Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandra H.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moraes, Luiz C., M. Filho, Edmundo, Castilho, Julio C. M., Moraes, Mari Eli L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
DOI: 10.14295/bds.2005.v8i3.328
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/328
Resumo: Nesta pesquisa o objetivo foi analisar uma amostra de 66 indivíduos, divididos em três grupos pela variação do ângulo formado pelo plano mandibular e horizontal de Frankfurt (APM) e verificar três aspectos: 1-a presença de proporção divina nas três amostras, a partir de segmentos obtidos pela projeção de pontos cefalométricos sobre a ordenada Y; 2- as proporções faciais que possam diferenciar e caracterizar os tipos faciais no sentido vertical; 3- a partir da construção do retângulo com proporções divinas no 1/3 inferior da face de todos os indivíduos da amostra, verificar a sua relação espacial com a ordenada Y. Dos resultados estatísticos obtidos, verificou-se: 1- nos três grupos estudados, proporção de indivíduos áureos; 2- os grupos G1 (24°≤APM ≤27°), G2 (APM<24°) e G3 (APM>27°) e a proporção facial StGO’: A’-B’são elementos que podem diferenciar os tipos faciais no sentido vertical em mesofacial , braquifacial e dolicofacial; 3- apesar das construção da figura geométrica do retângulo com proporções divinas no 1/3 inferior da face em todos os indivíduos da amostra, a manifestação da razão áurea foi positiva somente para os grupos G1 e G2, sugerindo assim faces esteticamente harmônicas e cefalometricamente equilibradas. 
id UNESP-20_3b5fb530d0f365c2056de5a16639868a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/328
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
spelling Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.Nesta pesquisa o objetivo foi analisar uma amostra de 66 indivíduos, divididos em três grupos pela variação do ângulo formado pelo plano mandibular e horizontal de Frankfurt (APM) e verificar três aspectos: 1-a presença de proporção divina nas três amostras, a partir de segmentos obtidos pela projeção de pontos cefalométricos sobre a ordenada Y; 2- as proporções faciais que possam diferenciar e caracterizar os tipos faciais no sentido vertical; 3- a partir da construção do retângulo com proporções divinas no 1/3 inferior da face de todos os indivíduos da amostra, verificar a sua relação espacial com a ordenada Y. Dos resultados estatísticos obtidos, verificou-se: 1- nos três grupos estudados, proporção de indivíduos áureos; 2- os grupos G1 (24°≤APM ≤27°), G2 (APM<24°) e G3 (APM>27°) e a proporção facial StGO’: A’-B’são elementos que podem diferenciar os tipos faciais no sentido vertical em mesofacial , braquifacial e dolicofacial; 3- apesar das construção da figura geométrica do retângulo com proporções divinas no 1/3 inferior da face em todos os indivíduos da amostra, a manifestação da razão áurea foi positiva somente para os grupos G1 e G2, sugerindo assim faces esteticamente harmônicas e cefalometricamente equilibradas. Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/32810.14295/bds.2005.v8i3.328Brazilian Dental Science; Vol. 8 No. 3 (2005)Brazilian Dental Science; v. 8 n. 3 (2005)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/328/258Santos, Sandra H.Moraes, Luiz C.M. Filho, EdmundoCastilho, Julio C. M.Moraes, Mari Eli L.info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:12:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/328Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br||bds.ict@unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2018-08-30T09:12:45Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
title Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
spellingShingle Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
Santos, Sandra H.
Santos, Sandra H.
title_short Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
title_full Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
title_fullStr Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
title_full_unstemmed Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
title_sort Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
author Santos, Sandra H.
author_facet Santos, Sandra H.
Santos, Sandra H.
Moraes, Luiz C.
M. Filho, Edmundo
Castilho, Julio C. M.
Moraes, Mari Eli L.
Moraes, Luiz C.
M. Filho, Edmundo
Castilho, Julio C. M.
Moraes, Mari Eli L.
author_role author
author2 Moraes, Luiz C.
M. Filho, Edmundo
Castilho, Julio C. M.
Moraes, Mari Eli L.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sandra H.
Moraes, Luiz C.
M. Filho, Edmundo
Castilho, Julio C. M.
Moraes, Mari Eli L.
description Nesta pesquisa o objetivo foi analisar uma amostra de 66 indivíduos, divididos em três grupos pela variação do ângulo formado pelo plano mandibular e horizontal de Frankfurt (APM) e verificar três aspectos: 1-a presença de proporção divina nas três amostras, a partir de segmentos obtidos pela projeção de pontos cefalométricos sobre a ordenada Y; 2- as proporções faciais que possam diferenciar e caracterizar os tipos faciais no sentido vertical; 3- a partir da construção do retângulo com proporções divinas no 1/3 inferior da face de todos os indivíduos da amostra, verificar a sua relação espacial com a ordenada Y. Dos resultados estatísticos obtidos, verificou-se: 1- nos três grupos estudados, proporção de indivíduos áureos; 2- os grupos G1 (24°≤APM ≤27°), G2 (APM<24°) e G3 (APM>27°) e a proporção facial StGO’: A’-B’são elementos que podem diferenciar os tipos faciais no sentido vertical em mesofacial , braquifacial e dolicofacial; 3- apesar das construção da figura geométrica do retângulo com proporções divinas no 1/3 inferior da face em todos os indivíduos da amostra, a manifestação da razão áurea foi positiva somente para os grupos G1 e G2, sugerindo assim faces esteticamente harmônicas e cefalometricamente equilibradas. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/328
10.14295/bds.2005.v8i3.328
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/328
identifier_str_mv 10.14295/bds.2005.v8i3.328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/328/258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 8 No. 3 (2005)
Brazilian Dental Science; v. 8 n. 3 (2005)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br||bds.ict@unesp.br
_version_ 1822183880914894848
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/bds.2005.v8i3.328