Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Dental Science |
Texto Completo: | https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/131 |
Resumo: | A escola tem sido considerada um local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde por reunir crianças em faixas etárias propícias à adoção de medidas educativas e preventivas.Apesar disso, poucos programas tem trabalhado de forma multidisciplinar, envolvendo a participação dos professores como agentes multiplicadores de conhecimentos em saúde bucal. Diante destes fatos os objetivos desta pesquisa foram: avaliar os conhecimentos em saúde bucal dos professores; a forma de aquisição destes conhecimentos; o interesse dos professores e de seus alunos pelo tema e pelo desenvolvimento de projetos pedagógicos integrados junto aos cirurgiões dentistas. Para isso foram respondidos 25 questionários por professores de uma escola pública de Belo Horizonte (Centro Pedagógico da UFMG). A partir da análise das respostas pôde-se concluir que: a escola é um espaço importante de informação em saúde, os professores e alunos têm interesse pelo tema, os professores necessitam de maiores informações para abordarem estes conteúdos em sala de aula, os professores têm interesse na realização de projetos pedagógicos integrados, e a inclusão desses conteúdos nos currículos do 1∞ Grau incrementaria a abordagem desse tema pelos professores. |
id |
UNESP-20_09b535c61e7469a03c1a52deddf52212 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/131 |
network_acronym_str |
UNESP-20 |
network_name_str |
Brazilian Dental Science |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantilA escola tem sido considerada um local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde por reunir crianças em faixas etárias propícias à adoção de medidas educativas e preventivas.Apesar disso, poucos programas tem trabalhado de forma multidisciplinar, envolvendo a participação dos professores como agentes multiplicadores de conhecimentos em saúde bucal. Diante destes fatos os objetivos desta pesquisa foram: avaliar os conhecimentos em saúde bucal dos professores; a forma de aquisição destes conhecimentos; o interesse dos professores e de seus alunos pelo tema e pelo desenvolvimento de projetos pedagógicos integrados junto aos cirurgiões dentistas. Para isso foram respondidos 25 questionários por professores de uma escola pública de Belo Horizonte (Centro Pedagógico da UFMG). A partir da análise das respostas pôde-se concluir que: a escola é um espaço importante de informação em saúde, os professores e alunos têm interesse pelo tema, os professores necessitam de maiores informações para abordarem estes conteúdos em sala de aula, os professores têm interesse na realização de projetos pedagógicos integrados, e a inclusão desses conteúdos nos currículos do 1∞ Grau incrementaria a abordagem desse tema pelos professores.Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/13110.14295/bds.2001.v4i3.131Brazilian Dental Science; Vol. 4 No. 3 (2001)Brazilian Dental Science; v. 4 n. 3 (2001)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/131/91Vasconcelos, RaquelMatta, Maria Luiza daPordeus, Isabela AlmeidaPaiva, Saul Martins deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/131Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:23.812673Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil |
title |
Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil |
spellingShingle |
Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil Vasconcelos, Raquel |
title_short |
Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil |
title_full |
Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil |
title_fullStr |
Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil |
title_full_unstemmed |
Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil |
title_sort |
Escola: um espaço importante de informação em saúde bucal para a população infantil |
author |
Vasconcelos, Raquel |
author_facet |
Vasconcelos, Raquel Matta, Maria Luiza da Pordeus, Isabela Almeida Paiva, Saul Martins de |
author_role |
author |
author2 |
Matta, Maria Luiza da Pordeus, Isabela Almeida Paiva, Saul Martins de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Raquel Matta, Maria Luiza da Pordeus, Isabela Almeida Paiva, Saul Martins de |
description |
A escola tem sido considerada um local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde por reunir crianças em faixas etárias propícias à adoção de medidas educativas e preventivas.Apesar disso, poucos programas tem trabalhado de forma multidisciplinar, envolvendo a participação dos professores como agentes multiplicadores de conhecimentos em saúde bucal. Diante destes fatos os objetivos desta pesquisa foram: avaliar os conhecimentos em saúde bucal dos professores; a forma de aquisição destes conhecimentos; o interesse dos professores e de seus alunos pelo tema e pelo desenvolvimento de projetos pedagógicos integrados junto aos cirurgiões dentistas. Para isso foram respondidos 25 questionários por professores de uma escola pública de Belo Horizonte (Centro Pedagógico da UFMG). A partir da análise das respostas pôde-se concluir que: a escola é um espaço importante de informação em saúde, os professores e alunos têm interesse pelo tema, os professores necessitam de maiores informações para abordarem estes conteúdos em sala de aula, os professores têm interesse na realização de projetos pedagógicos integrados, e a inclusão desses conteúdos nos currículos do 1∞ Grau incrementaria a abordagem desse tema pelos professores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/131 10.14295/bds.2001.v4i3.131 |
url |
https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/131 |
identifier_str_mv |
10.14295/bds.2001.v4i3.131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/131/91 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Institute of Science and Technology of São José dos Campos |
publisher.none.fl_str_mv |
Institute of Science and Technology of São José dos Campos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Dental Science; Vol. 4 No. 3 (2001) Brazilian Dental Science; v. 4 n. 3 (2001) 2178-6011 reponame:Brazilian Dental Science instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Brazilian Dental Science |
collection |
Brazilian Dental Science |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br |
_version_ |
1788346896030367744 |