DELEUZE EM DIÁLOGO COM FRÉMONT: TENTATIVAS DE LER LEIBNIZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTENEGRO, Gonzalo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Filosofia da UNESP
Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/6017
Resumo: Durante os anos oitenta, o filósofo francês Gilles Deleuze se concentra na leitura dopensador alemão do século XVII, G.W. Leibniz. Como resultado, publica em 1988 Le Pli, obraque forma parte da série de estudos dedicados à filosofia moderna. Nela, evidencia-se, no entanto,como em nenhum outro estudo, a atenção de Deleuze a respeito das interpretações dos comentadorescontemporâneos da filosofia moderna, nesse caso, da filosofia leibniziana. Surge, assim, um diálogocom Christiane Frémont, comentadora e tradutora de Leibniz para o francês. Considerando esse breve,porém importante, diálogo sustentado por Deleuze e Frémont sobre as suas respectivas interpretações deLeibniz, tenciona-se nesta pesquisa dar conta dos principais tópicos presentes na referida conversa. Deforma preliminar, podemos dizer que esses tópicos envolvem: (1) o problema do corpo e do vinculumsubstantiale, (2) a questão das singularidades, (3) o princípio de economia e a incompossibilidade, e(4) o conceito deleuziano de vice-dicção. A hipótese que conduz nosso estudo é que as leituras feitaspor ambos a respeito do pensador alemão estão mutuamente entrelaçadas. É fundamental, assim, paraapoiar essa hipótese, fazer a demarcação precisa das relações entre tais leituras. Para tanto, nosso artigose concentra fundamentalmente no estudo das obras Singularités, individus et relations dans le systèmede Leibniz (2003), de Frémont, e Le Pli (1988), de Deleuze. Dessa forma, esperamos determinar ostópicos principais que emergem do diálogo e, ademais, precisar as convergências e divergências deinterpretação que se apresentam.
id UNESP-19_3695f1e6e85dd9aab1b28bc78dbdf2e5
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6017
network_acronym_str UNESP-19
network_name_str Revista de Filosofia da UNESP
spelling DELEUZE EM DIÁLOGO COM FRÉMONT: TENTATIVAS DE LER LEIBNIZDurante os anos oitenta, o filósofo francês Gilles Deleuze se concentra na leitura dopensador alemão do século XVII, G.W. Leibniz. Como resultado, publica em 1988 Le Pli, obraque forma parte da série de estudos dedicados à filosofia moderna. Nela, evidencia-se, no entanto,como em nenhum outro estudo, a atenção de Deleuze a respeito das interpretações dos comentadorescontemporâneos da filosofia moderna, nesse caso, da filosofia leibniziana. Surge, assim, um diálogocom Christiane Frémont, comentadora e tradutora de Leibniz para o francês. Considerando esse breve,porém importante, diálogo sustentado por Deleuze e Frémont sobre as suas respectivas interpretações deLeibniz, tenciona-se nesta pesquisa dar conta dos principais tópicos presentes na referida conversa. Deforma preliminar, podemos dizer que esses tópicos envolvem: (1) o problema do corpo e do vinculumsubstantiale, (2) a questão das singularidades, (3) o princípio de economia e a incompossibilidade, e(4) o conceito deleuziano de vice-dicção. A hipótese que conduz nosso estudo é que as leituras feitaspor ambos a respeito do pensador alemão estão mutuamente entrelaçadas. É fundamental, assim, paraapoiar essa hipótese, fazer a demarcação precisa das relações entre tais leituras. Para tanto, nosso artigose concentra fundamentalmente no estudo das obras Singularités, individus et relations dans le systèmede Leibniz (2003), de Frémont, e Le Pli (1988), de Deleuze. Dessa forma, esperamos determinar ostópicos principais que emergem do diálogo e, ademais, precisar as convergências e divergências deinterpretação que se apresentam.TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de FilosofiaTRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia2016-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/6017TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol 39 No 02 (2016)TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; v. 39 n. 02 (2016)0101-31730101-3173reponame:Revista de Filosofia da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/6017/4023MONTENEGRO, Gonzaloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:41Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6017Revistahttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/oai1980-539X0101-3173opendoar:null2020-08-04 10:42:42.08Revista de Filosofia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv DELEUZE EM DIÁLOGO COM FRÉMONT: TENTATIVAS DE LER LEIBNIZ
title DELEUZE EM DIÁLOGO COM FRÉMONT: TENTATIVAS DE LER LEIBNIZ
