As iogas como cultura alternativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Maria Macedo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Motriz (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8735
Resumo: Pretendo analisar neste artigo alguns momentos de apropriação das tradições hindus pelo Ocidente, ressaltando o caráter contracultural por eles assumidos desde finais do século XVIII, quando se constituiu o movimento Romântico. No caso específico das iogas, compreendê-las como parte daquilo que se convencionou chamar de "cultura alternativa" implica em percebê-las como mais do que uma mera ginástica, conhecida sobretudo pelos bons resultados que proporciona em termos de postura física e diminuição do stress, e situá-la no quadro mais amplo das práticas religiosas que acionam o corpo como via de acesso privilegiada para a experiência do sagrado. É exatamente esta dimensão da corporalidade, da qual não se excluem aspectos psicológicos, que explica, por sua vez, a afinidade das iogas com as propostas presentes em grande parte dos assim chamados "novos movimentos religiosos", para os quais a associação entre as dimensões do físico, do psicológico e do espiritual parecem ser uma marca, em grande parte herdada das religiosidades orientais.
id UNESP-17_ee6aa94e1b69b505c051f4886d5b5f56
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8735
network_acronym_str UNESP-17
network_name_str Motriz (Online)
repository_id_str
spelling As iogas como cultura alternativaIogaContraculturaTerapias CorporaisNovos Movimentos Religiosos.Pretendo analisar neste artigo alguns momentos de apropriação das tradições hindus pelo Ocidente, ressaltando o caráter contracultural por eles assumidos desde finais do século XVIII, quando se constituiu o movimento Romântico. No caso específico das iogas, compreendê-las como parte daquilo que se convencionou chamar de "cultura alternativa" implica em percebê-las como mais do que uma mera ginástica, conhecida sobretudo pelos bons resultados que proporciona em termos de postura física e diminuição do stress, e situá-la no quadro mais amplo das práticas religiosas que acionam o corpo como via de acesso privilegiada para a experiência do sagrado. É exatamente esta dimensão da corporalidade, da qual não se excluem aspectos psicológicos, que explica, por sua vez, a afinidade das iogas com as propostas presentes em grande parte dos assim chamados "novos movimentos religiosos", para os quais a associação entre as dimensões do físico, do psicológico e do espiritual parecem ser uma marca, em grande parte herdada das religiosidades orientais.Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro2006-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTrabalhos apresentados em Congresso e Simpósioapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/873510.5016/8735Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 5 N. 2 (1999); 189-193Motriz Revista de Educação Física; V. 5 N. 2 (1999); 189-1931980-6574reponame:Motriz (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPenghttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8735/6125Barroso, Maria Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-22T13:32:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8735Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motrizPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpmotriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br1980-65741415-9805opendoar:2014-05-22T13:32:59Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As iogas como cultura alternativa
title As iogas como cultura alternativa
spellingShingle As iogas como cultura alternativa
Barroso, Maria Macedo
Ioga
Contracultura
Terapias Corporais
Novos Movimentos Religiosos.
title_short As iogas como cultura alternativa
title_full As iogas como cultura alternativa
title_fullStr As iogas como cultura alternativa
title_full_unstemmed As iogas como cultura alternativa
title_sort As iogas como cultura alternativa
author Barroso, Maria Macedo
author_facet Barroso, Maria Macedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Maria Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Ioga
Contracultura
Terapias Corporais
Novos Movimentos Religiosos.
topic Ioga
Contracultura
Terapias Corporais
Novos Movimentos Religiosos.
description Pretendo analisar neste artigo alguns momentos de apropriação das tradições hindus pelo Ocidente, ressaltando o caráter contracultural por eles assumidos desde finais do século XVIII, quando se constituiu o movimento Romântico. No caso específico das iogas, compreendê-las como parte daquilo que se convencionou chamar de "cultura alternativa" implica em percebê-las como mais do que uma mera ginástica, conhecida sobretudo pelos bons resultados que proporciona em termos de postura física e diminuição do stress, e situá-la no quadro mais amplo das práticas religiosas que acionam o corpo como via de acesso privilegiada para a experiência do sagrado. É exatamente esta dimensão da corporalidade, da qual não se excluem aspectos psicológicos, que explica, por sua vez, a afinidade das iogas com as propostas presentes em grande parte dos assim chamados "novos movimentos religiosos", para os quais a associação entre as dimensões do físico, do psicológico e do espiritual parecem ser uma marca, em grande parte herdada das religiosidades orientais.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Trabalhos apresentados em Congresso e Simpósio
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8735
10.5016/8735
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8735
identifier_str_mv 10.5016/8735
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8735/6125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Rio Claro
dc.source.none.fl_str_mv Motriz. Journal of Physical Education. UNESP; V. 5 N. 2 (1999); 189-193
Motriz Revista de Educação Física; V. 5 N. 2 (1999); 189-193
1980-6574
reponame:Motriz (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Motriz (Online)
collection Motriz (Online)
repository.name.fl_str_mv Motriz (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv motriz@rc.unesp.br||mauerber@rc.unesp.br||azanesco@rc.unesp.br
_version_ 1800215770999816192