Ciência, ciências. As representações na Educação Física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Leila Marrach Basto de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motriz (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6607
Resumo: As transformações da ciência, ao longo da sua história, acarretaram transformações das visões sobre a sua natureza. Presentemente, não há univocidade, sobre o que é ciência. Este artigo procurou descrever as representações da ciência entre os professores universitários de Educação Física. Como campo de conhecimento, a Educação Física afigura-se objeto privilegiado, já que nela convivem profissionais formados em escolas e tradições diversas. Optou-se por uma amostra intencional de 3 professores ligados à área de humanas e 3 ligados na área de biológicas. Os dados foram coletados através de entrevistas e analisados a partir do referencial teórico da Sociologia da Ciência. Os resultados mostraram múltiplas representações da ciência, coerentes com a área de conhecimento dos dois grupos. Compartilham, contudo, os objetivos intervencionistas da ciência na implementação de uma prática mais adequada ou na solução dos seus problemas. Sendo esse um aspecto fundacional da Ciência da Motricidade Humana, é alimentado na universidade como legitimação social.
id UNESP-17_d90101d3e96c4c6725aa6d4a3b462fec
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6607
network_acronym_str UNESP-17
network_name_str Motriz (Online)
repository_id_str
spelling Ciência, ciências. As representações na Educação Física.Representação. Educação Física. Sociologia da Ciência.As transformações da ciência, ao longo da sua história, acarretaram transformações das visões sobre a sua natureza. Presentemente, não há univocidade, sobre o que é ciência. Este artigo procurou descrever as representações da ciência entre os professores universitários de Educação Física. Como campo de conhecimento, a Educação Física afigura-se objeto privilegiado, já que nela convivem profissionais formados em escolas e tradições diversas. Optou-se por uma amostra intencional de 3 professores ligados à área de humanas e 3 ligados na área de biológicas. Os dados foram coletados através de entrevistas e analisados a partir do referencial teórico da Sociologia da Ciência. Os resultados mostraram múltiplas representações da ciência, coerentes com a área de conhecimento dos dois grupos. Compartilham, contudo, os objetivos intervencionistas da ciência na implementação de uma prática mais adequada ou na solução dos seus problemas. Sendo esse um aspecto fundacional da Ciência da Motricidade Humana, é alimentado na universidade como legitimação social.Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/660710.5016/6607Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 4, N. 2 (1998); 71-84Motriz Revista de Educação Física; V. 4, N. 2 (1998); 71-841980-6574reponame:Motriz (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6607/4810Albuquerque, Leila Marrach Basto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-15T16:22:56Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6607Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motrizPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpmotriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br1980-65741415-9805opendoar:2014-05-15T16:22:56Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciência, ciências. As representações na Educação Física.
title Ciência, ciências. As representações na Educação Física.
spellingShingle Ciência, ciências. As representações na Educação Física.
Albuquerque, Leila Marrach Basto de
Representação. Educação Física. Sociologia da Ciência.
title_short Ciência, ciências. As representações na Educação Física.
title_full Ciência, ciências. As representações na Educação Física.
title_fullStr Ciência, ciências. As representações na Educação Física.
title_full_unstemmed Ciência, ciências. As representações na Educação Física.
title_sort Ciência, ciências. As representações na Educação Física.
author Albuquerque, Leila Marrach Basto de
author_facet Albuquerque, Leila Marrach Basto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Leila Marrach Basto de
dc.subject.por.fl_str_mv Representação. Educação Física. Sociologia da Ciência.
topic Representação. Educação Física. Sociologia da Ciência.
description As transformações da ciência, ao longo da sua história, acarretaram transformações das visões sobre a sua natureza. Presentemente, não há univocidade, sobre o que é ciência. Este artigo procurou descrever as representações da ciência entre os professores universitários de Educação Física. Como campo de conhecimento, a Educação Física afigura-se objeto privilegiado, já que nela convivem profissionais formados em escolas e tradições diversas. Optou-se por uma amostra intencional de 3 professores ligados à área de humanas e 3 ligados na área de biológicas. Os dados foram coletados através de entrevistas e analisados a partir do referencial teórico da Sociologia da Ciência. Os resultados mostraram múltiplas representações da ciência, coerentes com a área de conhecimento dos dois grupos. Compartilham, contudo, os objetivos intervencionistas da ciência na implementação de uma prática mais adequada ou na solução dos seus problemas. Sendo esse um aspecto fundacional da Ciência da Motricidade Humana, é alimentado na universidade como legitimação social.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6607
10.5016/6607
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6607
identifier_str_mv 10.5016/6607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6607/4810
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
dc.source.none.fl_str_mv Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 4, N. 2 (1998); 71-84
Motriz Revista de Educação Física; V. 4, N. 2 (1998); 71-84
1980-6574
reponame:Motriz (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Motriz (Online)
collection Motriz (Online)
repository.name.fl_str_mv Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv motriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br
_version_ 1800215770843578368