"Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Filosofia da UNESP |
Texto Completo: | http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/879 |
Resumo: | O presente artigo aborda a concepção de “unidade de estilo” forjada por Nietzsche nos escritos da época de professorado na Universidade de Basiléia. Pretende-se mostrar a conexão entre tal concepção e a defesa da necessidade de educação dos instintos, nesse momento da obra ainda fortemente associada ao conjunto de um povo ou cultura; no caso, a cultura grega. Ao centro, o desafio de se compreender a duplicidade de apolíneo e dionisíaco, para além da esfera estrita da arte trágica. |
id |
UNESP-19_dd54d80e39916f2148b4c62c7d660d82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/879 |
network_acronym_str |
UNESP-19 |
network_name_str |
Revista de Filosofia da UNESP |
spelling |
"Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich NietzscheO presente artigo aborda a concepção de “unidade de estilo” forjada por Nietzsche nos escritos da época de professorado na Universidade de Basiléia. Pretende-se mostrar a conexão entre tal concepção e a defesa da necessidade de educação dos instintos, nesse momento da obra ainda fortemente associada ao conjunto de um povo ou cultura; no caso, a cultura grega. Ao centro, o desafio de se compreender a duplicidade de apolíneo e dionisíaco, para além da esfera estrita da arte trágica.TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de FilosofiaTRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia2011-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/879TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol 27 No 2 (2004)TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; v. 27 n. 2 (2004)0101-31730101-3173reponame:Revista de Filosofia da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/879/786Rodrigues, Luzia Gontijoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:29Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/879Revistahttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/oai1980-539X0101-3173opendoar:null2020-08-04 10:42:30.319Revista de Filosofia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche |
title |
"Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche |
spellingShingle |
"Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche Rodrigues, Luzia Gontijo |
title_short |
"Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche |
title_full |
"Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche |
title_fullStr |
"Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche |
title_full_unstemmed |
"Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche |
title_sort |
"Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche |
author |
Rodrigues, Luzia Gontijo |
author_facet |
Rodrigues, Luzia Gontijo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Luzia Gontijo |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo aborda a concepção de “unidade de estilo” forjada por Nietzsche nos escritos da época de professorado na Universidade de Basiléia. Pretende-se mostrar a conexão entre tal concepção e a defesa da necessidade de educação dos instintos, nesse momento da obra ainda fortemente associada ao conjunto de um povo ou cultura; no caso, a cultura grega. Ao centro, o desafio de se compreender a duplicidade de apolíneo e dionisíaco, para além da esfera estrita da arte trágica. |
description |
O presente artigo aborda a concepção de “unidade de estilo” forjada por Nietzsche nos escritos da época de professorado na Universidade de Basiléia. Pretende-se mostrar a conexão entre tal concepção e a defesa da necessidade de educação dos instintos, nesse momento da obra ainda fortemente associada ao conjunto de um povo ou cultura; no caso, a cultura grega. Ao centro, o desafio de se compreender a duplicidade de apolíneo e dionisíaco, para além da esfera estrita da arte trágica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/879 |
url |
http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/879/786 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia |
publisher.none.fl_str_mv |
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia |
dc.source.none.fl_str_mv |
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol 27 No 2 (2004) TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; v. 27 n. 2 (2004) 0101-3173 0101-3173 reponame:Revista de Filosofia da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
reponame_str |
Revista de Filosofia da UNESP |
collection |
Revista de Filosofia da UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Filosofia da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674119822465564672 |