Uma Alternativa de Conteúdo para um Programa de Iniciação à Ginástica Artística: A Experiência do Canadá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunomura, Myrian
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Motriz (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8753
Resumo: Existem alguns programas de iniciação à Ginástica Artística nos quais técnicos e professores poderiam se basear para organizar o conteúdo do seu programa. Entre eles poderíamos destacar os trabalhos de MAGAKIAN (1978), CARRASCO (1977), RUSSELL & KINSMAN (1986) e LEGUET (1987). Entretanto, por desconhecimento ou por resistência às mudanças e novas abordagens, ainda continuam a definir o conteúdo de seus programas em uma série de habilidades no solo, na barra e no salto. Não podemos afirmar que a literatura referente à Ginástica Artística seja ampla e acessível a todos os técnicos e professores do Brasil. Uma possível justificativa para essa escassez seria a pouca popularidade desta modalidade se comparada a outros esportes como o futebol, voleibol, basquetebol, natação, etc. Mas, segundo DIANNO (1988), o número reduzido de pessoas envolvidas na modalidade seria um problema de “aparelhagem inadequada e escassa” e “material humano desqualificado”. Ainda segundo o mesmo autor, o pouco incentivo dos órgãos governamentais e dos clubes privados é que condicionou a Ginástica Artística do Brasil a esta situação precária. Entretanto, em nenhum momento o autor discutiu a competência e conhecimento das pessoas que orientam esse esporte ou fez menção à pouca literatura referente a esta área.
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