“O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSA, Marli
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Patrimônio e Memória
Texto Completo: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/619
Resumo: Partindo do conceito de contrários, este artigo apresenta uma análise da construção de efeitos de sentido no longa-metragem brasileiro Durval Discos (Anna Muylaerte, Brasil, 2002). Valendo-se de uma integração de conhecimentos de diferentes áreas de estudo, este estudo analisou como os contrários são utilizados, em oposição ou justaposição, em elementos de naturezas diversas (verbais e não verbais) na composição fílmica. Para atingir tal objetivo, foram utilizados como referenciais teóricos o trabalho de Sigmund Freud e a Teoria do Yin e do Yang. Dessa forma, propôs-se uma reflexão em torno dos contrários enquanto categoria epistemológica e uma análise da construção de sentidos com base na simbologia de objetos sígnicos e também de outras narrativas incidentes na trama, com destaque especial para o leitmotiv de Durval: a canção “Mestre Jonas” (de Luiz Carlos Sá, Zé Rodrix e Gutemberg Guarabyra), uma versão jocosa da história bíblica de Jonas dentro do peixe.
id UNESP-18_dfc4d35f3a35b1e89bbefccd7a831557
oai_identifier_str oai:ojs.cedap:article/619
network_acronym_str UNESP-18
network_name_str Patrimônio e Memória
repository_id_str
spelling “O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrativeContrários. Narrativa fílmica. Construção de sentidos. Durval Discos.Partindo do conceito de contrários, este artigo apresenta uma análise da construção de efeitos de sentido no longa-metragem brasileiro Durval Discos (Anna Muylaerte, Brasil, 2002). Valendo-se de uma integração de conhecimentos de diferentes áreas de estudo, este estudo analisou como os contrários são utilizados, em oposição ou justaposição, em elementos de naturezas diversas (verbais e não verbais) na composição fílmica. Para atingir tal objetivo, foram utilizados como referenciais teóricos o trabalho de Sigmund Freud e a Teoria do Yin e do Yang. Dessa forma, propôs-se uma reflexão em torno dos contrários enquanto categoria epistemológica e uma análise da construção de sentidos com base na simbologia de objetos sígnicos e também de outras narrativas incidentes na trama, com destaque especial para o leitmotiv de Durval: a canção “Mestre Jonas” (de Luiz Carlos Sá, Zé Rodrix e Gutemberg Guarabyra), uma versão jocosa da história bíblica de Jonas dentro do peixe.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaROSA, Marli2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/619Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-1171808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/619/964http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/619/301Direitos autorais 2017 Patrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-19T05:15:12Zoai:ojs.cedap:article/619Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2017-12-19T05:15:12Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv “O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative
title “O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative
spellingShingle “O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative
ROSA, Marli
Contrários. Narrativa fílmica. Construção de sentidos. Durval Discos.
title_short “O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative
title_full “O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative
title_fullStr “O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative
title_full_unstemmed “O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative
title_sort “O nome da loja é Durval Discos”: o papel dos contrários na construção de sentidos da narrativa fílmica / “O nome da loja é Durval Discos”: the role of contraries in the construction of meanings of the filmic narrative
author ROSA, Marli
author_facet ROSA, Marli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSA, Marli
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Contrários. Narrativa fílmica. Construção de sentidos. Durval Discos.
topic Contrários. Narrativa fílmica. Construção de sentidos. Durval Discos.
description Partindo do conceito de contrários, este artigo apresenta uma análise da construção de efeitos de sentido no longa-metragem brasileiro Durval Discos (Anna Muylaerte, Brasil, 2002). Valendo-se de uma integração de conhecimentos de diferentes áreas de estudo, este estudo analisou como os contrários são utilizados, em oposição ou justaposição, em elementos de naturezas diversas (verbais e não verbais) na composição fílmica. Para atingir tal objetivo, foram utilizados como referenciais teóricos o trabalho de Sigmund Freud e a Teoria do Yin e do Yang. Dessa forma, propôs-se uma reflexão em torno dos contrários enquanto categoria epistemológica e uma análise da construção de sentidos com base na simbologia de objetos sígnicos e também de outras narrativas incidentes na trama, com destaque especial para o leitmotiv de Durval: a canção “Mestre Jonas” (de Luiz Carlos Sá, Zé Rodrix e Gutemberg Guarabyra), uma versão jocosa da história bíblica de Jonas dentro do peixe.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/619
url http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/619/964
http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/downloadSuppFile/619/301
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Patrimônio e Memória
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Patrimônio e Memória
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
publisher.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
Patrimônio e Memória
dc.source.none.fl_str_mv Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117
Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117
Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117
Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117
Patrimônio e Memória; v. 13, n. 2 (2017): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA, V. 13, N. 2; 97-117
1808-1967
reponame:Patrimônio e Memória
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Patrimônio e Memória
collection Patrimônio e Memória
repository.name.fl_str_mv Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv patrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br
_version_ 1800215747322970112