Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Raquel
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Matta, Maria Luiza da, Pordeus, Isabela Almeida, Paiva, Saul Martins de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/131
Resumo: A escola tem sido considerada um local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde por reunir crianças em faixas etárias propícias à adoção de medidas educativas e preventivas.Apesar disso, poucos programas tem trabalhado de forma multidisciplinar, envolvendo a participação dos professores como agentes multiplicadores de conhecimentos em saúde bucal. Diante destes fatos os objetivos desta pesquisa foram: avaliar os conhecimentos em saúde bucal dos professores; a forma de aquisição destes conhecimentos; o interesse dos professores e de seus alunos pelo tema e pelo desenvolvimento de projetos pedagógicos integrados junto aos cirurgiões dentistas. Para isso foram respondidos 25 questionários por professores de uma escola pública de Belo Horizonte (Centro Pedagógico da UFMG). A partir da análise das respostas pôde-se concluir que: a escola é um espaço importante de informação em saúde, os professores e alunos têm interesse pelo tema, os professores necessitam de maiores informações para abordarem estes conteúdos em sala de aula, os professores têm interesse na realização de projetos pedagógicos integrados, e a inclusão desses conteúdos nos currículos do 1∞ Grau incrementaria a abordagem desse tema pelos professores.
id UNESP-20_09b535c61e7469a03c1a52deddf52212
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/131
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantilA escola tem sido considerada um local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde por reunir crianças em faixas etárias propícias à adoção de medidas educativas e preventivas.Apesar disso, poucos programas tem trabalhado de forma multidisciplinar, envolvendo a participação dos professores como agentes multiplicadores de conhecimentos em saúde bucal. Diante destes fatos os objetivos desta pesquisa foram: avaliar os conhecimentos em saúde bucal dos professores; a forma de aquisição destes conhecimentos; o interesse dos professores e de seus alunos pelo tema e pelo desenvolvimento de projetos pedagógicos integrados junto aos cirurgiões dentistas. Para isso foram respondidos 25 questionários por professores de uma escola pública de Belo Horizonte (Centro Pedagógico da UFMG). A partir da análise das respostas pôde-se concluir que: a escola é um espaço importante de informação em saúde, os professores e alunos têm interesse pelo tema, os professores necessitam de maiores informações para abordarem estes conteúdos em sala de aula, os professores têm interesse na realização de projetos pedagógicos integrados, e a inclusão desses conteúdos nos currículos do 1∞ Grau incrementaria a abordagem desse tema pelos professores.Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/13110.14295/bds.2001.v4i3.131Brazilian Dental Science; Vol. 4 No. 3 (2001)Brazilian Dental Science; v. 4 n. 3 (2001)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/131/91Vasconcelos, RaquelMatta, Maria Luiza daPordeus, Isabela AlmeidaPaiva, Saul Martins deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/131Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:23.812673Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil
title Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil
spellingShingle Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil
Vasconcelos, Raquel
title_short Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil
title_full Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil
title_fullStr Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil
title_full_unstemmed Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil
title_sort Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil
author Vasconcelos, Raquel
author_facet Vasconcelos, Raquel
Matta, Maria Luiza da
Pordeus, Isabela Almeida
Paiva, Saul Martins de
author_role author
author2 Matta, Maria Luiza da
Pordeus, Isabela Almeida
Paiva, Saul Martins de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Raquel
Matta, Maria Luiza da
Pordeus, Isabela Almeida
Paiva, Saul Martins de
description A escola tem sido considerada um local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde por reunir crianças em faixas etárias propícias à adoção de medidas educativas e preventivas.Apesar disso, poucos programas tem trabalhado de forma multidisciplinar, envolvendo a participação dos professores como agentes multiplicadores de conhecimentos em saúde bucal. Diante destes fatos os objetivos desta pesquisa foram: avaliar os conhecimentos em saúde bucal dos professores; a forma de aquisição destes conhecimentos; o interesse dos professores e de seus alunos pelo tema e pelo desenvolvimento de projetos pedagógicos integrados junto aos cirurgiões dentistas. Para isso foram respondidos 25 questionários por professores de uma escola pública de Belo Horizonte (Centro Pedagógico da UFMG). A partir da análise das respostas pôde-se concluir que: a escola é um espaço importante de informação em saúde, os professores e alunos têm interesse pelo tema, os professores necessitam de maiores informações para abordarem estes conteúdos em sala de aula, os professores têm interesse na realização de projetos pedagógicos integrados, e a inclusão desses conteúdos nos currículos do 1∞ Grau incrementaria a abordagem desse tema pelos professores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/131
10.14295/bds.2001.v4i3.131
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/131
identifier_str_mv 10.14295/bds.2001.v4i3.131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/131/91
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 4 No. 3 (2001)
Brazilian Dental Science; v. 4 n. 3 (2001)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346896030367744