O efeito da dieta alcoólica sobre o desenvolvimento da glândula submandibular de Rattus novergicus é definitivo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreo, Jesus Carlos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Fabiane B., Sousa, Simone Maria G., Santos, Nicolas B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/520
Resumo: RESUMOO álcool é uma das drogas mais comuns na sociedade em geral e pode provocar alterações morfológicas em diferentes tecidos. O objetivo deste trabalho foi observar, por meio da morfometria, se o álcool altera o desenvolvimento da glândula submandibular dos ratos e se esta alteração é definitiva. Para isso foram utilizados três grupos (n=10): grupo controle (GC), os animais receberam água e ração “ad libitum”; grupo alcoolizado (GA) receberam uma mistura de água e álcool numa concentração de 25%; e grupo isocalórico (GI), receberam uma solução de água e sacarose, com a mesma quantidade de calorias que os animais do grupo alcoolizado. Após 120 dias, cinco animais de cada grupo foram sacrificados. Os animais restantes passaram a receber apenas uma dieta de água e ração e os novos grupos formados passaram a ser denominados de: grupo controle1 (GC1), grupo desintoxicado (GD) e grupo antigo isocalórico (GAI). Os animais destes grupos foram sacrificados 120 dias após este novo tratamento. Os animais sacrificados tiveram suas glândulas submandibulares removidas bilateralmente para análise morfométrica. Utilizando-se de paquímetro digital as medidas foram devidamente tomadas e submetidas à análise estatística. Os resultados mostraram que o consumo de álcool produz um crescimento menor nas glândulas submandibulares no período de alcoolização e um aumento após o período de desintoxicação alcoólica. Baseado nestes resultados pode-se concluir que o álcool altera o desenvolvimento das glândulas salivares de ratos, mas esta alteração não é definitiva, se o animal for submetido a um período de desintoxiação alcoólica.
id UNESP-20_3166604160b4614e3ab1445bebef30d8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/520
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling O efeito da dieta alcoólica sobre o desenvolvimento da glândula submandibular de Rattus novergicus é definitivo?RESUMOO álcool é uma das drogas mais comuns na sociedade em geral e pode provocar alterações morfológicas em diferentes tecidos. O objetivo deste trabalho foi observar, por meio da morfometria, se o álcool altera o desenvolvimento da glândula submandibular dos ratos e se esta alteração é definitiva. Para isso foram utilizados três grupos (n=10): grupo controle (GC), os animais receberam água e ração “ad libitum”; grupo alcoolizado (GA) receberam uma mistura de água e álcool numa concentração de 25%; e grupo isocalórico (GI), receberam uma solução de água e sacarose, com a mesma quantidade de calorias que os animais do grupo alcoolizado. Após 120 dias, cinco animais de cada grupo foram sacrificados. Os animais restantes passaram a receber apenas uma dieta de água e ração e os novos grupos formados passaram a ser denominados de: grupo controle1 (GC1), grupo desintoxicado (GD) e grupo antigo isocalórico (GAI). Os animais destes grupos foram sacrificados 120 dias após este novo tratamento. Os animais sacrificados tiveram suas glândulas submandibulares removidas bilateralmente para análise morfométrica. Utilizando-se de paquímetro digital as medidas foram devidamente tomadas e submetidas à análise estatística. Os resultados mostraram que o consumo de álcool produz um crescimento menor nas glândulas submandibulares no período de alcoolização e um aumento após o período de desintoxicação alcoólica. Baseado nestes resultados pode-se concluir que o álcool altera o desenvolvimento das glândulas salivares de ratos, mas esta alteração não é definitiva, se o animal for submetido a um período de desintoxiação alcoólica.Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/52010.14295/bds.2006.v9i2.520Brazilian Dental Science; Vol. 9 No. 2 (2006)Brazilian Dental Science; v. 9 n. 2 (2006)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/520/437Andreo, Jesus CarlosSilva, Fabiane B.Sousa, Simone Maria G.Santos, Nicolas B.info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:12:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/520Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:41.433118Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O efeito da dieta alcoólica sobre o desenvolvimento da glândula submandibular de Rattus novergicus é definitivo?
title O efeito da dieta alcoólica sobre o desenvolvimento da glândula submandibular de Rattus novergicus é definitivo?
spellingShingle O efeito da dieta alcoólica sobre o desenvolvimento da glândula submandibular de Rattus novergicus é definitivo?
Andreo, Jesus Carlos
title_short O efeito da dieta alcoólica sobre o desenvolvimento da glândula submandibular de Rattus novergicus é definitivo?
title_full O efeito da dieta alcoólica sobre o desenvolvimento da glândula submandibular de Rattus novergicus é definitivo?
title_fullStr O efeito da dieta alcoólica sobre o desenvolvimento da glândula submandibular de Rattus novergicus é definitivo?
title_full_unstemmed O efeito da dieta alcoólica sobre o desenvolvimento da glândula submandibular de Rattus novergicus é definitivo?
title_sort O efeito da dieta alcoólica sobre o desenvolvimento da glândula submandibular de Rattus novergicus é definitivo?
author Andreo, Jesus Carlos
author_facet Andreo, Jesus Carlos
Silva, Fabiane B.
Sousa, Simone Maria G.
Santos, Nicolas B.
author_role author
author2 Silva, Fabiane B.
Sousa, Simone Maria G.
Santos, Nicolas B.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreo, Jesus Carlos
Silva, Fabiane B.
Sousa, Simone Maria G.
Santos, Nicolas B.
description RESUMOO álcool é uma das drogas mais comuns na sociedade em geral e pode provocar alterações morfológicas em diferentes tecidos. O objetivo deste trabalho foi observar, por meio da morfometria, se o álcool altera o desenvolvimento da glândula submandibular dos ratos e se esta alteração é definitiva. Para isso foram utilizados três grupos (n=10): grupo controle (GC), os animais receberam água e ração “ad libitum”; grupo alcoolizado (GA) receberam uma mistura de água e álcool numa concentração de 25%; e grupo isocalórico (GI), receberam uma solução de água e sacarose, com a mesma quantidade de calorias que os animais do grupo alcoolizado. Após 120 dias, cinco animais de cada grupo foram sacrificados. Os animais restantes passaram a receber apenas uma dieta de água e ração e os novos grupos formados passaram a ser denominados de: grupo controle1 (GC1), grupo desintoxicado (GD) e grupo antigo isocalórico (GAI). Os animais destes grupos foram sacrificados 120 dias após este novo tratamento. Os animais sacrificados tiveram suas glândulas submandibulares removidas bilateralmente para análise morfométrica. Utilizando-se de paquímetro digital as medidas foram devidamente tomadas e submetidas à análise estatística. Os resultados mostraram que o consumo de álcool produz um crescimento menor nas glândulas submandibulares no período de alcoolização e um aumento após o período de desintoxicação alcoólica. Baseado nestes resultados pode-se concluir que o álcool altera o desenvolvimento das glândulas salivares de ratos, mas esta alteração não é definitiva, se o animal for submetido a um período de desintoxiação alcoólica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/520
10.14295/bds.2006.v9i2.520
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/520
identifier_str_mv 10.14295/bds.2006.v9i2.520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/520/437
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 9 No. 2 (2006)
Brazilian Dental Science; v. 9 n. 2 (2006)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346897588551680