Skepticism and truth: essay on the radical universality of a post-skeptical thought

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Abrahão Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Filosofia da UNESP
Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/5823
Resumo: Based on a study of the tropes of Aenesidemus discussed by Sextus Empiricus in hisPyrrhoniae Hypotyposes, we propose a reading which leads us to the need to postulate for contemporarythought a new universality that is radical and insurmountable. By this means, the philosophicalcontent and scope of skepticism can be understood in the sense of an encounter – finally – with themuch sought after notion of truth as that which can not be possessed, or whose announced possessionis always the revelation of a one-sidedness. In addition, a place of non-relativistic thought can besecured against dogmatic intolerance and against dissatisfaction with the conflicts of philosophy.
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spelling Skepticism and truth: essay on the radical universality of a post-skeptical thoughtCeticismo e verdade. Ensaio sobre a universalidade radical de um pensamento pós-céticoBased on a study of the tropes of Aenesidemus discussed by Sextus Empiricus in hisPyrrhoniae Hypotyposes, we propose a reading which leads us to the need to postulate for contemporarythought a new universality that is radical and insurmountable. By this means, the philosophicalcontent and scope of skepticism can be understood in the sense of an encounter – finally – with themuch sought after notion of truth as that which can not be possessed, or whose announced possessionis always the revelation of a one-sidedness. In addition, a place of non-relativistic thought can besecured against dogmatic intolerance and against dissatisfaction with the conflicts of philosophy.A partir de um estudo sobre os tropos de Enesidemo consignados e discutidos por SextoEmpírico, em suas Hipotiposis pirrônicas, propomos um ensaio de filosofia no qual a leitura dessestropos nos conduz à necessidade de postular (para o pensamento contemporâneo) uma universalidadenova, radical e intransponível. Por meio dela, não só o teor e o alcance filosóficos do ceticismo podemser enfatizados (no sentido de um encontro – finalmente – com a tão procurada verdade como aquiloque não pode ser possuído, ou cuja posse anunciada é sempre a revelação de uma unilateralidade), mastambém se pode assegurar um lugar de pensamento não-relativista contra a intolerância dogmática oucontra a insatisfação com os conflitos da filosofia.TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de FilosofiaTRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia2018-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/5823TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol 41 No 3 (2018); 9-38TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; v. 41 n. 3 (2018); 9-380101-31730101-3173reponame:Revista de Filosofia da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/5823/5252Andrade, Abrahão Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:41Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5823Revistahttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/oai1980-539X0101-3173opendoar:null2020-08-04 10:42:41.953Revista de Filosofia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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A partir de um estudo sobre os tropos de Enesidemo consignados e discutidos por SextoEmpírico, em suas Hipotiposis pirrônicas, propomos um ensaio de filosofia no qual a leitura dessestropos nos conduz à necessidade de postular (para o pensamento contemporâneo) uma universalidadenova, radical e intransponível. Por meio dela, não só o teor e o alcance filosóficos do ceticismo podemser enfatizados (no sentido de um encontro – finalmente – com a tão procurada verdade como aquiloque não pode ser possuído, ou cuja posse anunciada é sempre a revelação de uma unilateralidade), mastambém se pode assegurar um lugar de pensamento não-relativista contra a intolerância dogmática oucontra a insatisfação com os conflitos da filosofia.
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