Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Patrimônio e Memória |
Texto Completo: | http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/435 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva analisar a identidade dos indígenas Xavante após sua migração das aldeias para a cidade de Nova Xavantina, interior de Mato Grosso, tendo como enfoque a análise das crianças e adolescentes que frequentam as escolas. Para tanto, foi realizada pesquisa etnográfica em duas escolas estaduais da cidade. Como resultado, a pesquisa reiterou a premissa que considera que estar em contato com o branco não torna o indígena menos indígena, pois seus vínculos étnicos e a valorização de seus costumes têm continuidade no espaço urbano. Mais que isso, na cidade, a identidade Xavante é reafirmada. Assim, o conhecimento buscado junto aos brancos no espaço escolar tem o intuito de auxiliar nas estratégias de defesa de sua etnia. |
id |
UNESP-18_816654e25f3153cda12bac4229d7f403 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.cedap:article/435 |
network_acronym_str |
UNESP-18 |
network_name_str |
Patrimônio e Memória |
repository_id_str |
|
spelling |
Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MTIdentidade. Xavante. Cidade. Escola. Etnografia.O presente trabalho objetiva analisar a identidade dos indígenas Xavante após sua migração das aldeias para a cidade de Nova Xavantina, interior de Mato Grosso, tendo como enfoque a análise das crianças e adolescentes que frequentam as escolas. Para tanto, foi realizada pesquisa etnográfica em duas escolas estaduais da cidade. Como resultado, a pesquisa reiterou a premissa que considera que estar em contato com o branco não torna o indígena menos indígena, pois seus vínculos étnicos e a valorização de seus costumes têm continuidade no espaço urbano. Mais que isso, na cidade, a identidade Xavante é reafirmada. Assim, o conhecimento buscado junto aos brancos no espaço escolar tem o intuito de auxiliar nas estratégias de defesa de sua etnia. Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaFAPEMATOLIVEIRA, Natália Araújo de2014-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/435Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-2531808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/435/761info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-30T12:23:48Zoai:ojs.cedap:article/435Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2014-10-30T12:23:48Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT |
title |
Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT |
spellingShingle |
Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT OLIVEIRA, Natália Araújo de Identidade. Xavante. Cidade. Escola. Etnografia. |
title_short |
Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT |
title_full |
Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT |
title_fullStr |
Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT |
title_full_unstemmed |
Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT |
title_sort |
Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT |
author |
OLIVEIRA, Natália Araújo de |
author_facet |
OLIVEIRA, Natália Araújo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPEMAT |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Natália Araújo de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade. Xavante. Cidade. Escola. Etnografia. |
topic |
Identidade. Xavante. Cidade. Escola. Etnografia. |
description |
O presente trabalho objetiva analisar a identidade dos indígenas Xavante após sua migração das aldeias para a cidade de Nova Xavantina, interior de Mato Grosso, tendo como enfoque a análise das crianças e adolescentes que frequentam as escolas. Para tanto, foi realizada pesquisa etnográfica em duas escolas estaduais da cidade. Como resultado, a pesquisa reiterou a premissa que considera que estar em contato com o branco não torna o indígena menos indígena, pois seus vínculos étnicos e a valorização de seus costumes têm continuidade no espaço urbano. Mais que isso, na cidade, a identidade Xavante é reafirmada. Assim, o conhecimento buscado junto aos brancos no espaço escolar tem o intuito de auxiliar nas estratégias de defesa de sua etnia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/435 |
url |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/435/761 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória |
publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória |
dc.source.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253 Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253 Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253 Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253 Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253 1808-1967 reponame:Patrimônio e Memória instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Patrimônio e Memória |
collection |
Patrimônio e Memória |
repository.name.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br |
_version_ |
1800215748348477440 |