Repetição, negação e ideologia. Marx, Hegel e o problema do sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laureano, Pedro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Filosofia da UNESP
Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/5283
Resumo: Este artigo parte da análise da influência de Hegel na construção do conceito de capital e de ideologia, na obra de Marx. Para tal, buscamos analisar a passagem dos primeiros escritos humanistas de Marx a sua teoria tardia. Da ruptura realizada por Marx em relação a suas obras de juventude, surge o problema de como determinar o sujeito, uma vez que a perspectiva humanista inicial é abandonada. Nossa ideia é a de que, paradoxalmente, é quando abandona Hegel que Marx termina por encontrar problemas que apenas poderiam ser resolvidos através da dialética hegeliana, como a questão da crítica da ideologia. É o que procuraremos argumentar através de uma análise sobre o papel da negatividade em Hegel. 
id UNESP-19_cca6557b3d2e636cef9416c86b09fa01
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5283
network_acronym_str UNESP-19
network_name_str Revista de Filosofia da UNESP
spelling Repetição, negação e ideologia. Marx, Hegel e o problema do sujeitoRepetition, negation, and ideology: Marx, Hegel, and the problem of the subjectEste artigo parte da análise da influência de Hegel na construção do conceito de capital e de ideologia, na obra de Marx. Para tal, buscamos analisar a passagem dos primeiros escritos humanistas de Marx a sua teoria tardia. Da ruptura realizada por Marx em relação a suas obras de juventude, surge o problema de como determinar o sujeito, uma vez que a perspectiva humanista inicial é abandonada. Nossa ideia é a de que, paradoxalmente, é quando abandona Hegel que Marx termina por encontrar problemas que apenas poderiam ser resolvidos através da dialética hegeliana, como a questão da crítica da ideologia. É o que procuraremos argumentar através de uma análise sobre o papel da negatividade em Hegel. This article starts with an analysis of the influence of Hegel on the construction of the concepts of capital and ideology in Marx’s work. To this end, we analyze the transition from Marx’s first humanist writings to his later theory. Due to the break achieved by Marx in relation to his early works, a problem arises: the determination of the revolutionary subject once the initial humanist perspective has been abandoned. Our thesis is that when Marx leaves Hegel, he paradoxically ends up encountering problems (such as the question of the critique of ideology) that can only be resolved by Hegelian dialectics,. We argue this by means of an analysis of the role of negativity in Hegel.TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de FilosofiaTRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia2018-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/528310.1590/0101-3173.2018.v41n3.06.p105TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol 41 No 3 (2018); 105-124TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; v. 41 n. 3 (2018); 105-1240101-31730101-3173reponame:Revista de Filosofia da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/5283/5256Laureano, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:41Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5283Revistahttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/oai1980-539X0101-3173opendoar:null2020-08-04 10:42:41.468Revista de Filosofia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Repetição, negação e ideologia. Marx, Hegel e o problema do sujeito
Repetition, negation, and ideology: Marx, Hegel, and the problem of the subject
title Repetição, negação e ideologia. Marx, Hegel e o problema do sujeito
spellingShingle Repetição, negação e ideologia. Marx, Hegel e o problema do sujeito
Laureano, Pedro
title_short Repetição, negação e ideologia. Marx, Hegel e o problema do sujeito
title_full Repetição, negação e ideologia. Marx, Hegel e o problema do sujeito
title_fullStr Repetição, negação e ideologia. Marx, Hegel e o problema do sujeito
title_full_unstemmed Repetição, negação e ideologia. Marx, Hegel e o problema do sujeito
title_sort Repetição, negação e ideologia. Marx, Hegel e o problema do sujeito
author Laureano, Pedro
author_facet Laureano, Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laureano, Pedro
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo parte da análise da influência de Hegel na construção do conceito de capital e de ideologia, na obra de Marx. Para tal, buscamos analisar a passagem dos primeiros escritos humanistas de Marx a sua teoria tardia. Da ruptura realizada por Marx em relação a suas obras de juventude, surge o problema de como determinar o sujeito, uma vez que a perspectiva humanista inicial é abandonada. Nossa ideia é a de que, paradoxalmente, é quando abandona Hegel que Marx termina por encontrar problemas que apenas poderiam ser resolvidos através da dialética hegeliana, como a questão da crítica da ideologia. É o que procuraremos argumentar através de uma análise sobre o papel da negatividade em Hegel. 
This article starts with an analysis of the influence of Hegel on the construction of the concepts of capital and ideology in Marx’s work. To this end, we analyze the transition from Marx’s first humanist writings to his later theory. Due to the break achieved by Marx in relation to his early works, a problem arises: the determination of the revolutionary subject once the initial humanist perspective has been abandoned. Our thesis is that when Marx leaves Hegel, he paradoxically ends up encountering problems (such as the question of the critique of ideology) that can only be resolved by Hegelian dialectics,. We argue this by means of an analysis of the role of negativity in Hegel.
description Este artigo parte da análise da influência de Hegel na construção do conceito de capital e de ideologia, na obra de Marx. Para tal, buscamos analisar a passagem dos primeiros escritos humanistas de Marx a sua teoria tardia. Da ruptura realizada por Marx em relação a suas obras de juventude, surge o problema de como determinar o sujeito, uma vez que a perspectiva humanista inicial é abandonada. Nossa ideia é a de que, paradoxalmente, é quando abandona Hegel que Marx termina por encontrar problemas que apenas poderiam ser resolvidos através da dialética hegeliana, como a questão da crítica da ideologia. É o que procuraremos argumentar através de uma análise sobre o papel da negatividade em Hegel. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/5283
10.1590/0101-3173.2018.v41n3.06.p105
url http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/5283
identifier_str_mv 10.1590/0101-3173.2018.v41n3.06.p105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/5283/5256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
publisher.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
dc.source.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol 41 No 3 (2018); 105-124
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; v. 41 n. 3 (2018); 105-124
0101-3173
0101-3173
reponame:Revista de Filosofia da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
reponame_str Revista de Filosofia da UNESP
collection Revista de Filosofia da UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
repository.name.fl_str_mv Revista de Filosofia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674119824059400192