Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandra H.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moraes, Luiz C., M. Filho, Edmundo, Castilho, Julio C. M., Moraes, Mari Eli L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/328
Resumo: Nesta pesquisa o objetivo foi analisar uma amostra de 66 indivíduos, divididos em três grupos pela variação do ângulo formado pelo plano mandibular e horizontal de Frankfurt (APM) e verificar três aspectos: 1-a presença de proporção divina nas três amostras, a partir de segmentos obtidos pela projeção de pontos cefalométricos sobre a ordenada Y; 2- as proporções faciais que possam diferenciar e caracterizar os tipos faciais no sentido vertical; 3- a partir da construção do retângulo com proporções divinas no 1/3 inferior da face de todos os indivíduos da amostra, verificar a sua relação espacial com a ordenada Y. Dos resultados estatísticos obtidos, verificou-se: 1- nos três grupos estudados, proporção de indivíduos áureos; 2- os grupos G1 (24°≤APM ≤27°), G2 (APM<24°) e G3 (APM>27°) e a proporção facial StGO’: A’-B’são elementos que podem diferenciar os tipos faciais no sentido vertical em mesofacial , braquifacial e dolicofacial; 3- apesar das construção da figura geométrica do retângulo com proporções divinas no 1/3 inferior da face em todos os indivíduos da amostra, a manifestação da razão áurea foi positiva somente para os grupos G1 e G2, sugerindo assim faces esteticamente harmônicas e cefalometricamente equilibradas. 
id UNESP-20_3b5fb530d0f365c2056de5a16639868a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/328
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.Nesta pesquisa o objetivo foi analisar uma amostra de 66 indivíduos, divididos em três grupos pela variação do ângulo formado pelo plano mandibular e horizontal de Frankfurt (APM) e verificar três aspectos: 1-a presença de proporção divina nas três amostras, a partir de segmentos obtidos pela projeção de pontos cefalométricos sobre a ordenada Y; 2- as proporções faciais que possam diferenciar e caracterizar os tipos faciais no sentido vertical; 3- a partir da construção do retângulo com proporções divinas no 1/3 inferior da face de todos os indivíduos da amostra, verificar a sua relação espacial com a ordenada Y. Dos resultados estatísticos obtidos, verificou-se: 1- nos três grupos estudados, proporção de indivíduos áureos; 2- os grupos G1 (24°≤APM ≤27°), G2 (APM<24°) e G3 (APM>27°) e a proporção facial StGO’: A’-B’são elementos que podem diferenciar os tipos faciais no sentido vertical em mesofacial , braquifacial e dolicofacial; 3- apesar das construção da figura geométrica do retângulo com proporções divinas no 1/3 inferior da face em todos os indivíduos da amostra, a manifestação da razão áurea foi positiva somente para os grupos G1 e G2, sugerindo assim faces esteticamente harmônicas e cefalometricamente equilibradas. Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/32810.14295/bds.2005.v8i3.328Brazilian Dental Science; Vol. 8 No. 3 (2005)Brazilian Dental Science; v. 8 n. 3 (2005)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/328/258Santos, Sandra H.Moraes, Luiz C.M. Filho, EdmundoCastilho, Julio C. M.Moraes, Mari Eli L.info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:12:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/328Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:31.758898Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
title Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
spellingShingle Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
Santos, Sandra H.
title_short Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
title_full Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
title_fullStr Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
title_full_unstemmed Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
title_sort Aplicação do método linear e geométrico utilizando radiografias cefalométricas laterais, para diferenciar e identificar a proporção divina em três tipos faciais.
author Santos, Sandra H.
author_facet Santos, Sandra H.
Moraes, Luiz C.
M. Filho, Edmundo
Castilho, Julio C. M.
Moraes, Mari Eli L.
author_role author
author2 Moraes, Luiz C.
M. Filho, Edmundo
Castilho, Julio C. M.
Moraes, Mari Eli L.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sandra H.
Moraes, Luiz C.
M. Filho, Edmundo
Castilho, Julio C. M.
Moraes, Mari Eli L.
description Nesta pesquisa o objetivo foi analisar uma amostra de 66 indivíduos, divididos em três grupos pela variação do ângulo formado pelo plano mandibular e horizontal de Frankfurt (APM) e verificar três aspectos: 1-a presença de proporção divina nas três amostras, a partir de segmentos obtidos pela projeção de pontos cefalométricos sobre a ordenada Y; 2- as proporções faciais que possam diferenciar e caracterizar os tipos faciais no sentido vertical; 3- a partir da construção do retângulo com proporções divinas no 1/3 inferior da face de todos os indivíduos da amostra, verificar a sua relação espacial com a ordenada Y. Dos resultados estatísticos obtidos, verificou-se: 1- nos três grupos estudados, proporção de indivíduos áureos; 2- os grupos G1 (24°≤APM ≤27°), G2 (APM<24°) e G3 (APM>27°) e a proporção facial StGO’: A’-B’são elementos que podem diferenciar os tipos faciais no sentido vertical em mesofacial , braquifacial e dolicofacial; 3- apesar das construção da figura geométrica do retângulo com proporções divinas no 1/3 inferior da face em todos os indivíduos da amostra, a manifestação da razão áurea foi positiva somente para os grupos G1 e G2, sugerindo assim faces esteticamente harmônicas e cefalometricamente equilibradas. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/328
10.14295/bds.2005.v8i3.328
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/328
identifier_str_mv 10.14295/bds.2005.v8i3.328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/328/258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 8 No. 3 (2005)
Brazilian Dental Science; v. 8 n. 3 (2005)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346896886005760