O patrimônio cultural e os jogos: uma revisão de literatura para a possível criação da categoria de “jogos funcionais”
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Patrimônio e Memória |
Texto Completo: | http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1147 |
Resumo: | O presente artigo propõe uma revisão da literatura no campo dos jogos, abordando dois clássicos autores do século XX – Huizinga (Homo ludens) e Caillois (Os jogos e os homens), até as recentes teses acerca da temática no Brasil - com ênfase após o crescimento expressivo do estudo dos jogos, ocorrido em 2010. Os campos do patrimônio e dos jogos podem ser correlacionados no que tange à forma como os jogos acabaram por moldar as várias dimensões culturais. Busca-se a validação de uma nova categoria de jogos, preliminarmente nominados de “jogos funcionais”: jogos que têm imbuídos em si uma função que ultrapassa a ludicidade, permitindo a vivência patrimonial marcada pelo lúdico-social, colocando os jogadores em um estado de grande imersão. Deste modo, busca sensibilizar os pesquisadores contemporâneos acerca das áreas de interação entre o patrimônio e os jogos, permitindo que reflexões sejam feitas a partir desse encontro interdisciplinar. |
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O patrimônio cultural e os jogos: uma revisão de literatura para a possível criação da categoria de “jogos funcionais”Patrimônio cultural; jogosPatrimônio cultural; Jogos funcionais; Cultura.O presente artigo propõe uma revisão da literatura no campo dos jogos, abordando dois clássicos autores do século XX – Huizinga (Homo ludens) e Caillois (Os jogos e os homens), até as recentes teses acerca da temática no Brasil - com ênfase após o crescimento expressivo do estudo dos jogos, ocorrido em 2010. Os campos do patrimônio e dos jogos podem ser correlacionados no que tange à forma como os jogos acabaram por moldar as várias dimensões culturais. Busca-se a validação de uma nova categoria de jogos, preliminarmente nominados de “jogos funcionais”: jogos que têm imbuídos em si uma função que ultrapassa a ludicidade, permitindo a vivência patrimonial marcada pelo lúdico-social, colocando os jogadores em um estado de grande imersão. Deste modo, busca sensibilizar os pesquisadores contemporâneos acerca das áreas de interação entre o patrimônio e os jogos, permitindo que reflexões sejam feitas a partir desse encontro interdisciplinar.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaCAPESSchmidt, Albano FranciscoGusso, Luana de CarvalhoCarelli, Mariluci Neis2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1147Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 478-495Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 478-495Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 478-495Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 478-495Patrimônio e Memória; v. 16, n. 1 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 478-4951808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1147/1171http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/1147/1153Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-08T12:40:36Zoai:ojs.cedap:article/1147Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2020-07-08T12:40:36Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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