alienantes, este vem conquistando um perfil questionador diante deste sistema, e neste sentido o ensino reflexivo pode contribuir na formação crítica deste profissional. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6485 10.5016/6485 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6485 |
identifier_str_mv |
10.5016/6485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6485/4739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 8, N. 3 (2002); 109-114 Motriz Revista de Educação Física; V. 8, N. 3 (2002); 109-114 1980-6574 reponame:Motriz (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Motriz (Online) |
collection |
Motriz (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
motriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215770752352256 |