Ciência, ciências. As representações na Educação Física.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motriz (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6607 |
Resumo: | As transformações da ciência, ao longo da sua história, acarretaram transformações das visões sobre a sua natureza. Presentemente, não há univocidade, sobre o que é ciência. Este artigo procurou descrever as representações da ciência entre os professores universitários de Educação Física. Como campo de conhecimento, a Educação Física afigura-se objeto privilegiado, já que nela convivem profissionais formados em escolas e tradições diversas. Optou-se por uma amostra intencional de 3 professores ligados à área de humanas e 3 ligados na área de biológicas. Os dados foram coletados através de entrevistas e analisados a partir do referencial teórico da Sociologia da Ciência. Os resultados mostraram múltiplas representações da ciência, coerentes com a área de conhecimento dos dois grupos. Compartilham, contudo, os objetivos intervencionistas da ciência na implementação de uma prática mais adequada ou na solução dos seus problemas. Sendo esse um aspecto fundacional da Ciência da Motricidade Humana, é alimentado na universidade como legitimação social. |
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Ciência, ciências. As representações na Educação Física.Representação. Educação Física. Sociologia da Ciência.As transformações da ciência, ao longo da sua história, acarretaram transformações das visões sobre a sua natureza. Presentemente, não há univocidade, sobre o que é ciência. Este artigo procurou descrever as representações da ciência entre os professores universitários de Educação Física. Como campo de conhecimento, a Educação Física afigura-se objeto privilegiado, já que nela convivem profissionais formados em escolas e tradições diversas. Optou-se por uma amostra intencional de 3 professores ligados à área de humanas e 3 ligados na área de biológicas. Os dados foram coletados através de entrevistas e analisados a partir do referencial teórico da Sociologia da Ciência. Os resultados mostraram múltiplas representações da ciência, coerentes com a área de conhecimento dos dois grupos. Compartilham, contudo, os objetivos intervencionistas da ciência na implementação de uma prática mais adequada ou na solução dos seus problemas. Sendo esse um aspecto fundacional da Ciência da Motricidade Humana, é alimentado na universidade como legitimação social.Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/660710.5016/6607Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 4, N. 2 (1998); 71-84Motriz Revista de Educação Física; V. 4, N. 2 (1998); 71-841980-6574reponame:Motriz (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6607/4810Albuquerque, Leila Marrach Basto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-15T16:22:56Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6607Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motrizPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpmotriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br1980-65741415-9805opendoar:2014-05-15T16:22:56Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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