A TV como escola: o uso educativo da televisão Pré-Ditadura Militar / The TV as a school: the conception of the educational use of television in Brazil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Patrimônio e Memória |
Texto Completo: | http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/687 |
Resumo: | Independente do modelo televisivo hegemônico em cada país, a função social da televisão e seu papel educativo sempre foram discutidos. No Brasil, desde o início da televisão existiram iniciativas para o seu uso educativo. Entretanto, diferentemente do que ocorreu em países como a Inglaterra e a França, onde a educação pela televisão se apresentou com uma função complementar, pois quase todos os cidadãos encontravam oportunidades dentro da escola, no Brasil, assim como em outros países da América Latina, a educação pela televisão se apresentou como possibilitadora de exercer uma função substitutiva, constituindo-se em elemento de expansão da rede escolar, multiplicadora das oportunidades de aprendizado e veículo de formação social. Portanto, este artigo ocupa-se em tratar dessa concepção substitutiva das principais iniciativas para o uso educativo da televisão brasileira entre os anos de 1950 e 1964. |
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A TV como escola: o uso educativo da televisão Pré-Ditadura Militar / The TV as a school: the conception of the educational use of television in BrazilHistória; História do Brasil Contemporâneo; História da Comunicação SocialTelevisão Brasileira. Educação. Programas EducativosIndependente do modelo televisivo hegemônico em cada país, a função social da televisão e seu papel educativo sempre foram discutidos. No Brasil, desde o início da televisão existiram iniciativas para o seu uso educativo. Entretanto, diferentemente do que ocorreu em países como a Inglaterra e a França, onde a educação pela televisão se apresentou com uma função complementar, pois quase todos os cidadãos encontravam oportunidades dentro da escola, no Brasil, assim como em outros países da América Latina, a educação pela televisão se apresentou como possibilitadora de exercer uma função substitutiva, constituindo-se em elemento de expansão da rede escolar, multiplicadora das oportunidades de aprendizado e veículo de formação social. Portanto, este artigo ocupa-se em tratar dessa concepção substitutiva das principais iniciativas para o uso educativo da televisão brasileira entre os anos de 1950 e 1964.Patrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaPatrimônio e MemóriaCAPESBARROS FILHO, Eduardo Amando de2018-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/687Patrimônio e Memória; v. 14, n. 2 (2018): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 416-433Patrimônio e Memória; v. 14, n. 2 (2018): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 416-433Patrimônio e Memória; v. 14, n. 2 (2018): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 416-433Patrimônio e Memória; v. 14, n. 2 (2018): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 416-433Patrimônio e Memória; v. 14, n. 2 (2018): PATRIMÔNIO E MEMÓRIA; 416-4331808-1967reponame:Patrimônio e Memóriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/687/1045Direitos autorais 2018 Patrimônio e Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-12T02:48:35Zoai:ojs.cedap:article/687Revistahttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/PUBhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/oaipatrimonioememoria@gmail.com||patrimonioememoria@gmail.com||patrimonio-e-memoria@assis.unesp.br1808–19671808–1967opendoar:2018-12-12T02:48:35Patrimônio e Memória - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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