FILOSOFAR ENQUANTO CUIDADO DE SI MESMO: UM EXERCÍCIO ESPIRITUAL ÉTICO-POLÍTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROHDEN, Luiz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Kussler, Leonardo Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Filosofia da UNESP
Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/7222
Resumo: O texto que tecemos e aqui apresentamos constitui, em síntese, uma resposta à provocante pergunta de Platão o que é cuidar de si? As respostas que oferecemos consistem em traços da nossa proposta de compreensão de filosofia que se efetiva enquanto um exercício espiritual, que, por sua vez, sustenta a hipótese do filosofar enquanto um modo de viver. Para tanto, da filosofia grega, explicitaremos o exercício do cultivo de si corporificado em Sócrates e, por parte da filosofia oriental, analisaremos o personagem Musashi. Ambos personificam a opção por um estilo de vida filosófica e modo de ser — o primeiro, pelas veredas do diálogo, o segundo, pela vivência — e assinalam a necessidade da evolução espiritual da alma, mediante vida contemplativa. Consequentemente, além de explorar a enorme proximidade entre uma linha filosófica grega e a tradição oriental, fundamentaremos o solo comum do pensamento enquanto exercício ético.
id UNESP-19_d2cdbe28e303c9762f15a2b1e19c570f
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7222
network_acronym_str UNESP-19
network_name_str Revista de Filosofia da UNESP
spelling FILOSOFAR ENQUANTO CUIDADO DE SI MESMO: UM EXERCÍCIO ESPIRITUAL ÉTICO-POLÍTICOO texto que tecemos e aqui apresentamos constitui, em síntese, uma resposta à provocante pergunta de Platão o que é cuidar de si? As respostas que oferecemos consistem em traços da nossa proposta de compreensão de filosofia que se efetiva enquanto um exercício espiritual, que, por sua vez, sustenta a hipótese do filosofar enquanto um modo de viver. Para tanto, da filosofia grega, explicitaremos o exercício do cultivo de si corporificado em Sócrates e, por parte da filosofia oriental, analisaremos o personagem Musashi. Ambos personificam a opção por um estilo de vida filosófica e modo de ser — o primeiro, pelas veredas do diálogo, o segundo, pela vivência — e assinalam a necessidade da evolução espiritual da alma, mediante vida contemplativa. Consequentemente, além de explorar a enorme proximidade entre uma linha filosófica grega e a tradição oriental, fundamentaremos o solo comum do pensamento enquanto exercício ético.TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de FilosofiaTRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia2017-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/7222TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol 40 No 3 (2017)TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; v. 40 n. 3 (2017)0101-31730101-3173reponame:Revista de Filosofia da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/7222/4605ROHDEN, LuizKussler, Leonardo Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:45Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7222Revistahttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/oai1980-539X0101-3173opendoar:null2020-08-04 10:42:46.239Revista de Filosofia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv FILOSOFAR ENQUANTO CUIDADO DE SI MESMO: UM EXERCÍCIO ESPIRITUAL ÉTICO-POLÍTICO
title FILOSOFAR ENQUANTO CUIDADO DE SI MESMO: UM EXERCÍCIO ESPIRITUAL ÉTICO-POLÍTICO
spellingShingle FILOSOFAR ENQUANTO CUIDADO DE SI MESMO: UM EXERCÍCIO ESPIRITUAL ÉTICO-POLÍTICO
ROHDEN, Luiz
title_short FILOSOFAR ENQUANTO CUIDADO DE SI MESMO: UM EXERCÍCIO ESPIRITUAL ÉTICO-POLÍTICO
title_full FILOSOFAR ENQUANTO CUIDADO DE SI MESMO: UM EXERCÍCIO ESPIRITUAL ÉTICO-POLÍTICO
title_fullStr FILOSOFAR ENQUANTO CUIDADO DE SI MESMO: UM EXERCÍCIO ESPIRITUAL ÉTICO-POLÍTICO
title_full_unstemmed FILOSOFAR ENQUANTO CUIDADO DE SI MESMO: UM EXERCÍCIO ESPIRITUAL ÉTICO-POLÍTICO
title_sort FILOSOFAR ENQUANTO CUIDADO DE SI MESMO: UM EXERCÍCIO ESPIRITUAL ÉTICO-POLÍTICO
author ROHDEN, Luiz
author_facet ROHDEN, Luiz
Kussler, Leonardo Marques
author_role author
author2 Kussler, Leonardo Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROHDEN, Luiz
Kussler, Leonardo Marques
dc.description.none.fl_txt_mv O texto que tecemos e aqui apresentamos constitui, em síntese, uma resposta à provocante pergunta de Platão o que é cuidar de si? As respostas que oferecemos consistem em traços da nossa proposta de compreensão de filosofia que se efetiva enquanto um exercício espiritual, que, por sua vez, sustenta a hipótese do filosofar enquanto um modo de viver. Para tanto, da filosofia grega, explicitaremos o exercício do cultivo de si corporificado em Sócrates e, por parte da filosofia oriental, analisaremos o personagem Musashi. Ambos personificam a opção por um estilo de vida filosófica e modo de ser — o primeiro, pelas veredas do diálogo, o segundo, pela vivência — e assinalam a necessidade da evolução espiritual da alma, mediante vida contemplativa. Consequentemente, além de explorar a enorme proximidade entre uma linha filosófica grega e a tradição oriental, fundamentaremos o solo comum do pensamento enquanto exercício ético.
description O texto que tecemos e aqui apresentamos constitui, em síntese, uma resposta à provocante pergunta de Platão o que é cuidar de si? As respostas que oferecemos consistem em traços da nossa proposta de compreensão de filosofia que se efetiva enquanto um exercício espiritual, que, por sua vez, sustenta a hipótese do filosofar enquanto um modo de viver. Para tanto, da filosofia grega, explicitaremos o exercício do cultivo de si corporificado em Sócrates e, por parte da filosofia oriental, analisaremos o personagem Musashi. Ambos personificam a opção por um estilo de vida filosófica e modo de ser — o primeiro, pelas veredas do diálogo, o segundo, pela vivência — e assinalam a necessidade da evolução espiritual da alma, mediante vida contemplativa. Consequentemente, além de explorar a enorme proximidade entre uma linha filosófica grega e a tradição oriental, fundamentaremos o solo comum do pensamento enquanto exercício ético.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/7222
url http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/7222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/7222/4605
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
publisher.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
dc.source.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol 40 No 3 (2017)
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; v. 40 n. 3 (2017)
0101-3173
0101-3173
reponame:Revista de Filosofia da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
reponame_str Revista de Filosofia da UNESP
collection Revista de Filosofia da UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
repository.name.fl_str_mv Revista de Filosofia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674119824544890880