Resistência de união entre dentes artificiais e bases de próteses polimerizadas com microondas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ganzarolli, Solimar Maria
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Rached, Rodrigo Nunes, Garcia, Renata C. M. Rodrigues, Cury, Altair A. Del Bel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/60
Resumo: A ruptura entre dentes de resina acrílica e sua base de prótese é um problema de grande freqüência na maioria dos laboratórios, e causa desconforto aos pacientes.Tendo em vista que a causa específica da falha desta união ainda não foi determinada, o objetivo do presente trabalho é comparar a retenção de dentes de resina acrílica com as resinas Lucitone 550 e Acron MC, segundo diferentes métodos de polimerização. Foram confeccionados 18 corpos-de-prova de acordo com a especificação número 15 da A.D.A., sendo sete em resina Lucitone 550, polimerizada em banho de água aquecida por 3 horas (Técnica modificada de Tuckfield); e 07 em resina Acron MC polimerizada em forno de microondas à 900W durante 03 minutos. Em uma das extremidades dos corpos-de-prova foi prensado um dente de resina acrílica (Biotone, Dentsply). Os testes de tração foram realizados em Máquina de Ensaio Universal (Instron) com velocidade de 0,5mm/min. Os resultados indicaram que a força (Kg) média necessária para provocar a falha entre os dentes e a resina Lucitone 550 foi de 66,58 (±19,93) e entre os dentes e a resina Acron MC foi de 51,73 (±11,91); valores estes que submetidos ao teste “t” de Student para amostras pareadas não apresentaram diferenças significantes. Diante dos resultados, pode-se concluir que o método de polimerização não influenciou a resistência de união entre dentes artificiais e resina acrílica para base de próteses, no entanto as técnicas para realização deste tipo de teste devem ser reavaliadas.
id UNESP-20_75d79f624a467bf225fc98a413d27c6e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/60
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Resistência de união entre dentes artificiais e bases de próteses polimerizadas com microondasA ruptura entre dentes de resina acrílica e sua base de prótese é um problema de grande freqüência na maioria dos laboratórios, e causa desconforto aos pacientes.Tendo em vista que a causa específica da falha desta união ainda não foi determinada, o objetivo do presente trabalho é comparar a retenção de dentes de resina acrílica com as resinas Lucitone 550 e Acron MC, segundo diferentes métodos de polimerização. Foram confeccionados 18 corpos-de-prova de acordo com a especificação número 15 da A.D.A., sendo sete em resina Lucitone 550, polimerizada em banho de água aquecida por 3 horas (Técnica modificada de Tuckfield); e 07 em resina Acron MC polimerizada em forno de microondas à 900W durante 03 minutos. Em uma das extremidades dos corpos-de-prova foi prensado um dente de resina acrílica (Biotone, Dentsply). Os testes de tração foram realizados em Máquina de Ensaio Universal (Instron) com velocidade de 0,5mm/min. Os resultados indicaram que a força (Kg) média necessária para provocar a falha entre os dentes e a resina Lucitone 550 foi de 66,58 (±19,93) e entre os dentes e a resina Acron MC foi de 51,73 (±11,91); valores estes que submetidos ao teste “t” de Student para amostras pareadas não apresentaram diferenças significantes. Diante dos resultados, pode-se concluir que o método de polimerização não influenciou a resistência de união entre dentes artificiais e resina acrílica para base de próteses, no entanto as técnicas para realização deste tipo de teste devem ser reavaliadas.Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/6010.14295/bds.1999.v2i2.60Brazilian Dental Science; Vol. 2 No. 2 (1999)Brazilian Dental Science; v. 2 n. 2 (1999)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/60/28Ganzarolli, Solimar MariaRached, Rodrigo NunesGarcia, Renata C. M. RodriguesCury, Altair A. Del Belinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:13:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/60Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:20.633166Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Resistência de união entre dentes artificiais e bases de próteses polimerizadas com microondas
title Resistência de união entre dentes artificiais e bases de próteses polimerizadas com microondas
spellingShingle Resistência de união entre dentes artificiais e bases de próteses polimerizadas com microondas
Ganzarolli, Solimar Maria
title_short Resistência de união entre dentes artificiais e bases de próteses polimerizadas com microondas
title_full Resistência de união entre dentes artificiais e bases de próteses polimerizadas com microondas
title_fullStr Resistência de união entre dentes artificiais e bases de próteses polimerizadas com microondas
title_full_unstemmed Resistência de união entre dentes artificiais e bases de próteses polimerizadas com microondas
title_sort Resistência de união entre dentes artificiais e bases de próteses polimerizadas com microondas
author Ganzarolli, Solimar Maria
author_facet Ganzarolli, Solimar Maria
Rached, Rodrigo Nunes
Garcia, Renata C. M. Rodrigues
Cury, Altair A. Del Bel
author_role author
author2 Rached, Rodrigo Nunes
Garcia, Renata C. M. Rodrigues
Cury, Altair A. Del Bel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ganzarolli, Solimar Maria
Rached, Rodrigo Nunes
Garcia, Renata C. M. Rodrigues
Cury, Altair A. Del Bel
description A ruptura entre dentes de resina acrílica e sua base de prótese é um problema de grande freqüência na maioria dos laboratórios, e causa desconforto aos pacientes.Tendo em vista que a causa específica da falha desta união ainda não foi determinada, o objetivo do presente trabalho é comparar a retenção de dentes de resina acrílica com as resinas Lucitone 550 e Acron MC, segundo diferentes métodos de polimerização. Foram confeccionados 18 corpos-de-prova de acordo com a especificação número 15 da A.D.A., sendo sete em resina Lucitone 550, polimerizada em banho de água aquecida por 3 horas (Técnica modificada de Tuckfield); e 07 em resina Acron MC polimerizada em forno de microondas à 900W durante 03 minutos. Em uma das extremidades dos corpos-de-prova foi prensado um dente de resina acrílica (Biotone, Dentsply). Os testes de tração foram realizados em Máquina de Ensaio Universal (Instron) com velocidade de 0,5mm/min. Os resultados indicaram que a força (Kg) média necessária para provocar a falha entre os dentes e a resina Lucitone 550 foi de 66,58 (±19,93) e entre os dentes e a resina Acron MC foi de 51,73 (±11,91); valores estes que submetidos ao teste “t” de Student para amostras pareadas não apresentaram diferenças significantes. Diante dos resultados, pode-se concluir que o método de polimerização não influenciou a resistência de união entre dentes artificiais e resina acrílica para base de próteses, no entanto as técnicas para realização deste tipo de teste devem ser reavaliadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/60
10.14295/bds.1999.v2i2.60
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/60
identifier_str_mv 10.14295/bds.1999.v2i2.60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/60/28
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 2 No. 2 (1999)
Brazilian Dental Science; v. 2 n. 2 (1999)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346895926558720