“Esses livros eram meus filhos”: ensaio de análise de uma biblioteca pessoal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Patrimônio e Memória |
Texto Completo: | http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1174 |
Resumo: | Este artigo tomou como objeto a série de vinte e cinco livros da coleção “Biblioteca das Moças” presente em um arquivo pessoal doado pela colecionadora. Teve como objetivos a problematização do hábito de leitura acessado, relacionando-o à formação de uma sensibilidade romântica pela via da leitura de romances. Para além disso, abordou as dedicatórias presentes em dezessete livros da série documental organizada para rastrear os afetos envolvidos no ato de leitura e colecionismo. Apresenta, como considerações finais, ponderações a respeito do estatuto teórico e metodológico das bibliotecas pessoais para estudos da história da leitura e da educação. Considera, por fim, necessária a valorização das leituras domésticas para acesso a práticas de colecionismo de mulheres e questiona narrativas acerca da centralidade da lógica escolarizada para aquilatar práticas de leitura e escrita. |
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“Esses livros eram meus filhos”: ensaio de análise de uma biblioteca pessoalHistória da Leitura; acervos pessoaisBiblioteca pessoal; História da leitura; Arquivo pessoal; Leitura de romances; Leitura feminina.Este artigo tomou como objeto a série de vinte e cinco livros da coleção “Biblioteca das Moças” presente em um arquivo pessoal doado pela colecionadora. Teve como objetivos a problematização do hábito de leitura acessado, relacionando-o à formação de uma sensibilidade romântica pela via da leitura de romances. Para além disso, abordou as dedicatórias presentes em dezessete livros da série documental organizada para rastrear os afetos envolvidos no ato de leitura e colecionismo. Apresenta, como considerações finais, ponderações a respeito do estatuto teórico e metodológico das bibliotecas pessoais para estudos da história da leitura e da educação. Considera, por fim, necessária a valorização das leituras domésticas para acesso a práticas de colecionismo de mulheres e questiona narrativas acerca da centralidade da lógica escolarizada para aquilatar práticas de leitura e escrita.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPhilippi, Carolina Cechella2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1174Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 110-129Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 110-129Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 110-129Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 110-129Patrimônio e Memória; v. 16, n. 2 (2020): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 110-1291808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/1174/1186Direitos autorais 2020 Patrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-16T12:38:39Zoai:ojs.cedap:article/1174Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2020-12-16T12:38:39Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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