“O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Patrimônio e Memória |
Texto Completo: | http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/619 |
Resumo: | Partindo do conceito de contrários, este artigo apresenta uma análise da construção de efeitos de sentido no longa-metragem brasileiro Durval Discos (Anna Muylaerte, Brasil, 2002). Valendo-se de uma integração de conhecimentos de diferentes áreas de estudo, este estudo analisou como os contrários são utilizados, em oposição ou justaposição, em elementos de naturezas diversas (verbais e não verbais) na composição fílmica. Para atingir tal objetivo, foram utilizados como referenciais teóricos o trabalho de Sigmund Freud e a Teoria do Yin e do Yang. Dessa forma, propôs-se uma reflexão em torno dos contrários enquanto categoria epistemológica e uma análise da construção de sentidos com base na simbologia de objetos sígnicos e também de outras narrativas incidentes na trama, com destaque especial para o leitmotiv de Durval: a canção “Mestre Jonas” (de Luiz Carlos Sá, Zé Rodrix e Gutemberg Guarabyra), uma versão jocosa da história bíblica de Jonas dentro do peixe. |
id |
UNESP-18_dfc4d35f3a35b1e89bbefccd7a831557 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.cedap:article/619 |
network_acronym_str |
UNESP-18 |
network_name_str |
Patrimônio e Memória |
repository_id_str |
|
spelling |
“O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrativeContrários. Narrativa fílmica. Construção de sentidos. Durval Discos.Partindo do conceito de contrários, este artigo apresenta uma análise da construção de efeitos de sentido no longa-metragem brasileiro Durval Discos (Anna Muylaerte, Brasil, 2002). Valendo-se de uma integração de conhecimentos de diferentes áreas de estudo, este estudo analisou como os contrários são utilizados, em oposição ou justaposição, em elementos de naturezas diversas (verbais e não verbais) na composição fílmica. Para atingir tal objetivo, foram utilizados como referenciais teóricos o trabalho de Sigmund Freud e a Teoria do Yin e do Yang. Dessa forma, propôs-se uma reflexão em torno dos contrários enquanto categoria epistemológica e uma análise da construção de sentidos com base na simbologia de objetos sígnicos e também de outras narrativas incidentes na trama, com destaque especial para o leitmotiv de Durval: a canção “Mestre Jonas” (de Luiz Carlos Sá, Zé Rodrix e Gutemberg Guarabyra), uma versão jocosa da história bíblica de Jonas dentro do peixe.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaROSA, Marli2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/619Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-1171808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/619/964http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/619/301Direitos autorais 2017 Patrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-19T05:15:12Zoai:ojs.cedap:article/619Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2017-12-19T05:15:12Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative |
title |
“O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative |
spellingShingle |
“O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative ROSA, Marli Contrários. Narrativa fílmica. Construção de sentidos. Durval Discos. |
title_short |
“O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative |
title_full |
“O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative |
title_fullStr |
“O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative |
title_full_unstemmed |
“O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative |
title_sort |
“O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative |
author |
ROSA, Marli |
author_facet |
ROSA, Marli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROSA, Marli |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contrários. Narrativa fílmica. Construção de sentidos. Durval Discos. |
topic |
Contrários. Narrativa fílmica. Construção de sentidos. Durval Discos. |
description |
Partindo do conceito de contrários, este artigo apresenta uma análise da construção de efeitos de sentido no longa-metragem brasileiro Durval Discos (Anna Muylaerte, Brasil, 2002). Valendo-se de uma integração de conhecimentos de diferentes áreas de estudo, este estudo analisou como os contrários são utilizados, em oposição ou justaposição, em elementos de naturezas diversas (verbais e não verbais) na composição fílmica. Para atingir tal objetivo, foram utilizados como referenciais teóricos o trabalho de Sigmund Freud e a Teoria do Yin e do Yang. Dessa forma, propôs-se uma reflexão em torno dos contrários enquanto categoria epistemológica e uma análise da construção de sentidos com base na simbologia de objetos sígnicos e também de outras narrativas incidentes na trama, com destaque especial para o leitmotiv de Durval: a canção “Mestre Jonas” (de Luiz Carlos Sá, Zé Rodrix e Gutemberg Guarabyra), uma versão jocosa da história bíblica de Jonas dentro do peixe. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/619 |
url |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/619/964 http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/619/301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Patrimônio e Memória info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Patrimônio e Memória |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória |
publisher.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória Patrimônio e Memória |
dc.source.none.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117 Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117 Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117 Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117 Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117 1808-1967 reponame:Patrimônio e Memória instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Patrimônio e Memória |
collection |
Patrimônio e Memória |
repository.name.fl_str_mv |
Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br |
_version_ |
1800215747322970112 |