Isolamento de Candida spp. com utilização de meio de cultura cromogênico CHROMagar Candida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Patrícia Monteiro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Koga-Ito, Cristiane Yumi, Junqueira, Juliana Campos, Jorge, Antônio Olavo Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/641
Resumo: O objetivo do presente estudo foi comparar o isolamento e identificação de leveduras do gênero Candida em meio de cultura cromogênico CHROMagar Candida com o isolamento convencional em ágar Sabouraud dextrose com cloranfenicol. Foram coletadas amostras de saliva de 50 indivíduos com idades entre 13 e 70 anos. Os participantes realizaram enxágue bucal com solução fisiológica esterilizada e tamponada com fosfato (PBS) durante 30 s. Essas amostras foram semeadas em CHROMagar Candida e ágar Sabouraud dextrose com cloranfenicol e incubadas a 37°C por 48h. A seguir, foi realizada a contagem de unidades formadoras de colônias (UFC/mL) em CHROMagar Candida e em Agar Sabouraud. Foi realizada a identificação presuntiva das espécies de Candida em CHROMagar através da observação da morfologia e cor das colônias. As colônias de Candida foram isoladas para identificação fenotípica convencional por meio das provas de produção de tubos germinativos, formação de hifas e clamidoconídeos, fermentação e assimilação de açúcares, diferencial de temperatura e urease. Os isolados identificados como C. albicans também foram analisados genotipicamente, pela técnica de Reação em Cadeia da Polimerase, para diferenciação de C. dubliniensis. Os resultados demonstraram que o ágar Sabouraud apresentou maior contagem de leveduras (UFC/mL) em relação ao CHROMagar, entretanto sem diferença estatisticamente significante. O CHROMagar foi eficaz na pré-identificação de Candida albicans e Candida tropicalis. Concluiu-se que ambos os meios foram eficazes para o crescimento de leveduras, sendo que o ágar Sabouraud dextrose com cloranfenicol apresentou maior quantidade de UFC/mL. O CHROMagar possibilitou a identificação presuntiva da maioria das espécies de Candida.
id UNESP-20_6dc9b5570e64e96a76ce603d01310cce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/641
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Isolamento de Candida spp. com utilização de meio de cultura cromogênico CHROMagar CandidaO objetivo do presente estudo foi comparar o isolamento e identificação de leveduras do gênero Candida em meio de cultura cromogênico CHROMagar Candida com o isolamento convencional em ágar Sabouraud dextrose com cloranfenicol. Foram coletadas amostras de saliva de 50 indivíduos com idades entre 13 e 70 anos. Os participantes realizaram enxágue bucal com solução fisiológica esterilizada e tamponada com fosfato (PBS) durante 30 s. Essas amostras foram semeadas em CHROMagar Candida e ágar Sabouraud dextrose com cloranfenicol e incubadas a 37°C por 48h. A seguir, foi realizada a contagem de unidades formadoras de colônias (UFC/mL) em CHROMagar Candida e em Agar Sabouraud. Foi realizada a identificação presuntiva das espécies de Candida em CHROMagar através da observação da morfologia e cor das colônias. As colônias de Candida foram isoladas para identificação fenotípica convencional por meio das provas de produção de tubos germinativos, formação de hifas e clamidoconídeos, fermentação e assimilação de açúcares, diferencial de temperatura e urease. Os isolados identificados como C. albicans também foram analisados genotipicamente, pela técnica de Reação em Cadeia da Polimerase, para diferenciação de C. dubliniensis. Os resultados demonstraram que o ágar Sabouraud apresentou maior contagem de leveduras (UFC/mL) em relação ao CHROMagar, entretanto sem diferença estatisticamente significante. O CHROMagar foi eficaz na pré-identificação de Candida albicans e Candida tropicalis. Concluiu-se que ambos os meios foram eficazes para o crescimento de leveduras, sendo que o ágar Sabouraud dextrose com cloranfenicol apresentou maior quantidade de UFC/mL. O CHROMagar possibilitou a identificação presuntiva da maioria das espécies de Candida.Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/64110.14295/bds.2009.v12i4.641Brazilian Dental Science; Vol. 12 No. 4 (2009)Brazilian Dental Science; v. 12 n. 4 (2009)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/641/545Ribeiro, Patrícia MonteiroKoga-Ito, Cristiane YumiJunqueira, Juliana CamposJorge, Antônio Olavo Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:12:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/641Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:45.932954Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Isolamento de Candida spp. com utilização de meio de cultura cromogênico CHROMagar Candida
title Isolamento de Candida spp. com utilização de meio de cultura cromogênico CHROMagar Candida
spellingShingle Isolamento de Candida spp. com utilização de meio de cultura cromogênico CHROMagar Candida
Ribeiro, Patrícia Monteiro
title_short Isolamento de Candida spp. com utilização de meio de cultura cromogênico CHROMagar Candida
title_full Isolamento de Candida spp. com utilização de meio de cultura cromogênico CHROMagar Candida
title_fullStr Isolamento de Candida spp. com utilização de meio de cultura cromogênico CHROMagar Candida
title_full_unstemmed Isolamento de Candida spp. com utilização de meio de cultura cromogênico CHROMagar Candida
title_sort Isolamento de Candida spp. com utilização de meio de cultura cromogênico CHROMagar Candida
author Ribeiro, Patrícia Monteiro
author_facet Ribeiro, Patrícia Monteiro
Koga-Ito, Cristiane Yumi
Junqueira, Juliana Campos
Jorge, Antônio Olavo Cardoso
author_role author
author2 Koga-Ito, Cristiane Yumi
Junqueira, Juliana Campos
Jorge, Antônio Olavo Cardoso
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Patrícia Monteiro
Koga-Ito, Cristiane Yumi
Junqueira, Juliana Campos
Jorge, Antônio Olavo Cardoso
description O objetivo do presente estudo foi comparar o isolamento e identificação de leveduras do gênero Candida em meio de cultura cromogênico CHROMagar Candida com o isolamento convencional em ágar Sabouraud dextrose com cloranfenicol. Foram coletadas amostras de saliva de 50 indivíduos com idades entre 13 e 70 anos. Os participantes realizaram enxágue bucal com solução fisiológica esterilizada e tamponada com fosfato (PBS) durante 30 s. Essas amostras foram semeadas em CHROMagar Candida e ágar Sabouraud dextrose com cloranfenicol e incubadas a 37°C por 48h. A seguir, foi realizada a contagem de unidades formadoras de colônias (UFC/mL) em CHROMagar Candida e em Agar Sabouraud. Foi realizada a identificação presuntiva das espécies de Candida em CHROMagar através da observação da morfologia e cor das colônias. As colônias de Candida foram isoladas para identificação fenotípica convencional por meio das provas de produção de tubos germinativos, formação de hifas e clamidoconídeos, fermentação e assimilação de açúcares, diferencial de temperatura e urease. Os isolados identificados como C. albicans também foram analisados genotipicamente, pela técnica de Reação em Cadeia da Polimerase, para diferenciação de C. dubliniensis. Os resultados demonstraram que o ágar Sabouraud apresentou maior contagem de leveduras (UFC/mL) em relação ao CHROMagar, entretanto sem diferença estatisticamente significante. O CHROMagar foi eficaz na pré-identificação de Candida albicans e Candida tropicalis. Concluiu-se que ambos os meios foram eficazes para o crescimento de leveduras, sendo que o ágar Sabouraud dextrose com cloranfenicol apresentou maior quantidade de UFC/mL. O CHROMagar possibilitou a identificação presuntiva da maioria das espécies de Candida.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/641
10.14295/bds.2009.v12i4.641
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/641
identifier_str_mv 10.14295/bds.2009.v12i4.641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/641/545
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 12 No. 4 (2009)
Brazilian Dental Science; v. 12 n. 4 (2009)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346897936678912