Prevalence of missing teeth in adolescents and young adults

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortelli, José Roberto
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pallos, Débora, Krug, Thelma, Cortelli, Sheila Cavalca, Hart, Thomas Charles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/113
Resumo: Estudos epidemiológicos têm demonstrado que a prevalência de cárie e doença periodontal ainda é elevada em alguns países em desenvolvimento, embora mostre uma tendência geral de declínio. Nestes países o tratamento para doença periodontal avançada e cárie dental é ainda a extração do dente O objetivo do presente estudo foi determinar a prevalência de dentes ausentes em uma população de adolescentes e adultos jovens.. A população estudada compreendeu 321 indivíduos que procuraram tratamento dentário na Clínica Odontológica da Universidade de Taubaté, em Taubaté, estado de São Paulo. Os participantes do estudo tinham entre 15 e 25 anos de idade (19.51 ± 3.21 anos), e pertenciam a 3 grupos étnicos: Negro, Branco e Pardo. Foram conduzidas entrevistas afim de se determinar a história média e hábito de fumar dos participantes. Indivíduos com problemas sistêmicos sem acompanhamento médico regular foram excluídos deste estudo. O exame bucal completo foi conduzido por um único examinador, e a perda dentária foi registrada para cada participante, de acordo com os critérios propostos pela Organização Mundial de Saúde/WHO (1997) excluindo-se os terceiros molares. Setenta porcento das mulheres e 65% dos homens haviam perdido um ou mais dentes. O número de dentes perdidos variou de 1 a 21. A média de dentes ausentes para o grupo estudado foi 2.4. A perda dentária mostrou correlação positiva com a idade (r = 0.88). Os primeiros molares inferiores apresentaram a maior freqüência de perda (42%), e os caninos inferiores a menor freqüência (<1%). Estes resultados sugerem que na população estudada a perda dentária representa um problema de saúde bucal significativo.
id UNESP-20_1b89d7fb518c89ecf2da978d284d4288
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/113
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Prevalence of missing teeth in adolescents and young adultsEstudos epidemiológicos têm demonstrado que a prevalência de cárie e doença periodontal ainda é elevada em alguns países em desenvolvimento, embora mostre uma tendência geral de declínio. Nestes países o tratamento para doença periodontal avançada e cárie dental é ainda a extração do dente O objetivo do presente estudo foi determinar a prevalência de dentes ausentes em uma população de adolescentes e adultos jovens.. A população estudada compreendeu 321 indivíduos que procuraram tratamento dentário na Clínica Odontológica da Universidade de Taubaté, em Taubaté, estado de São Paulo. Os participantes do estudo tinham entre 15 e 25 anos de idade (19.51 ± 3.21 anos), e pertenciam a 3 grupos étnicos: Negro, Branco e Pardo. Foram conduzidas entrevistas afim de se determinar a história média e hábito de fumar dos participantes. Indivíduos com problemas sistêmicos sem acompanhamento médico regular foram excluídos deste estudo. O exame bucal completo foi conduzido por um único examinador, e a perda dentária foi registrada para cada participante, de acordo com os critérios propostos pela Organização Mundial de Saúde/WHO (1997) excluindo-se os terceiros molares. Setenta porcento das mulheres e 65% dos homens haviam perdido um ou mais dentes. O número de dentes perdidos variou de 1 a 21. A média de dentes ausentes para o grupo estudado foi 2.4. A perda dentária mostrou correlação positiva com a idade (r = 0.88). Os primeiros molares inferiores apresentaram a maior freqüência de perda (42%), e os caninos inferiores a menor freqüência (<1%). Estes resultados sugerem que na população estudada a perda dentária representa um problema de saúde bucal significativo. Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/11310.14295/bds.2001.v4i2.113Brazilian Dental Science; Vol. 4 No. 2 (2001)Brazilian Dental Science; v. 4 n. 2 (2001)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/113/75Cortelli, José RobertoPallos, DéboraKrug, ThelmaCortelli, Sheila CavalcaHart, Thomas Charlesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:13:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/113Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br||bds.ict@unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2018-08-30T09:13:35Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevalence of missing teeth in adolescents and young adults
title Prevalence of missing teeth in adolescents and young adults
spellingShingle Prevalence of missing teeth in adolescents and young adults
Cortelli, José Roberto
title_short Prevalence of missing teeth in adolescents and young adults
title_full Prevalence of missing teeth in adolescents and young adults
title_fullStr Prevalence of missing teeth in adolescents and young adults
title_full_unstemmed Prevalence of missing teeth in adolescents and young adults
title_sort Prevalence of missing teeth in adolescents and young adults
author Cortelli, José Roberto
author_facet Cortelli, José Roberto
Pallos, Débora
Krug, Thelma
Cortelli, Sheila Cavalca
Hart, Thomas Charles
author_role author
author2 Pallos, Débora
Krug, Thelma
Cortelli, Sheila Cavalca
Hart, Thomas Charles
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortelli, José Roberto
Pallos, Débora
Krug, Thelma
Cortelli, Sheila Cavalca
Hart, Thomas Charles
description Estudos epidemiológicos têm demonstrado que a prevalência de cárie e doença periodontal ainda é elevada em alguns países em desenvolvimento, embora mostre uma tendência geral de declínio. Nestes países o tratamento para doença periodontal avançada e cárie dental é ainda a extração do dente O objetivo do presente estudo foi determinar a prevalência de dentes ausentes em uma população de adolescentes e adultos jovens.. A população estudada compreendeu 321 indivíduos que procuraram tratamento dentário na Clínica Odontológica da Universidade de Taubaté, em Taubaté, estado de São Paulo. Os participantes do estudo tinham entre 15 e 25 anos de idade (19.51 ± 3.21 anos), e pertenciam a 3 grupos étnicos: Negro, Branco e Pardo. Foram conduzidas entrevistas afim de se determinar a história média e hábito de fumar dos participantes. Indivíduos com problemas sistêmicos sem acompanhamento médico regular foram excluídos deste estudo. O exame bucal completo foi conduzido por um único examinador, e a perda dentária foi registrada para cada participante, de acordo com os critérios propostos pela Organização Mundial de Saúde/WHO (1997) excluindo-se os terceiros molares. Setenta porcento das mulheres e 65% dos homens haviam perdido um ou mais dentes. O número de dentes perdidos variou de 1 a 21. A média de dentes ausentes para o grupo estudado foi 2.4. A perda dentária mostrou correlação positiva com a idade (r = 0.88). Os primeiros molares inferiores apresentaram a maior freqüência de perda (42%), e os caninos inferiores a menor freqüência (<1%). Estes resultados sugerem que na população estudada a perda dentária representa um problema de saúde bucal significativo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/113
10.14295/bds.2001.v4i2.113
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/113
identifier_str_mv 10.14295/bds.2001.v4i2.113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/113/75
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 4 No. 2 (2001)
Brazilian Dental Science; v. 4 n. 2 (2001)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br||bds.ict@unesp.br
_version_ 1817990376899739648