Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Natália Araújo de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Patrimônio e Memória
Texto Completo: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/435
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar a identidade dos indígenas Xavante após sua migração das aldeias para a cidade de Nova Xavantina, interior de Mato Grosso, tendo como enfoque a análise das crianças e adolescentes que frequentam as escolas. Para tanto, foi realizada pesquisa etnográfica em duas escolas estaduais da cidade. Como resultado, a pesquisa reiterou a premissa que considera que estar em contato com o branco não torna o indígena menos indígena, pois seus vínculos étnicos e a valorização de seus costumes têm continuidade no espaço urbano. Mais que isso, na cidade, a identidade Xavante é reafirmada. Assim, o conhecimento buscado junto aos brancos no espaço escolar tem o intuito de auxiliar nas estratégias de defesa de sua etnia.  
id UNESP-18_816654e25f3153cda12bac4229d7f403
oai_identifier_str oai:ojs.cedap:article/435
network_acronym_str UNESP-18
network_name_str Patrimônio e Memória
repository_id_str
spelling Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MTIdentidade. Xavante. Cidade. Escola. Etnografia.O presente trabalho objetiva analisar a identidade dos indígenas Xavante após sua migração das aldeias para a cidade de Nova Xavantina, interior de Mato Grosso, tendo como enfoque a análise das crianças e adolescentes que frequentam as escolas. Para tanto, foi realizada pesquisa etnográfica em duas escolas estaduais da cidade. Como resultado, a pesquisa reiterou a premissa que considera que estar em contato com o branco não torna o indígena menos indígena, pois seus vínculos étnicos e a valorização de seus costumes têm continuidade no espaço urbano. Mais que isso, na cidade, a identidade Xavante é reafirmada. Assim, o conhecimento buscado junto aos brancos no espaço escolar tem o intuito de auxiliar nas estratégias de defesa de sua etnia.  Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaFAPEMATOLIVEIRA, Natália Araújo de2014-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/435Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-2531808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/435/761info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-30T12:23:48Zoai:ojs.cedap:article/435Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2014-10-30T12:23:48Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT
title Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT
spellingShingle Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT
OLIVEIRA, Natália Araújo de
Identidade. Xavante. Cidade. Escola. Etnografia.
title_short Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT
title_full Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT
title_fullStr Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT
title_full_unstemmed Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT
title_sort Ser Xavante, morar e estudar na cidade: os Xavante em Nova Xavantina/MT / To be Xavante, live and study in the city: the Xavante in Nova Xavantina/MT
author OLIVEIRA, Natália Araújo de
author_facet OLIVEIRA, Natália Araújo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPEMAT
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Natália Araújo de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade. Xavante. Cidade. Escola. Etnografia.
topic Identidade. Xavante. Cidade. Escola. Etnografia.
description O presente trabalho objetiva analisar a identidade dos indígenas Xavante após sua migração das aldeias para a cidade de Nova Xavantina, interior de Mato Grosso, tendo como enfoque a análise das crianças e adolescentes que frequentam as escolas. Para tanto, foi realizada pesquisa etnográfica em duas escolas estaduais da cidade. Como resultado, a pesquisa reiterou a premissa que considera que estar em contato com o branco não torna o indígena menos indígena, pois seus vínculos étnicos e a valorização de seus costumes têm continuidade no espaço urbano. Mais que isso, na cidade, a identidade Xavante é reafirmada. Assim, o conhecimento buscado junto aos brancos no espaço escolar tem o intuito de auxiliar nas estratégias de defesa de sua etnia.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/435
url http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/435/761
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
dc.source.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253
Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253
Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253
Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253
Patrimônio e Memória; PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - V. 10 N.2; 235-253
1808-1967
reponame:Patrimônio e Memória
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Patrimônio e Memória
collection Patrimônio e Memória
repository.name.fl_str_mv Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br
_version_ 1800215748348477440