spellingShingle DELEUZE EM DIÁLOGO COM FRÉMONT: TENTATIVAS DE LER LEIBNIZ
MONTENEGRO, Gonzalo
title_short DELEUZE EM DIÁLOGO COM FRÉMONT: TENTATIVAS DE LER LEIBNIZ
title_full DELEUZE EM DIÁLOGO COM FRÉMONT: TENTATIVAS DE LER LEIBNIZ
title_fullStr DELEUZE EM DIÁLOGO COM FRÉMONT: TENTATIVAS DE LER LEIBNIZ
title_full_unstemmed DELEUZE EM DIÁLOGO COM FRÉMONT: TENTATIVAS DE LER LEIBNIZ
title_sort DELEUZE EM DIÁLOGO COM FRÉMONT: TENTATIVAS DE LER LEIBNIZ
author MONTENEGRO, Gonzalo
author_facet MONTENEGRO, Gonzalo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MONTENEGRO, Gonzalo
dc.description.none.fl_txt_mv Durante os anos oitenta, o filósofo francês Gilles Deleuze se concentra na leitura dopensador alemão do século XVII, G.W. Leibniz. Como resultado, publica em 1988 Le Pli, obraque forma parte da série de estudos dedicados à filosofia moderna. Nela, evidencia-se, no entanto,como em nenhum outro estudo, a atenção de Deleuze a respeito das interpretações dos comentadorescontemporâneos da filosofia moderna, nesse caso, da filosofia leibniziana. Surge, assim, um diálogocom Christiane Frémont, comentadora e tradutora de Leibniz para o francês. Considerando esse breve,porém importante, diálogo sustentado por Deleuze e Frémont sobre as suas respectivas interpretações deLeibniz, tenciona-se nesta pesquisa dar conta dos principais tópicos presentes na referida conversa. Deforma preliminar, podemos dizer que esses tópicos envolvem: (1) o problema do corpo e do vinculumsubstantiale, (2) a questão das singularidades, (3) o princípio de economia e a incompossibilidade, e(4) o conceito deleuziano de vice-dicção. A hipótese que conduz nosso estudo é que as leituras feitaspor ambos a respeito do pensador alemão estão mutuamente entrelaçadas. É fundamental, assim, paraapoiar essa hipótese, fazer a demarcação precisa das relações entre tais leituras. Para tanto, nosso artigose concentra fundamentalmente no estudo das obras Singularités, individus et relations dans le systèmede Leibniz (2003), de Frémont, e Le Pli (1988), de Deleuze. Dessa forma, esperamos determinar ostópicos principais que emergem do diálogo e, ademais, precisar as convergências e divergências deinterpretação que se apresentam.
description Durante os anos oitenta, o filósofo francês Gilles Deleuze se concentra na leitura dopensador alemão do século XVII, G.W. Leibniz. Como resultado, publica em 1988 Le Pli, obraque forma parte da série de estudos dedicados à filosofia moderna. Nela, evidencia-se, no entanto,como em nenhum outro estudo, a atenção de Deleuze a respeito das interpretações dos comentadorescontemporâneos da filosofia moderna, nesse caso, da filosofia leibniziana. Surge, assim, um diálogocom Christiane Frémont, comentadora e tradutora de Leibniz para o francês. Considerando esse breve,porém importante, diálogo sustentado por Deleuze e Frémont sobre as suas respectivas interpretações deLeibniz, tenciona-se nesta pesquisa dar conta dos principais tópicos presentes na referida conversa. Deforma preliminar, podemos dizer que esses tópicos envolvem: (1) o problema do corpo e do vinculumsubstantiale, (2) a questão das singularidades, (3) o princípio de economia e a incompossibilidade, e(4) o conceito deleuziano de vice-dicção. A hipótese que conduz nosso estudo é que as leituras feitaspor ambos a respeito do pensador alemão estão mutuamente entrelaçadas. É fundamental, assim, paraapoiar essa hipótese, fazer a demarcação precisa das relações entre tais leituras. Para tanto, nosso artigose concentra fundamentalmente no estudo das obras Singularités, individus et relations dans le systèmede Leibniz (2003), de Frémont, e Le Pli (1988), de Deleuze. Dessa forma, esperamos determinar ostópicos principais que emergem do diálogo e, ademais, precisar as convergências e divergências deinterpretação que se apresentam.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/6017
url http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/6017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/6017/4023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
publisher.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
dc.source.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol 39 No 02 (2016)
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; v. 39 n. 02 (2016)
0101-3173
0101-3173
reponame:Revista de Filosofia da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
reponame_str Revista de Filosofia da UNESP
collection Revista de Filosofia da UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
repository.name.fl_str_mv Revista de Filosofia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674119824148529152